O domingo, dia 4, foi de futebol e decisão no Centro de Futebol Zico Juiz de Fora (CFZ-JF). Vasco e Flamengo decidiram o título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 2018 em alto nível. Melhor para os rubro-negros que, de virada, fizeram 4 a 2 nos vascaínos e soltaram o grito de campeão.
Após três dias de disputas intensas nos campos do CFZ-JF, o evento, que fez parte das comemorações dos 20 anos do espaço, agradou a organizadores e à direção do centro. Assim, a intenção da Confederação de Futebol de 7 do Brasil (CF7B) é promover novamente o torneio em 2019 no local.
Desejo
Segundo o vice-presidente da CF7B, Rodolfo Groetaers, o CFZ-JF foi mais do que aprovado. “Essa estrutura aqui é o que tem de melhor no Brasil. Toda a infraestrutura e o carinho que o Léo (Beire, diretor do CFZ-JF) lida e apoia, literalmente trabalhando pelo evento, é muito bom. Já antecipando, em 2019, no feriado de Corpus Christi, pretendemos fazer o Brasileiro de Fut7 aqui novamente. Com outras equipes além das que aqui estiveram e melhorando o que já foi bom esse ano”, deseja.
O diretor do CFZ-JF, Léo Beire, comorou o sucesso e a aprovação pela CF7B e espera a reunião de avaliação do evento para bater o martelo. “Com o sucesso do evento, a Confederação já nos solicitou para o próximo ano a realização do Brasileiro aqui novamente. Vamos nos reunir e avaliar o que foi feito de positivo e corrigir se houve algo de negativo. Para podermos receber bem as famílias, os torcedores e as equipes, em um ambiente saudável de esporte sempre”, pretende o dirigente que agora prepara o local para a Copa Zico Verão, envolvendo escolinhas de futebol da cidade, região e outros estados (entre 9 e 16 de dezembro).
Decisão
A final do Brasileiro de Fut7 foi emocionante desde seus primeiros instantes. Com menos de 1 minuto de jogo, Yan pegou sobra de bola na entrada da área do Flamengo e abriu o marcador para o Vasco. A partir daí, os vascaínos controlaram o primeiro tempo, sem dar chances claras aos flamenguistas. A etapa terminou com 1 a 0 para o Cruzmaltino no placar.
Na volta do intervalo, o Flamengo não perdeu tempo e foi logo marcando duas vezes. Rodrigo, de falta, aproveitando que a barreira do Vasco se deslocou, empatou, e Yuri, em jogada de velocidade no contra-ataque, virou o jogo em menos de dois minutos. O terceiro do Fla não demorou a sair. Luan recebeu de Rodrigo e tocou para o gol vazio.
Soltou o grito
O time da Colina ainda teve um pênalti a seu favor, para alimentar as esperanças do empate nos minutos finais. Rafael bateu firme no canto e colocou o placar em 3 a 2 para os flamenguistas. Mas, no último lance do jogo, Yuri recebeu passe de Ruan e marcou seu segundo na partida, encerrada logo após a bola estufar a rede. Final com vitória do Flamengo, por 4 a 2, sobre o Vasco, e festa rubro-negra.
Eleito o melhor da decisão e após marcar duas vezes na final, Yuri não escondeu a emoção. “Sensacional. Uma emoção sensacional. Isso é Flamengo. Não tem o que explicar e nem falar. Aqui a gente é assim, uma irmandade, uma família. Por isso que a gente foi campeão”, disse o artilheiro, apontando para a festa dos companheiros.
Carijó em terceiro
Além de Flamengo e Vasco, quem também saiu com troféu do CFZ-JF na tarde de domingo foi o Tupi. O Carijó, representado pelo Meninos da Vila, de Belo Horizonte, ficou com a terceira colocação no Brasileiro de Fut7 2018. O Alvinegro de Santa Terezinha terminou eliminado na semifinal da competição nacional pelo Flamengo, sendo derrotado por 2 a 1.
Além de Vasco, Flamengo e Tupi, estiveram em campo entre o dia 2 e o dia 4 de novembro, o CFZ-JF, representado pelo Guaporé-JF; o Sport-JF, com jogadores do Dubai-JF; e o Sport Recife, com atletas do Prime-JF. Essas equipes tiveram direito à disputa do Brasileiro através do Ranking da Liga de Fut7 de Juiz de Fora, assim como Guaporé, que teve vaga direta.
Também disputaram o Brasileiro de Fut7: os cariocas Rio São Paulo, Serrano, Bangu e Botafogo; os mineiros Betim, Ipatinga e Goianá; o catarinense Joinville; o capixaba Serra; e a paulista Portuguesa. No total, mais de 600 pessoas, entre atletas e comissão técnica, foram envolvidas nos jogos.
Campanhas dos finalistas
Na fase de grupos, o Vasco bateu o Joinville por 6 a 1, empatou com o Rio São Paulo em 0 a 0, e venceu o Sport-JF por 5 a 2. Nas quartas, os vascaínos venceram o Rio São Paulo por 3 a 1, e a semifinal com o Botafogo terminou em 1 a 1, com vitória vascaína por 2 a 1 no shoot out.
O Flamengo estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Tupi, fez 9 a 1 em Goianá, e fez 5 a 1 para cima do Sport Recife. Na segunda fase, passou pela Portuguesa, vencendo por 4 a 3, e a semifinal diante do Tupi foi vencida por 2 a 1.
Confira fotos exclusivas da decisão e da premiação do Brasileiro de Fut7 2018 no CFZ-JF
(clique sobre a imagem que deseja ampliar):
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola