Os garotos do futebol da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel) têm neste sábado, dia 6, uma verdadeira decisão. Nos confrontos do infantil (sub-15) e juvenil (sub-17) com o Boston City, de Manhuaçu, quem vencer termina a rodada na zona de acesso da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de base.
No embate duplo deste fim de semana, com entrada franca no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, os primeiros a se enfrentar são os times infantis, às 9h. Logo depois, a turma mais velha, do juvenil, entra em campo, às 11h.
Vencer os dois
Segundo coordenador da UFJF/Asepel, Marcelo Matta, o objetivo é vencer ambos os confrontos. “Para nossas pretensões, temos que ganhar os dois jogos. A semana toda foi nesse sentido. Procuramos preparar os garotos para vencer e pegar pedreira”, disse.
Os juiz-foranos têm o mesmo número de pontos que o adversário deste sábado, ficando atrás apenas nos critérios de desempate. Por isso, atualmente, o time está fora dos três primeiros colocados do octogonal decisivo da Segundona do Estadual de base, grupo que garante o acesso ao fim da competição.
Só decisão
Por isso, vitórias no infantil e juvenil são importantes nesta rodada para, não só somar mais seis pontos na classificação conjunta do octogonal final, como para deixar um adversário direto para trás. “No meu entendimento, são os jogos mais importante que teremos. É determinante. Um adversário que está junto conosco na classificação, tem muito investimento e boa estrutura. Dentro do campo também estão bem”, analisa Matta.
Segundo o coordenador, a expectativa é que nas cinco rodadas, incluindo esta, que faltam para o fim do octogonal, a briga pelo acesso se acirre. Assim, as partidas ganham importância. “A partir de agora, todos os jogos são importantes para buscarmos o objetivo que é o acesso”, avalia Marcelo.
Na última
Na última vez que estiveram em campo, os times juiz-foranos voltaram de Belo Horizonte, no dia 29 de setembro, com uma vitória e uma derrota. No infantil, o Santa Cruz levou a melhor por 1 a 0. Já no juvenil, a UFJF/Asepel deu o troco, batendo os belorizontinos por 2 a 0.
O acesso à Primeira Divisão nas categorias sub-15 e sub-17 do Mineiro de base é conquistado com a soma dos pontos dos times, de acordo com o regulamento. Os três primeiros da classificação geral sobem na próxima temporada. Já os campeões da Segunda Divisão são definidos separadamente.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: Rise Up Sports
Arte: Toque de Bola com informações da Federação Mineira de Futebol