A nadadora juiz-forana Paula Ferrari, de 16 anos, será a única representante do Clube Bom Pastor no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel -. Ela e o técnico Álvaro Ferreira, o Cebola, já estão na Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, em Bauru, onde a competição será disputada entre 10 e 14 de agosto.
No programa Garotas no Toque, da webradio Nas Ondas do Toque, a campeã brasileira júnior dos 100 metros peito, Paula Ferrari,falou sobre a expectativa de estrear na competição nacional. O Portal Toque de Bola também conversou com o técnico Cebola sobre as metas da nadadora para o evento e para o segundo semestre deste ano.
Ela cai na piscina na manhã desta terça, 10, nas eliminatórias dos 100 metros peito. Na quinta vai nadar a prova dos 50 metros peito. Nos dois casos, Paula e o treinador destacaram que a busca é por marcas pessoais para dar mais um passo na evolução como atleta.
Após medalha, a estreia na categoria absoluta
Paula Ferrari nadou seis provas no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação, no Recife, em julho. Voltou com a medalha de ouro nos 100 metros peito e com resultados bons nas outras provas. No José Finkel, o foco está em duas disputas: 100 e 50 metros peito.
É a primeira vez que Paula disputa o José Finkel, onde terá adversárias de todas as faixas etárias e até mesmo atletas com experiência de olimpíadas e competições internacionais.
“Eu estou indo bem confiante, para melhorar a minha marca pessoal e usar mais como experiencia por ser a primeira. A experiencia que eu tinha era ter participado do brasileiro da categoria. É uma experiencia que não é qualquer um que consegue. Espero que consiga participar de vários outros, assim como vou participar desses”, disse Paula Ferrari.
Ajustes para aperfeiçoar o desempenho
O técnico Álvaro Ferreira destacou que está confiante que Paula Ferrari não tenha ansiedade para a estreia e faça uma boa participação. Ele explicou que foram feitos ajustes para a nadadora apresentar evolução ao voltar às piscinas pouco mais de uma semana depois de vencer no Recife.
“A nossa meta é que a Paula nade para o seu melhor tempo; tente abaixar pelo menos 0.10 centésimos. O tempo de trabalho de um evento ao outro foi curto. A preocupação do trabalho em si foi só mais uma manutenção e um ajuste técnico mais específico, mantendo a qualidade do nado para poder voltar a competir, sem perder demais a parte do treinamento e volume de treino”, comentou o treinador.
Entre estes ajustes, o técnico disse que ele e Paula trabalharam por quatro dias em Juiz de Fora com a mudança na hora da largada, porque foi detectada esta necessidade ainda no Campeonato Brasileiro Júnior. Segundo ele, é possível para a nadadora alcançar as metas definidas para o José Finkel.
“Um dos nossos objetivos é tentar ficar entre os 16, nível nacional, que é final B, que seria um resultado muito expressivo para a primeira participação dela. A gente acredita que ela teria que nadar 1:12 baixo ou 1:11 alto. Acredito que ela vai fazer uma boa competição e vai voltar dentro dos nossos objetivos, ou numa final B ou bem próxima”, finalizou.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: Clube Bom Pastor/Divulgação