A fisionomia dos participantes, após três horas de trilha, não deixava dúvidas. Só com bom condicionamento físico, estratégia e superação foi possível chegar ao final do 2º Enduro de Regularidade MTB (mountain bike) com um sorriso – suado! – no rosto. A prova, com percurso de 27km, foi disputada sob sol forte na manhã de domingo, 22, nas estradas vicinais da região de Humaitá (o centro de Humaitá serviu como neutralizado), com largada e chegada no Pesque Pague Vale do Oeste, na BR 040 (área conhecida como Morro do Sabão) , em Juiz de Fora.
Acesse aqui para ver galeria de fotos do Toque de Bola dos bastidores e da premiação da prova
Campeões
Os vencedores em cada categoria foram: na Categoria Solo A: Marcelo Aleixo Mascarenhas, Solo B: Denis Fernandes, Feminina: Paula Mascaranhas e Duplas: Daniel Meirelles/Nivaldo Soares.
Três horas depois…
“Três horas em cima da bike não é fácil. Mas a prova foi muito boa, muito bem pensada, os percursos todos eles fora de estrada, usaram muito bem as trilhas da região”, definiu Marcelo Mascarenhas, campeão da categoria Solo A, a “mais “puxada”. O vice-campeão da Solo A, Claudinho da KTM, engrossou o coro de elogios à prova e advertiu: “Temos que ter atenção redobrada com a planilha para não errar”, analisou.
No braço
Não faltaram histórias de superação. Entre as duplas, Maheus Mazzei, bicampeão dos carros no Ibitipoca Off Road, disse que estava “destruído” – na véspera, ele competiu em Niterói, pelo Campeonato Carioca Off Road. “No final, não tive pernas”.
Na categoria Solo B, todos rasgaram elogios à dedicação do terceiro colocado, Américo Jansegers. Sem conseguir consertar a corrente da bike, Américo não desistiu: “Não tinha mais como passar marcha, nem colocar mais a corrente para tracionar a bicicleta, vim empurrando e correndo com ela. Nos primeiros quilômetros consegui manter a velocidade correndo e empurrando a bicicleta, mas no final o bicho pegou. Mas está excelente. Eu dei um azar. Isso faz parte da brincadeira, do esporte. É como um gol contra no futebol. Mas é isso aí. Eu adoro, sou apaixonado pelo enduro de regularidade”.
Belo exemplo
Organizador do evento, Welerson de Araujo, acredita que o gesto do competidor demonstra a “vontade e a competividade que o pessoal tem, independente de ser atleta de elite ou de ponta. São pessoas que têm seu trabalho normal no dia-a-dia e usam a bicicleta só no fim de semana. Aí nós podemos ver a garra que esse esporte cria”.
Coordenador da Trilhas Bike, Welerson acredita em mais adeptos no próximo evento, a partir da divulgação e dos elogios de quem participou da prova.
Responsável pela apuração via Rastro-GPS, Ricardo Ribeiro, da Compass, acredita que a modalidade ainda tem muito a crescer. “Com a estrutura que a Trilhas Bike montou para esta prova, é grande a chance de a modalidade expandir e ter muito sucesso”
Mulheres em forma
Fabiana Duarte misturou-se aos homens e disputou a Solo A. Habituada à prática dos esportes radicais, destacou o “astral” do evento: “A prova foi muito bacana. Mesmo para quem tem muitos anos de pedal, como eu, são trilhas novas, desafiadoras. Cada PC é uma vitória!”
A campeã no feminino, Paula Mascaranhas, nem teve tempo para comemorar. “Tenho que ir para casa agora, para dar conta ainda de três filhos”, afirmou, enquanto se refrescava.
A professora de Educação Física, Patricia Medeiros, elogiou a atenção que os organizadores dispensaram aos participantes: “Adorei, o pessoal deu todo apoio para aqueles que estavam com problemas nas planilhas, leitura e localização, sempre havia toda assistência possível. O lugar é maravilhoso!” Patrícia ressaltou: “O físico é algo que você adquire rápido, mas o domínio do psicológico e da técnica são primordiais para uma prova dessas. Para você curtir.”
Texto: Ivan Elias
Fotos: Toque de Bola
Parabéns à Trilhas Bike, organizadora do evento, que demonstrou profissionalismo, dedicação e amor ao esporte. Esta modalidade do MTB tende a crescer muito, pois une força, resistência e estratégia, valências típicas do esporte de aventura, além de muita diversão, amizade e belas paisagens!
Parabéns também à equipe do Toque de Bola, sempre presente nos melhores eventos esportivos da cidade e agora divulgando com muito carinho os Esporte de Aventura, que embora pareçam “escondidos” nas trilhas, atraem milhares de adeptos na cidade.
Link da galeria de fotos: http://www.toquedebola.esp.br/fotos/suor-e-cerebro/ –
Estratégia e superação marcam 2° Enduro de Regularidade MTB: A fisionomia dos participantes, após três horas de… http://t.co/SEYb3nGK05