O ano de 2015 começa com uma nova etapa na vida de um velho conhecido da torcida carijó. Novo auxiliar técnico do Tupi, o ex-zagueiro Léo Devanir, fará parte da comissão técnica de Felipe Surian, que também retorna ao clube de Santa Terezinha. Léo foi revelado pelo Alvinegro juiz-forano e tem enorme identificação com a equipe. O ex-defensor está cursando Educação Física, mas ainda como atleta se preparava para exercer uma função fora das quatro linhas.
“Estou indo para o segundo período de Educação Física na faculdade Universo. Fiz uma visita no Palmeiras e no Goiás, um estágio de um mês no Atlético Goianiense, em que o treinador era o Marcelo Martellotti e seu auxiliar, o Antônio Carlos Junior. E fiz um curso para treinador em 2011 pelo Sindicato dos Treinadores de São Paulo. Naquela época, ainda estava jogando profissionalmente”, disse Léo Devanir sobre suas credenciais para exercer esta nova função.
A carreira de Léo como atleta começou no Tupi em meados dos anos 90. O zagueiro, exaltado por sua categoria, passou por Goiás, Coritiba, Palmeiras e Flamengo, sem esquecer o vínculo com o clube que o revelou. Hoje, ele comandará jogadores que já foram seus companheiros de zaga, Sylvio e Fabrício Soares, e conta justamente com a experiência dentro de campo como trunfo para este desafio.
“Sempre tive esse desejo de, após parar de jogar, fazer parte de uma comissão técnica. Me preparei para isso e espero ajudar principalmente com minha experiência absorvida dos vários treinadores que trabalhei”, comentou.
Comentarista do Toque de Bola
E essa não é a primeira novidade na vida de Léo Devanir após o fim de sua carreira como zagueiro. Ele participou de algumas transmissões da rádio web do Toque de Bola como comentarista em jogos do Tupi e afirmou ter sido muito gratificante: “Foi uma experiência nova e muito prazerosa. Agradeço muito ao Ivan e a toda equipe do Toque de Bola que me deram essa oportunidade e me receberam super bem”.
Confiança no elenco
Ao Toque de Bola, Léo transpareceu ainda sua segurança no grupo formado pela diretoria e comissão técnica do Tupi. Além de acreditar em um elenco forte, o ex-atleta foi enfático ao dizer que a última palavra é do treinador Felipe Surian.
“Não participei dessa parte de contratação dos atletas. Ajudo mais no dia a dia no que for solicitado. O treinador da equipe é o Felipe e eu estou ali só para auxiliar. O elenco é muito forte, tem uma mescla bacana de jogadores jovens e experientes e tem tudo para dar certo”.
Metas em 2015
Sobre as expectativas da temporada, o ex-zagueiro comentou, com sua calma habitual, que o primeiro objetivo é fazer uma boa campanha no Campeonato Mineiro, sem pressa para tentar, como auxiliar, conquistar um sonho antigo da torcida carijó, que quase foi possível com ele em campo: o acesso a Série B.
“Nossa primeira meta é fazer uma boa campanha no Estadual. A tabela está complicada nas primeiras rodadas. Enfrentaremos no Independência o Atlético, que nem precisa comentar. Depois em casa o Tombense, que vem crescendo muito nesses anos, e o América, que mesmo sem títulos é um time tradicional da capital. Temos que pensar jogo a jogo, é possível conquistar pontos importantes nessas rodadas. O futebol é muito dinâmico, por isso não posso pensar em Campeonato Brasileiro ainda, tenho que ter os pés no chão”, concluiu.
Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Toque de Bola