Exclusiva do Toque de Bola: veja como será a estátua de Moacyr Toledo!

Filhos levaram fotos para escultor que fará estátua de Toledo.

  Paulo Henrique e João Carlos foram nesta semana a Botucatu (SP) para uma etapa importante na realização de uma homenagem ao pai, Moacyr Toledo.

  Eles encontraram o escultor Pedro César Almeida Santos para entregar fotos e referências para a confecção de uma estátua do homem que viveu o futebol até a morte, em 2019, aos 87 anos.

  “Foi o primeiro contato, estou vendo as fotografias, o estilo dele de jogar, para pegar uma posição bonita, elegante, dentro da característica que ele teve como jogador”, disse o artista.

  A obra será em bronze, terá 1,71m, a altura de Toledo e está orçada em R$ 75 mil. O idealizador, Samir Felippe Jabour, contou ao Toque de Bola o motivo da ideia. 

“A minha referência foi a estátua do Bellini no Maracanã. Queria que se tornasse uma referência, não só para as pessoas tirarem fotos e levarem de lembrança, mas porque ele merece e representa vários outros nomes que fizeram história. Evitar que esta memória se perca. O Toledo representa o futebol de Juiz de Fora”, disse.

Pedro César vai estudar fotos de Toledo para a criação da estátua.

  O contrato já foi assinado. O escultor prevê de três a quatro meses de trabalho, a partir do momento que estiver definida a foto. O objetivo é que ela seja instalada no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, onde Toledo trabalhou por muitos anos como administrador.

“Ainda não temos previsão de quando vamos inaugurar. Queremos que seja quando houver segurança sanitária, sem risco de covid-19, para podermos fazer um evento, um jogo, uma festa”, disse Paulo Henrique.

O caminho até a estátua

  De acordo com Paulo Henrique Toledo, Samir apresentou a ideia de uma estátua para Moacyr Toledo pouco depois da morte dele, em agosto do ano passado. Desde então, começou a atuação para levantamento dos recursos necessários para o projeto.

  Samir Felippe Jabour disse que “vestiu a camisa” e iniciou os contatos. Primeiro, com a iniciativa privada, mas não houve acordo. Então, a opção foi tentar emendas dos vereadores. Nove concordaram e o valor foi obtido.

  No meio desta jornada, apareceu a pandemia. Todo o dinheiro arrecadado foi revertido para o combate inicial à covid-19 na cidade.

  E no início de novembro, a liberação dos recursos para a estátua foi publicada no Atos do Governo.

  Carinho, gratidão, paixão  

   Os filhos Denize e João Carlos enviaram depoimentos especialmente para o Toque de Bola em que revelam os muitos significados da estátua do pai. O tom foi de emoção e agradecimento.

  “Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer a todos que contribuíram para que o sonho de nossa família fosse realizado. A ajuda e apoio foram muito importantes para nós. Muito obrigada! Tenho a certeza que meu pai é merecedor desta maravilhosa homenagem! Com todo carinho e de coração eu agradeço e para todos minha eterna gratidão!” (Denize)

 

 

“Fico muito honrado e agradecido a todos que participaram para que acontecesse essa linda, eterna e merecida homenagem ao meu pai. Sua vida foi de uma grande dedicação, paixão e amor ao futebol e ao próximo.  Essa homenagem imortalizará sua maravilhosa história de vida, que servirá de exemplo para muitas gerações. Obrigado a todos de coração!” (João Carlos)

E quando a gente menos espera, Pelé surge na história

Encontro foi o pontapé inicial para a criação da estátua de Moacyr Toledo.
Foto: Paulo Henrique Toledo/arquivo pessoal

  Paulo Henrique contou que houve muita pesquisa para escolher o artista que realizaria a estátua. E chegaram ao nome de Pedro César.

  “Vimos o trabalho dele, estátua do Beto Carrero, de Santos Dumont, do Pelé, fizemos o contato e ele fez o orçamento”, disse.

  Ao Toque de Bola, Pedro César confirmou que já fez estatuetas e estátuas em tamanho natural para o Atleta do Século. “Só com Pelé trabalho há mais de 14 anos”, afirmou.

Pelé autografando estatueta criada por Pedro César.

  Sim, olha o Rei do Futebol de novo na trajetória de Moacyr Toledo. A vida do jogador e técnico juiz-forano foi marcada pela participação do Tupi em um amistoso contra a Seleção de 1966.

  O momento em que Toledinho marcou Pelé foi registrado em uma foto, que está no Estádio Mário Helênio e que também será uma das referências no trabalho de criação da estátua.

  “Olha que beleza, não é, o caminho se juntou de novo”, disse Samir sobre mais este laço entre Pelé e Toledinho.

  “A reação foi de muita alegria. Saber que será feita pelo escultor que já fez estatuetas e estátua do Pelé. Inclusive uma delas, de tamanho natural, foi entregue na mesma época que conseguimos o autógrafo dele para a camisa que demos ao pai, no final de 2018”, contou Paulo Henrique.

Referência

Na foto do arquivo pessoal de Samir, jogadores carregam treinador Toledinho e comemoram título pelo Tupi

  Com a homenagem começando a ganhar forma, Samir Felippe Jabour sente que cumpriu a missão de registrar a trajetória de Toledo para as gerações futuras.

“Além de ser jogador, campeão, ele foi treinador na base e era um fenômeno. Não deixava fumar e beber. Ele me treinou, ensinou a ganhar e não ser soberbo, e a perder e não ficar arrasado. Só jogar quem for bom para o time. Era uma pessoa íntegra, referência de conduta, tratava todo mundo bem. Muito do que me ensinou sigo até hoje”, explicou.

Conheça o escultor Pedro César

  Pedro César é baiano de Jequié e radicado em Botucatu (SP). O artista de 55 anos confeccionou bustos e estátuas em bronze, concreto, cimento, fibra de vidro, metal, mármore, aço cromado, borracha, alumínio, musgo, pelúcia, esculturas mecanizadas. Realiza obras em mais de 70 técnicas com diferentes materiais.

O escultor Pedro César fará a estátua de Moacyr Toledo.

  Começou ainda criança a esculpir peças em pedra e madeira. Atualmente, além da arte, trabalha como fotógrafo técnico pericial. Pedro César é o escultor que tem a solução para todos os assuntos artísticos, incluindo mais de 70 técnicas com diferentes materiais.

  Além disso, também fez as estátuas em bronze da dupla Tonico e Tinoco em tamanho natural para a Prefeitura de São Manuel (SP) e o busto com braços em bronze do médium espírita Divaldo Pereira Franco instalado em Vitória da Conquista (BA).

  Também há trabalhos de Pedro César na Zona da Mata: uma estátua de Santos Dumont sentado em bronze, na cidade natal do Pai da Aviação e uma de Cristiano Varella, que está em Muriaé.

  Realizou estátuas religiosas de Nossa Senhora do Divino Pranto, São Judas Tadeu, São Bento, Nossa Senhora da Anunciação, São Miguel Arcanjo, duas diferentes obras de São Francisco de Assis e um Cristo Redentor feito de cimento e ferro de três metros.  

  Veja fotos enviadas pelos arquivos pessoais de Paulo Henrique e Samir especialmente para o Toque de Bola. Clique sobre a imagem que deseja ampliar

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira e Ivan Elias com informações do site oficial de Pedro César

Fotos: Pedro César/Divulgação; Paulo Henrique Toledo/arquivo pessoal; Samir Felippe Jabour/arquivo pessoal

Arte: Toque de Bola

Este post tem 2 comentários

  1. César Romeu

    Ótima matéria
    Bela iniciativa. O Toledinho merece a homenage.

  2. José Querino

    Homenagem certíssima.
    Senhor Toledo faz parte da Cultura do fotebol.

Deixe seu comentário