A manhã deste sábado, dia 15, será de rodada dupla de confrontos importantes para os times da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Os locais recebem as equipes sub-15 e sub-17 do Athletic, de São João Del Rei, no primeiro de três embates que devem definir o futuro do time de Juiz de Fora no octogonal decisivo da Segunda Divisão do Campeonato Minero de base. Os mais novos entram em campo às 9h, e os mais velhos se enfrentam às 11h.
Sequência dura
Além do Athletic neste sábado, a UFJF/Asepel enfrenta, na sequência, o Minas Boca, em Juiz de Fora, no dia 22; e o Santa Cruz, em Contagem, no dia 29. Essa série de jogos, segundo o coordenador do projeto, Marcelo Matta, é muito importante para o time local. “Os três próximos adversários são equipes que estão em disputa direta conosco na classificação conjunta. São rodadas importantíssimas para nós”, destaca.
No primeiro jogo desta sequência, Matta destaca a disputa direta com o rival Athletic. Os times se já enfrentaram algumas vezes, incluindo na primeira fase da Segundona do Mineiro deste ano, quando os são-joanenses venceram por 1 a 0 no infantil (sub-15), e o juvenil (sub-17) terminou empatado em 1 a 1. “O Athletic é um adversário difícil. É um oponente que nós já enfrentamos em diversas oportunidades ao longo do tempo. Está na nossa cola na classificação. Mas estamos otimistas”, avalia.
Fora de casa
No dia 8, os times da UFJF/Asepel foram a Ribeirão das Neves, enfrentar o Tupinanbás local. Depois de desencartar em casa, o sub-15 conseguiu a segunda vitória seguida, por 3 a 0. No sub-17, lidando com transição entre treinadores e tendo dois jogadores expulsos na partida, os juiz-foranos ficaram no empate em 1 a 1 fora de casa.
“Os times do Tupinambás fora muito violentos, conseguimos superar isso no sub-15, e sair com uma ótima vitória. Com o sub-17, estamos preocupados com a queda de rendimento. Não devido à transição de treinadores, porque foi estudada e esta sendo tranquila, mas precisamos melhorar o desempenho, que veio caindo nos últimos jogos”, explica Matta, citando a troca de Alex Nascif, que se transferiu para o Paysandu, por Wellington da Matta no juvenil.
Classificações
Pelo regulamento da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro das categorias sub-15 e sub-17, o acesso à Primeira Divisão é conquistado com a soma dos pontos de ambos os times. Os três primeiros da classificação geral sobem para a elite do Mineiro de base na próxima temporada.
Já os campeões da Segundona do Mineiro de base são definidos separadamente. Tanto no infantil como no juvenil, os vencedores são conhecidos independentemente, pela soma de seus próprios resultados.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola e Rise Up Sports