Depois de um primeiro tempo no qual o goleiro Arthur Conceição foi o destaque, evitando uma derrota elástica, o Tupynambás precisou de apenas dois minutos na segunda etapa para, de virada, vencer a Caldense, em Poços de Caldas, por 2 a 1.
Os gols da vitória na noite desta sexta, dia 13, que colocam o Leão do Poço Rico na quarta colocação do Grupo A6 da Série D do Campeonato Brasileiro foram marcados pelo atacante Fabinho Alves e pelo meia Wellington Batista. O centroavante Tevez abriu o placar para a Caldense.
Torcida e resultados
Neste sábado, o Baeta torce para o Bahia de Feira não vencer o Brasiliense em Brasília, às 15h. Isso manterá o time juiz-forano entre os quatro da chave que avançam para a segunda fase da Série D.
Na 13ª rodada, dia 21 de novembro, o Tupynambás recebe o Palmas, lanterna do grupo. Caso vença, precisa apenas de um empate na última rodada da primeira fase, com o Bahia de Feira, fora de casa, em jogo com data e horário ainda a serem definidos, para sacramentar a classificação.
Veterana na frente
Debaixo de muita chuva, a partida começou com o Tupynambás tendo a volta de Adriano Seixas na zaga, Adriano Silva na lateral-esquerda e Gustavo França na cabeça de área.
Em casa, a Caldense partiu para cima nas arrancadas de Matheus Guarujá pela direita. Já o Baeta, logo no início, perdeu o atacante Nunes, contundido, dando lugar a Wellington Batista.
Em uma infelicidade da zaga do Leão do Poço Rico, a Caldense abriu o placar. Após cruzamento rasteiro da esquerda, Eduardo tentou afastar da área, mas o centroavante Tevez, esperto, travou o chute. A bola morreu no canto esquerdo do goleiro Arthur Conceição.
Arthur evita o segundo
Atrás no placar, o Baeta foi à frente na base da bola aérea. Mas quem conseguia finalizar era a Caldense. Aos 39 minutos, Tevez saiu cara a cara com Arthur e chutou forte. Com toque do goleiro do Baeta, a bola explodiu no travessão.
Aos 41 minutos, novamente o camisa 1 salvou o que seria o segundo, frente a frente com Matheus Guarujá. Assim como aos 43, na finalização de fora da área de Franklin, espalmando para escanteio no canto esquerdo rasteiro, garantindo que a Veterana só levasse a vantagem mínima para o intervalo.
Virada pela esquerda
Na volta para o segundo tempo, o Baeta fez pressão. E o expediente funcionou com uma escapada de Fabinho pela esquerda. Ele cortou para dentro e mandou no ângulo, de fora da área, empatando o jogo em 1 a 1.
Um minuto depois do empate, veio a virada. Novamente pela esquerda, desta vez Ygor cruzou e, na segunda trave, Wellington Batista escorou do jeito que deu para o fundo da rede, fazendo 2 a 1 para o Baeta.
Arthur de novo
Aos 16 minutos, Gabriel Esteves enfileirou pela esquerda da área e só parou no pé do goleiro Arthur Conceição, que evitou o empate da Caldense. A partir da metade do segundo tempo, com a Veterana em cima, o Baeta se fechou para sair em velocidade.
Com a marcação sólida, o Tupynambás não permitiu chance clara à Caldense. Mesmo sem a posse de bola ou um contra-ataque que mataria o confronto, controlou o jogo e ficou com a vitória por 2 a 1.
Gols: Tevez (CAL) aos 19 do 1T; Fabinho Alves (TUPY) aos 6 do 2T; Wellington Batista (TUPY) aos 7 do 2T.
Caldense
1 – Iago Neneca
2 – Filipi Sousa
3 – Guilherme Martins
4 – Morais
6 – Caio Ribeiro (16 – Verrone)
5 – Lucas Silva
7 – Gabriel Tonini (15 – Gabriel Esteves)
8 – Nathan
10 – Marco Damasceno (21 – Franklin)
11 – Matheus Guarujá
9 – Tevez (20 – Luís Henrique)
Técnico: Marcus Grippi
Tupynambás
1 – Arthur
2 – Lucas
3 – Eduardo
13 – Adriano Seixas
6 – Adriano Silva
5 – Gustavo França (21 – Guilherme)
8 – Albert (23 – Vinicius Leonel)
10 – Bruno Vieira (16 – Diego)
9 – Ygor (20 – Felipe Linhares)
7 – Nunes (17 – Wellington Batista)
15 – Fabinho Alves
Técnico: Guiba
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Imagens: Reprodução CBF TV/MyCujoo
Arte: Toque de Bola