23 fev 2018

Emoção de homenageados marca centenário da Liga de Futebol de JF



Paulo Durães (presidente) e os homenageados Ivan Costa, João de Melo e Wladimir Toledo

  Uma cerimônia simples, marcada pela emoção e pelo orgulho de estampar no peito o escudo da entidade, celebrou o centenário de fundação da Liga de Futebol de Juiz de Fora na noite desta quinta-feira, dia 22, no prédio do Cesporte, no bairro Santa Terezinha.

   O presidente da entidade, Paulo Durães, conduziu as homenagens a três personalidades com maior tempo de atividade junto à Liga de Futebol: Wladimir Toledo de Freitas, há 56 anos na entidade, Ivan Antônio Costa, o narrador “xodó da galera” e responsável jurídico há 50 anos, e o árbitro João de Melo, há 36 anos defendendo o escudo da Liga na arbitragem pelos campos da cidade.

  Os relatos de dirigentes, homenageados, árbitros e convidados destacaram basicamente a luta de quem construiu a história da entidade e a perseverança dos que “tocaram o barco”, viabilizando à instituição chegar aos 100 anos de fundação sem passar, em toda essa histórica trajetória, por qualquer período de interrupção das atividades.

João de Melo: 36 anos na arbitragem

  Ricardo Wagner, que já presidiu a Liga, abriu a solenidade exaltando que a entidade é a única liga esportiva local que, apesar das dificuldades, desenvolve o trabalho de forma contínua e buscando sempre se aperfeiçoar. Citou os quatro clubes responsáveis pela fundação: Tupynambás, Tupi, Sport e o Sport Club Renato Dias.

João de Melo

  Nas homenagens, João de Melo foi bastante saudado pelos companheiros de arbitragem: “O futebol já mudou muito desde os tempos que comecei a atuar. Era muito bom naquela época e é muito bom até hoje”, cravou, sorridente e orgulhoso.

Durães, Ivan Costa e Ricardo Wagner

 Ivan Costa

  Ivan citou alguns árbitros que fizeram história, como José de Paula Júnior e Milton Silveira “Cem anos não é brincadeira. A abnegação de vocês é importante para os rumos dessa entidade”, afirmou, dirigindo-se aos árbitros. O cronista também lembrou um fato famoso nos bastidores da Liga, quando houve uma invasão à sede da entidade por dirigentes para alteração de uma súmula.

Wladimir se emociona ao receber a homenagem

 Wladimir Toledo

  Já a homenagem a Wladimir Toledo de Freitas foi marcada por muita emoção.  Durães disse que, entre tantas pessoas que o apoiaram desde a sua entrada na Liga, Wladimir pode ser considerado um pai, pela compreensão e sensibilidade no trato com os companheiros ao longo de 56 anos de atividade. O homenageado agradeceu ao atual dirigente e a todos os antecessores com os quais trabalhou.

 Durães

  Durães disse ter consciência que o centenário da Liga merecia um evento com dimensões bem maiores, mas as limitações financeiras não permitiram. Lamentou o baixo comparecimento  dos integrantes do quadro de árbitros, mas exaltou os que prestigiaram o encontro.

Presidente do Panathlon Club Juiz de Fora, Basileu Tavares

  Destacou a cobertura e a presença do Portal Toque de Bola no evento, fato também ressaltado por Ricardo Wagner.

 Panathlon Club

No momento em que a palavra foi aberta, o presidente do Panathlon Club Juiz de Fora, Basileu Tavares, fez questão de enaltecer a dedicação de quem fez história e dos que seguem vestindo a camisa da entidade.

Integrantes do quadro de árbitros da Liga de Futebol de Juiz de Fora

 Avelino

 Sérgio Avelino, árbitro que já pertenceu ao quadro da Federação Mineira de Futebol, destacou que em 30 anos como integrante do quadro da Liga, tem convicção de um trabalho sério.

  Outros árbitros pediram a palavra e demonstraram satisfação pelo respeito que, apesar das dificuldades, a Liga de Futebol de Juiz de Fora desfruta na comunidade esportiva local.

 

 

 

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Veja fotos do evento, na cobertura do Portal Toque de Bola. Clique sobre a imagem que deseja ampliar


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



19 set 2018

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e tabelas


18 set 2018

Valendo! Copa Toque de Bola começa com goleadas. Veja próxima rodada


18 set 2018

Valeu! Edição 2018 da Maratona Aquática é sucesso no Sesi JF

Notícias


20 set 2018

Sob revisão! Direção do Baeta reavalia gestão do futebol


20 set 2018

Semana Paralímpica! Futebol faz a festa da integração. Veja fotos


19 set 2018

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e tabelas


18 set 2018

Valendo! Copa Toque de Bola começa com goleadas. Veja próxima rodada


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.