Neste domingo, 26, às 16h, o Mineirão será palco da primeira partida das finais do Campeonato Mineiro de 2015 entre Atlético e Caldense. O Galo passou pelo Cruzeiro nas semifinais, enquanto a Veterana bateu o Tombense. Líder na fase classificatória do Estadual, o time de Poços de Caldas tem a vantagem de dois empates para ser campeão. Invicta e com a melhor defesa do torneio, sem levar gols há sete jogos, a equipe do técnico Léo Condé e do goleiro Rodrigo, ambos ex-Tupi, aposta na consistência de sua marcação para surpreender novamente na competição, enquanto o time da capital mineira vem ainda de classificação na Copa Libertadores após vitória de 2 a 0 sobre o Colo Colo do Chile.
“Todo mundo marca, todo mundo ataca. Isso não pode mudar. A vantagem é nossa, então precisamos conseguir pelo menos um empate para levar a decisão à nossa casa, diante da nossa torcida”, projetou o dono da meta da Caldense ao site Superesportes. Curiosamente, o último gol que Rodrigo sofreu foi contra o Tupi, na quinta rodada da primeira fase do Mineiro. De pênalti, o atacante carijó, Daniel Morais, foi quem balançou pela última vez as redes do gol protegido pelo arqueiro da Veterana.
Prováveis escalações
O zagueiro Leonardo Silva, com problema muscular na coxa direita, e o lateral-direito Marcos Rocha, com entorse no tornozelo direito, continuam em tratamento e desfalcam o Galo de BH na primeira decisão. Desta forma, Levir Culpi deve colocar o Alvinegro em campo com Victor; Carlos Cesar (Patric), Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Guilherme e Dátolo; Lucas Pratto.
Léo Condé contará com a volta do zagueiro Plínio e ainda não sabe se terá o lateral-direito Jéferson Feijão à disposição, por conta de dores que o fizeram ser substituído ainda no segundo jogo contra o Tombense. A formação inicial da Caldense deve ser composta por Rodrigo; Jéferson Feijão (Andrezinho), Marcelinho, Plínio e Rafael Estevam; Serginho, Tiago Azulão, Yuri e Nadson; Zambi e Luiz Eduardo.
Jogo de volta em Varginha
A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou a realização da partida de volta da final do Mineiro no Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo (Melão), em Varginha, a 150 quilômetros de Poços de Caldas, no domingo, 3 de maio. O Corpo de Bombeiros não liberou o laudo para utilização das arquibancadas montadas atrás de um dos gols do Estádio Ronaldão, que teria a capacidade ampliada de 7.600 para 10.400 pessoas. O Estádio Melão comporta 15.481 torcedores.
Arbitragem
O confronto no Mineirão terá como árbitro principal Cleisson Veloso Pereira, de Minas Gerais. Confira os sete profissionais escalados pela FMF para conduzir a partida de ida da decisão do Estadual.
Primeira fase
Caldense e Atlético se enfrentaram na sétima rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. A partida realizada em Poços de Caldas, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), terminou com triunfo da Veterana por 1 a 0, gol do atacante Cristiano, suplente da equipe do interior do estado. Na ocasião, os donos da casa tiveram a formação considerada titular em campo. Pelo Alvinegro, no entanto, a divisão de foco com a Libertadores fez com que Levir Culpi escalasse um time misto. Confira as escalações da partida realizada no dia 11 de março:
Caldense: Rodrigo; Jéferson Feijão, Marcelinho, Plínio e Rafael Estevam; Serginho, Tiago Azulão, Yuri e Nadson; Zambi e Luiz Eduardo.
Atlético: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Cesinha e André; Dodô.
Semifinais
Atlético e Caldense passaram por adversários complicados nas semifinais do Mineiro. O time da capital mineira passou pelo Cruzeiro após empate no primeiro duelo e virada heroica no Mineirão na segunda partida com dois gols do artilheiro Lucas Pratto. Já a equipe de Poços de Caldas empatou sem gols o primeiro confronto contra o Tombense, fora de casa, e garantiu vaga na decisão após vitória de 2 a 0 no Estádio Ronaldão. Veja as fichas técnicas das duas partidas que definiram os finalistas do torneio (FMF):