Especial Toque de Bola: a trajetória de Sophia Kelmer

Sophia Kelmer vibra ao conquistar a medalha de ouro na disputa da classe 8. Foto: Divulgação/André Soares/CBTM

Neste 16 de abril de 2023, a 500 dias da abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris, o Portal Toque de Bola publica a primeira reportagem sobre a mesatenista paralímpica Sophia Kelmer.

De acordo com o pai, Henrique, Sophia possui paralisia cerebral, decorrente de um AVC intrauterino, que afetou o lado direito de seu corpo. A doença não impediu que Sophia vivesse próxima das práticas esportivas, sempre influenciada pelo seu avô, o professor juiz-forano Hamlet Pernisa, pioneiro do curso de Educação Física da UFJF e associado do Panathlon Club Juiz de Fora.

O Toque de Bola conversou com o pai de Sophia, Henrique, com o avô Hamlet, com treinadores da paratleta e está publicando as reportagens a partir deste domingo, dia 16 de abril, também com links nas nossas redes sociais (Twitter e Instagram toquedebolajf, página no face Portal de Notícias Toque de Bola).

Na primeira publicação, o pai de Sophia nos conta a vitoriosa trajetória, o que faz de Sophia, ainda aos 15 anos,  ser campeã da categoria adulta e apontada como forte candidata a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris e seguir brilhando nas mais importantes competições internacionais.

1) Como foi o início da trajetória da Sophia no esporte?

Tudo foi muito rápido. Aprendeu a jogar Ping-Pong no prédio onde mora, com o avô Hamlet Pernisa, que a ensinou na mesa do playground do prédio, no Rio de Janeiro.

Ao mudar de escola, começou a jogar Ping-Pong com os colegas no recreio, e em pouco tempo, começou a ganhar jogos, inclusive contra professores e diretores. Eles sugeriram que procurasse uma escolinha, pois tinha talento. Começou na escolinha da Hebraica em Laranjeiras, com o técnico Alexandre Silva. Em poucos meses se federava pelo Fluminense e começou a jogar campeonatos paralímpicos e olímpicos em todo o Brasil.

No primeiro ano como atleta federada, em 2019, ela foi campeã brasileira paralímpica individual da classe 8 adulta no dia em que fez 12 anos!

2) Ela praticou outras modalidades ou desde o início foi o tênis de mesa?

Sophia na bike

O tênis de mesa não foi o primeiro esporte de Sophia. Entre outras modalidades que praticou na infância, a carioca gostava mesmo de futebol! Também fez natação, atletismo (adora correr), skate, bicicleta e gosta muito de jogar frisbee.

3) O que mudou no dia-a-dia dela depois que o esporte passou a ser parte integrante do dia-a-dia?

No início, na escolinha, era uma atividade normal, apenas uma atividade esportiva. Quando se federou, começou a jogar campeonatos e tivemos que ajustar os estudos. Passou a estudar todos os fins de semana para poder repor algumas aulas que faltava. Logo ela teve que trocar de escola, para uma escola mais adaptada a atletas. Atualmente está numa escola OnLine cursando o primeiro ano do ensino médio. Como entrou na seleção Brasileira Adulta, passa a maior parte do tempo em SP, junto da mãe. O pai fica no Rio de Janeiro e sempre viaja com a Sophia para os campeonatos.

4) Quais são as principais conquistas?

Sophia Kelmer

Medalhista mundial em 2023, ainda adolescente, Sophia Kelmer é Tetracampeã brasileira adulto da classe 8, número 4 do ranking mundial adulto da ITTF e número 1 do ranking mundial sub23 da ITTF. Mais de 15 medalhas internacionais, sendo a última, a medalha de ouro no Aberto da Itália – ITTF Fa20 Lignano Masters Para Open 2023, Lignano Sabdiadoro (ITA) (este mais recente, de 15 a 18 de março)

5) Como foi este título mais recente?

Foi Campeã Individual da Classe 8 no ITTF Fa20 Lignano Masters Para Open 2023, Lignano Sabdiadoro (ITA), realizado de 15-18 Março/2023. O ouro veio na classe 8. Após passar pela francesa Lucie Hautiere nas semifinais por 3 sets a 0, Sophia Kelmer repetiu a dose na final e superou Zsofia Arloy, da Hungria pelo mesmo placar, com parciais de 11/7, 11/5, 18/16. Nesse mesmo campeonato, conquistou o terceiro lugar em duplas femininas.

‘Chegar aqui no Aberto da Itália e fazer essa campanha foi muito bom, até por vir da Espanha sem medalhas. Precisei me superar em vários jogos, manter a cabeça no lugar e estou muito feliz. É o meu primeiro título na Europa e quero agradecer a minha família, ao (Alexandre) Ghizi, que ficou ao meu lado em todos os jogos, e a todos pela torcida”, exclamou Sophia Kelmer ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro depois da conquista

6) Ela conta com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro?

Sim, todos os treinamentos da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpico são realizados no CPB em SP.

7) Sophia ainda defende o Fluminense? Como é esta relação com o clube?

Sophia Kelmer

Sim, Sophia é uma atleta do Fluminense que é convocada para ser Seleção Brasileira adulta. Como está participando de vários campeonatos internacionais, fica mais tempo na seleção do que no seu clube. Mas sempre participa do Campeonato Brasileiro, tanto que é Tetracampeã Brasileira Adulto Individual da Classe 8.

8) Como o avô, Hamlet Pernisa, pioneiro do curso de Educação Física da UFJF, acompanha a carreira da Sophia?

No início, o avô sempre visitava a Sophia no Rio de Janeiro, tendo sempre incentivado a praticar esportes. Ensinou o ping-pong e ainda colocou uma mesa de tênis de mesa no seu sítio em Caeté, para que a neta pudesse praticar quando fosse visitá-lo. Atualmente, pelas diversas viagens, as visitas ficaram complicadas, então, Sophia sempre fala com o avô, manda vídeos dos jogos e procura contar tudo para o avô.

Veja galeria de fotos de Sophia. Clique sobre a imagem que deseja ampliar

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Arquivo Pessoal – Divulgação

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Este post tem 2 comentários

  1. Maria Valéria Pinto Gouveia

    Linda reportagem.
    Parabéns Sophia estamos muito, muito orgulhosos de você.

  2. Sergio Ricardo

    Parabéns Sophia por suas conquistas!
    Com certeza é fruto de muito esforço e dedicação.
    Continue assim que seu sucesso perdurará.
    Beijos

Deixe seu comentário