O bom desempenho dos participantes de Juiz de Fora na Etapa Estadual dos Jogos Estudantis de Minas Gerais de 2015, disputada em Uberaba, entre segunda-feira, 3, e sábado, 8, rendeu 18 medalhas aos juiz-foranos.
Os destaques individuais foram os ouros de Isabella Freitas, no xadrez, e João Victor Macedo, Noemi Alves e Luiz Maurício da Silva, estes no atletismo.
Nas modalidades coletivas, o handebol masculino juvenil da cidade (equipe do Granbery) trouxe prata e o vôlei feminino módulo II (time do Apogeu) voltou com o bronze.
As escolas disputaram competições nos módulos I (infantil) e II (juvenil). Representaram a cidade as seguintes instituições: Colégio Apogeu, Colégio Metodista Granbery, Escola Estadual Fernando Lobo, Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade, Colégio Militar, Colégio Estrutura, Escola Estadual Clorindo Burnier, Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Degraus de Ensino, Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza e Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.
No tabuleiro
Isabella Ribeiro Conti de Freitas, do Colégio Militar, manteve a hegemonia no xadrez e conquistou a medalha de ouro no esporte da mente. A atleta venceu na categoria infantil e, além da vitória individual, garantiu à sua instituição estudantil o título de melhor escola da modalidade no módulo I.
Na pista
No atletismo, lançamento de disco, Luiz Mauricio Dias da Silva, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, brilhou ao conquistar a medalha de ouro.
No módulo II, Luiz Mauricio da Silva, da E.M. Tancredo Neves, garantiu a prata no lançamento de dardo. Lucas Macedo, da E.E. Nyrce Villa Verde, ficou com o bronze no octatlo. Carlos Eduardo de Paula Ferreira conquistou o segundo lugar dos 110m com barreira.
Nos 800m rasos, Adan Arroio de Matos, da E. E. Fernando Lobo, também trouxe a prata para Juiz de Fora.
Filipe Ladeira Sirimarco, do Colégio Militar, foi terceiro colocado nos 200m rasos.
Mais ouro
Na categoria infantil, João Victor de Oliveira Macedo assegurou o ouro nos 100m com barreiras e no salto em distância.
Nos 1000m rasos, Noemi Alves da Cruz subiu no lugar mais alto do pódio feminino.
Na mesma modalidade, Pedro Henrique de Oliveira terminou na segunda colocação. Todos os três atletas são do Colégio Apogeu.
Já Vivian Cristina dos Santos Carvalho, da E.M. Nyrce Villa Verde, ficou em segundo no lançamento de dardo.
Apogeu em segundo
Com a soma dos resultados em todas as provas do atletismo, o Colégio Apogeu ficou com o segundo lugar geral masculino no Módulo I. Erik Chaves, coordenador de esportes da instituição de ensino, se mostrou satisfeito com o desempenho dos atletas de sua escola: “Trouxemos para Uberaba uma delegação com 21 alunos. Conquistamos três ouros, duas pratas e o bronze no vôlei, além de troféu de segunda melhor escola no atletismo módulo I”, comentou.
Na água
Na natação paraolímpica módulo II, Gabriel Mattoso, da Escola Degraus de Ensino, de Juiz de Fora, conquistou duas medalhas de prata nos 50 e 100 metros livre.
Ainda dentro das piscinas, Brenda de Paula Oliveira, da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, também garantiu a medalha de prata nos 200m e o bronze nos 50 m livre feminino juvenil.
Na quadra
No vôlei feminino juvenil, o Colégio Apogeu, que venceu com tranquilidade as etapas microrregional e regional, terminou em terceiro lugar no campeonato com os melhores do estado.
A equipe foi formada por: Gabriela Candido de Assis Toledo, Maria Eduarda da Silva de Assis, Thamara da Silva Seixas, Andressa Ramos Pontes, Lara Campos Mendes, Renata Alice Campos, Bruna Batista Gonçalves, Isabely de Fátima Dalpra Silva, Marcela Prattes Mello do Amaral, Lindamara Conceição Destro, Letícia Diniz Batista da Silva, Gabriela Cimini. Técnico: André Ferreira Muzzi.
Handebol: virada
O handebol masculino juvenil do Colégio Metodista Granbery foi derrotado na final pela Escola Estadual Prefeito Franco de Gouveia, de Santa Vitória, por 27 a 25. De acordo com a Comissão Técnica local, os juiz-foranos ficaram na frente do placar por toda a partida, mas faltando dois minutos para o fim acabaram sofrendo a virada.
Jogaram pela equipe granberiense: Kassiel, Matheus Taninho, Ricardo, Luiz Gustavo, Luiz André, William, Pedro, Thiago, Matheus Santos, Matheus Bico. Técnico: Guto Gribel.
Texto de Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com informações do site oficial dos JEMG e divulgação do Colégio Apogeu e da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro – Supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos enviadas ao Toque de Bola por Erik Chaves e Thiago Ladeira
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br