A temporada 2021 começa para o Galinho em pouco uma semana e meia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o Tupi sub20 estreia na Copa do Brasil Sub20 contra o Serra no dia 10 de março. O jogo será às 15h30 no Estádio Radialista Mário Helênio.
Nesta primeira fase, a disputa é em jogo único e eliminatório. Se terminar empatado, a vaga vai ser definida nos pênaltis. Quem avançar, enfrenta na segunda fase o ganhador de Jaciobá (AL) e Internacional (RS), em partidas de ida e volta.
Como não houve Campeonato Mineiro sub20 no ano passado, o Tupi manteve o direito de participar da competição conquistado pelo vice-campeonato estadual em 2019. O time pretende se recuperar da participação relâmpago em 2020, quando foi eliminado na primeira partida ao perder por 5 a 0 para o Bragantino (PA).
“É uma equipe que está em evolução, com jogadores rodados de outros clubes. Os atletas, a comissão técnica é outra. Então, a gente tem trabalhado muito mais para chegar e surpreender. Nesse ano vai ser diferente, a gente está focado nisso”, disse o técnico Wandercley Silva.
Conheça a equipe do Tupi Sub20 e o regulamento da competição, divulgado pela CBF.
Quem veste a camisa do Tupi Sub20
Ao longo de fevereiro, a equipe do técnico Wandercley Silva treinou em Santa Terezinha e realizou amistosos contra o Itaguaí e o Sub23. Estes são os atletas pré-relacionados para a Copa do Brasil Sub 20:
- Goleiros: Cleberson, Lucas Musashi, Otávio e Michael;
- Laterais esquerdo: Gabriel Neto e Mateus;
- Laterais direito: Davi Vidigal e Wellerson Dias;
- Zagueiros: Arthur Querobino, Diego Dourado e Luiz Henrique;
- Meio campo: Adrian, Diogo, Igor, Rafael, Sergio, Tiago e Vinícius;
- Atacantes: Arthur Otero, Rodrigo, Victor Sales e Wellerson Freitas.
Regulamento da Copa do Brasil Sub20
A Diretoria de Competições da CBF divulgou no dia 26 de fevereiro a Tabela Detalhada da Primeira Fase do torneio que abre o calendário da base na temporada (confira na imagem abaixo).
Na primeira fase, as 32 equipes participantes se enfrentam em jogo único eliminatório nos dias 10, 11, 12 e 14 de março. Atual campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Vasco da Gama medirá forças com a equipe do Planaltina (DF).
Quem se classificar passa a competir em mata-mata com partidas de ida e volta: 16 clubes nas oitavas de final, oito clubes nas quartas de final, os quatro semifinalistas e os dois finalistas. Da segunda fase em diante, os dois times começam com zero pontos. Se houve igualdade em pontos ganhos o desempate será feito nesta ordem maior saldo de gols e cobrança de pênaltis.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira, com informações da CBF e do Tupi FC
Fotos: Tupi FC/Divulgação; DCO/CBF