Se no Mineiro a defesa carijó foi a segunda mais vazada com 17 gols sofridos em 11 jogos, nos dois primeiros compromissos pela Série C, contra Tombense e Guaratinguetá, a bola não balançou a rede alvinegra. Soma-se isto ao desempenho defensivo contra o Atlético Paranaense, na Copa do Brasil, em que a equipe suportou a pressão rubro-negra na Arena da Baixada e levou a inédita classificação. Mas se engana quem acredita que houve muitas trocas na zaga do Tupi. O goleiro Glaysson, o lateral-direito Osmar, os zagueiros Fabrício Soares e Mailson e o volante Genalvo permanecem como titulares na competição nacional.
A melhoria nos números e performance do Carijó, para o experiente Fabrício Soares, podem ser atribuídas pela mudança de postura do grupo, mais agressivo na marcação desde o campo ofensivo: “Primeiramente os atletas são mais rodados, carregam uma bagagem e isso facilita a marcação e o esquema tático, nos ajudando na defesa. E o Leston sempre deixa claro que uma boa defesa começa lá da frente, para que quando a bola chegue na zaga, venha mastigada e não ameace o Glaysson”, justificou Soares.
Briga por posição
Recém contratados pelo Galo Carijó, os defensores Everton Luiz e Ênio, além do zagueiro Paulão, encorpam o setor de destruição de jogadas do elenco juizforano. A chegada destes atletas também é destacada como motivo do crescimento nas atuações: “Até para chegarmos a uma condição de possível acesso temos que possuir um elenco qualificado. O Leston é inteligente e está contratando as peças certas para que aquele que entrar não deixe cair e estamos conseguindo fazer isso muito bem”, ressaltou Soares.
Bronca no intervalo
Mesmo com o 2 a 0 após a primeira metade da partida contra o Guaratinguetá, os jogadores do Tupi tiveram que ouvir certo descontentamento de Leston Junior com as oportunidades desperdiçadas. Para Soares, a conversa gerou resultado na etapa complementar: “Estamos vindo de uma sequência de jogos atuando muito bem desde o início, mas hoje podíamos dar um pouco mais e foi isso que ele cobrou. Entramos com uma postura mais concentrada, finalizamos com mais um gol e saímos com a vitória”.
De olho no Bugre
As atenções da equipe juizforana já passam para o Guarani, adversário de domingo na Série C, às 19h, no Brinco de Ouro, em Campinas, com transmissão da TV Brasil: “O Guarani tem uma equipe muito boa e a partir desta segunda vamos trabalhar em cima deles, seguindo nossa linha que é jogo a jogo. Será complicado, mas temos também a possibilidade de vencer”, resumiu Soares, finalizando.
Segundo programação enviada pelo Tupi, o elenco treina em Juiz de Fora até a sexta-feira, 29, com atividades marcadas nos campos da UFJF, Baeta, Granbery e Estádio Municipal. Na manhã do sábado, 30, véspera do confronto com o Bugre, a delegação alvinegra viaja de ônibus direto para Campinas.
Missa celebra 103 anos de Tupi
O Alvinegro juizforano completa 103 anos de história nesta terça-feira, 26. Para comemorar mais um ano de vida, a diretoria do clube marcará presença em Missa de Ação de Graças da Igreja de Santa Terezinha, às 19h, nesta terça, e convidou todos que possuem relação com o Galo Carijó a também participarem do evento. Veja arte de divulgação com as informações compartilhadas pelo Tupi.
Texto: Bruno Kaehler
Foto: Mourão Panda
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br