O futsal despediu-se com saudade e muita reverência de José Raimundo de Carvalho, que foi dirigente da chamada época de ouro do futsal do Atlético Mineiro, era presidente da Federação Mineira da modalidade e sua atuação na entidade cativou bastante e construiu muitas amizades em Juiz de Fora.
O desportista morreu em 14 de fevereiro e a reportagem do Toque de Bola conversou com o árbitro e integrante do Conselho Fiscal da Federação, Adonise José Ribeiro, o Gaguinho, o ex-atleta, atualmente treinador e dirigente da Escola de Futsal do Flamengo Juiz de Fora, Ivan Gal, o árbitro juiz-forano do quadro da Federação, Fábio Pereira, e com o presidente da Liga Juiz-forana de Futsal, Adilson Mattos.
Atlético
Um capítulo especial desta reportagem especial do Toque de Bola em homenagem ao desportista envolve o Atlético Mineiro. Depois de contatos com a assessoria (Cássio Arregui) do Galo, o historiador (Emmerson Maurílio), conversamos com o dirigente Atílio Dias, que conviveu com Raimundo nos bastidores do futsal atleticano e contou fatos interessantes, alguns deles ilustrados por fotos da época.
Parceria com o Toque de Bola
Antes de publicar os depoimentos e as fotos, nós, do Portal Toque de Bola, também manifestamos aqui nosso agradecimento pela atenção e pelo carinho que o dirigente sempre dedicou ao nosso trabalho.
Mais recentemente, estivemos em contato permanente por ocasião de duas coberturas especiais.
No Campeonato Mineiro de futsal feminino, com a participação do Clube Bom Pastor, autorizou e incentivou a transmissão em nosso Youtube – Portal Toque de Bola (foi a primeira competição oficial promovida no então recém-inaugurado Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos).
Na final do sub-10 masculino, quando a Escola Fla acabou conquistando o título em sorteio depois de um jogão (2 a 2) diante do Base Sporting, de Uberlândia, também no Ginásio Antônio Marcos, as duas equipes terminaram empatadas em todos os critérios de um possível desempate. O sorteio, previsto em regulamento, tornou-se inédito e dramático ao mesmo tempo, o que fez com que José Raimundo admitisse a possibilidade, para as próximas temporadas, de criar alternativas a fim de evitar a definição de um título por sorteio, levando-se em conta, como ressaltou, ser disputa envolvendo categorias das primeiras faixas de idade oficiais.
• Coordenador do Departamento de Futsal do Clube Atlético Mineiro – 1995 a 2009
• Membro da Comissão Organizadora de Certames Nacionais da CBFS de 2009 a 2012
• Representante da CBFS em competições nacionais – 2009 a 2012
• Representante da Liga Nacional de Futsal –2009 a 2012
• Coordenador Jogos de Minas (Governo de Minas Gerais) – 2012 a 2014
• Diretor Técnico da FMFS -2010 a 2013
• Diretor de Oficiais de Arbitragem da FMFS – 2014 a 2017
• Presidente da FMFS – desde 2017
• Vice – Presidente consultivo da CBFS – região sudeste – desde 2021
Ivan Gal
“Falar do Zé ao mesmo tempo é difícil e fácil. Porque é um grande amigo, de longas datas, época do supervisor do Atlético, nós fomos várias vezes adversários em quadra. Em 2002, por exemplo, ele veio trabalhar com a gente aqui em Juiz de Fora, na Copa Rio-São Paulo-Minas. Com já no Sport Betinho (Betinho Inhan) presidente. E toda essa trajetória, sempre muito junto, fazendo o possível pelo nosso futsal. Em 2012, nós no Praia Clube, na época, fomos campeões estaduais Sub-11. Depois, na inauguração do ginásio (Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos), ele esteve aqui, fez uma visita na escola (Futsal Fla). Da supervisão do Atlético e passou para diretor técnico da Federação Mineira, virou presidente, sempre um grande apoiador do futsal mineiro e um grande incentivador também do pessoal do interior. Sempre teve um olhar muito diferenciado pessoal do interior sabendo as dificuldades que tem é os clubes do interior principalmente porque as distâncias serem percorridos pelo campeonato e tudo é muito complicado mas sempre teve um olhar diferenciado para essas questões. É uma perda irreparável. Uma pessoa que estava sempre muito querido por todos e espero que o legado que ele tenha deixado para a Federação continue. Muita coisa boa aprendi com ele, incentivou muito, orientou muito, é um cara fantástico. Vida que segue, que Deus o tenha, tenho certeza que ele tá lá em cima e já tá olhando pra gente”
Nota oficial da Escola de Futsal Flamengo Juiz de Fora
“O futsal de Juiz de Fora e do estado despediu-se com saudade e reverência de José Raimundo
A ASF/Escola Flamengo JF vem através deste, lamentar profundamente o falecimento do nosso Presidente José Raimundo.
Uma perda irreparável para aqueles que lutam pelo Futsal Mineiro.
Tínhamos um profundo carinho, respeito e admiração pela pessoa que sempre nos apoiou, aconselhou e orientou pelos caminhos da bola pesada.
Esperamos que seu legado possa iluminar o futuro da FMFS.
Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejamos que Deus os conforte neste dia tão triste.
Ivan Gal
ASF/Escola Flamengo JF
Juiz de Fora-MG”
Fábio Pereira
“Meu grande amigo e Presidente José Raimundo, o que dizer?
Simplesmente um homem de caráter limpo e reto, sempre ajudando a todos nós árbitros seja da capital ou do interior.
Ele tinha um carinho enorme por nós de Juiz de Fora MG e de outras cidades do interior, pois somos acolhedores e muito dedicado aos estudos das leis do jogo “Futsal”.
O presidente sempre estava com a gente nos jogos e grandes eventos do futsal ele sem dúvidas era um ser humano ímpar e sempre se colocava no lugar dos outros ou seja uma pessoa com muita empatia.
Conheci ele no ano de 2016 ano de estreia no campeonato mineiro de futsal e nos jogos JIMI, e eu nem sabia que ele era o presidente da Federação, devido a sua simplicidade no seu jeito de falar e de tratar a todos.
Tive com ele em vários eventos do futsal pelo nosso estado e o último evento foi no congresso nacional de futsal que aconteceu em janeiro deste ano na cidade de Paranaguá.
Lá nos divertimos bastante pois ele sempre interagia com todos.
Digo que para futsal mineiro e nacional essa é sem dúvida uma perda enorme para todos que amam o futsal.
Agora ele está ao lado de Deus e de lá nos dará forças e energias positivas para seguirmos em frente a cada dia.Obrigado por tudo meu presidente e grande amigo José Raimundo”.
Adonise José Ribeiro
“O mais importante dele em Juiz de Fora foi em 2002 que ele foi convidado pelo Jorge Alves e ele foi o supervisor do Sport Club Juiz de Fora naquele torneio Minas-Rio-São Paulo. Fora que ele sempre teve uma grande amizade com todos aqui em Juiz de Fora. Tanto que agora ainda no finalzinho da vida dele, que a gente tipo não esperava, conseguiu também, lógico, com o apoio dele, dois árbitros e uma mesária para o quadro nacional da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), tudo porque ele apoiou. Fábio Pereira e Diego Santos árbitros agora nacionais. E a Leiliane Gonçalves também é mesária nacional agora, tudo com o apoio do Zé Raimundo. Zé sempre foi muito amigo de pessoas de fora, desde quando ele era supervisor do Atlético”
Adilson Mattos
“Na tarde de quinta-feira, dia 15 de fevereiro de 2024 o céu ganhou mais uma estrela. Chamado pelo Criador o Presidente da Federação Mineira de Futsal ja está coordenando outras tarefas. Com seu sorriso cativante, sua fala meiga e sua luz, José Raimundo não se esqueça de nós e continue a brilhar e iluminar seus familiares e amigos que estão com o coração partido com sua passagem para o andar superior”.
Atlético Mineiro
No Atlético, quem conversou conosco, passou informações e enviou fotos sobre a passagem de José Raimundo no período de ouro do futsal do Clube foi Atílio Dias.
Atílio foi CEO do Futsal do Atlético Pax de Minas e supervisor do adulto de 97 até 2000. “Depois trabalhei no Minas, Vasco, Goiás, Palmeiras de Goiás, Unisul e Ulbra. Hoje, sou “head” dos CT´s do Falcão”, conta ao Toque de Bola.
Confira, abaixo, os depoimentos de Atílio à nossa reportagem:
“José Raimundo de Carvalho, carinhosamente chamado de Zé Raimundo ou simplesmente Zé da federação. Iniciou no Futsal do Clube Atlético Mineiro no início dos anos 90. Nessa época o Galo só tinha as divisões de base. Em 1997 a Pax de Minas chega ao Atlético para uma parceria e volta com o time adulto. A parceria vitoriosa foi de 97 até 2000. Era denominado Atlético Pax de Minas. O CEO que foi contratado para coordenar a parceria foi Atílio Dias. Chegou com autonomia total dentro do futsal. Mas assim que chegou se encantou pelo Zé Raimundo. Pela sua capacidade, sua organização, seu carisma, sua lealdade. Não só manteve o Zé como coordenador da base, como o levou para seu auxiliar direto. Nasceu aí uma amizade que transpôs os quatro anos de convívio diário no Galo. Assim que o Atlético Mineiro decidiu pela extinção total do Futsal, o Zé Raimundo foi para a Federação Mineira de Futsal. Lá foi crescendo, mostrando toda sua capacidade, chegando à presidência da Federação, onde permaneceu até sua volta a pátria espiritual.
No Atlético Mineiro o Zé foi multi campeão em todas as categorias. Destaque para a Taça Brasil Juvenil em 1998 e 2001.
Zé Raimundo foi meu auxiliar, eu acabei levando ele pra me auxiliar no adulto, em a nossa campanha lá do Atlético, Pax de Minas, 97 nós somos campeões da Liga Nacional, 98 campeão mundial, campeão intercontinental em Moscou, 99 campeão da Liga Nacional, 2000 vice-campeão da Liga Nacional, numa partida épica contra o super time do Vasco da Gama, que ficamos em segundo lugar, e nós somos campeões da Taça Brasil Juvenil em 1998, até hoje considerada a maior final da história da Taça Brasil Juvenil, vencemos a GM lá em. Em Itaúna por 9 a 8, um jogaço!
Nessa trajetória lá do Zé Raimundo como supervisor do juvenil do sub-20 do Atlético, o maior nome que nós revelamos lá que passou pelas mãos do juvenil para depois chegar no adulto foi o Neto. O Neto jogou no juvenil do Atlético, depois foi para o adulto e o Neto já foi considerado o melhor jogador do mundo. Outros jogadores com destaque que passaram pelo juvenil, Leitão, seleção de Portugal, Kelson, campeão mundial jogando por um time da Rússia, jogou na Bélgica, jogou no adulto do Atlético depois, hoje até trabalha no Atlético ainda, no futebol de campo, treinador de um dos times da base, Tostão, multicampeão, passagem para a seleção brasileira, o Igor. Acabou de ser campeão da Liga pelo Atlântico, de Erechim, como treinador de goleiro, o Igor era goleiro também. São alguns nomes que eu estou lembrando aqui, que realmente fizeram muita diferença no juvenil do Atlético, o Zé Raimundo como supervisor. Neto, Tostão, Leitão, o Igor, o próprio Bianchini, que depois brilhou muito no Minas, o Bianchini goleiro, esses nomes todos, né, o Kelsen, passaram pelo juvenil do Atlético e foram para o adulto.
Nota oficial do Clube
“O Atlético lamenta profundamente o falecimento de José Raimundo de Carvalho, presidente da Federação Mineira de Futsal.
Ex-supervisor do nosso futebol de salão, José Raimundo trabalhou no Galo de 1995 a 2009, fazendo parte das vitoriosas campanhas do bicampeonato da Liga Nacional e da conquista do Mundial de Clubes.
Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares”.
Galeria
Nas fotos enviadas por Atílio ao Toque de Bola constam registros de alguns títulos do futsal Atlético Mineiro e também quando “fomos homenageados pelo Atlético como Lendas da história do Clube na inauguração da Arena MRV”.
Texto: Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos: Divulgação, arquivos pessoais e arquivo Toque de Bola
Edição: Toque de Bola
Parabéns pela reportagem equipe Toque de Bola.
Homenagem fantástica ao nosso eterno José Raimundo.
Parabéns pela matéria, sem dúvidas várias palavras de carinho ao nosso eterno presente José Raimundo, obrigado Toque de Bola pelo carinho.
Excelente matéria.
Belo registro do nosso saudoso presidente Zé Raimundo!!!
👏👏👏
Parabéns, Toque de Bola. Merecida homenagem.