Escola de esportes – Judô tem atraído crianças e adolescentes

Juiz de Fora (MG), 21 de fevereiro de 2012

As aulas escolares têm dividido espaço com o esporte na rotina de muitos estudantes em Juiz de Fora. Na manhã da quinta-feira, 16, crianças de 7 a 15 anos puderam aprender mais sobre a arte marcial Judô. A iniciativa é da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) que busca incentivar a prática esportiva, desenvolvendo outras cinco modalidades, em cinco núcleos da cidade.

Para Gabriel Fortini Batista, de oito anos, a experiência no judô é descrita com poucas palavras: “muito bom”. Mas, para a mãe, Gislaine Fortini, os benefícios trazidos através das aulas refletem nas atitudes do filho. “Além de ser bom para a saúde, o Gabriel tem aprendido a se concentrar mais, a ter autocontrole e a ser disciplinado”, afirma.

Para Fábio Jorge do Nascimento, padastro de Gabriel, o judô tem sido mais do que uma ocupação para o enteado, o esporte tem ensinado princípios. “Desde o primeiro dia de aula, o Gabriel aprende a ter respeito ao professor e aos colegas, entendendo que o que ele faz no tatame não deve ser feito em casa, com os irmãos, por exemplo”.

O professor Rogério Sampaio de Souza explica que o judô tem o objetivo de criar uma técnica de defesa pessoal e desenvolver o físico, espírito e mente. “Judô pode ser traduzido como caminho da suavidade. É uma arte oriental que preza pela não violência, desenvolvendo nos atletas valores como solidariedade, cooperativismo e respeito”, esclarece.

Ainda de acordo com Rogério, nessa modalidade, não são permitidos golpes como chutes ou socos. “É um esporte de contato, voltado mais para a força e reflexos. Além disso, passamos ensinamentos para as crianças que podem ser aplicados no dia-a-dia”, ressaltou.

As aulas de judô são gratuitas e ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 10h, na sede da SEL, na Avenida Rui Barbosa, 530, em Santa Terezinha. Interessados em participar dessa, ou de outras modalidades como futsal, futebol, jiu-jitsu, taekwondo ou hapkidô, podem ligar para o número 3690-7845.

Texto e informações: Assessoria de Comunicação da SEL

 

Este post tem um comentário

  1. lucas

    eu gerro e tra no judo e mia avo nao esta comse gindo

Deixe seu comentário