Os jogadores do Tupi foram muito exigidos na manhã desta sexta-feira, 14, quando participaram, em Santa Terezinha, de um teste físico conhecido como Yoyo Test, utilizado pelas principais equipes do futebol brasileiro. Coordenada pelo preparador físico Luís Augusto Alvim, a atividade teve como objetivo avaliar a resistência aeróbia dos atletas por meio da medição do Volume do Oxigênio Máximo (VO2Max).
Estudos apontam que atletas com melhor preparo aeróbio conseguem se recuperar mais rapidamente de esforços de alta intensidade. Segundo Luís Augusto, o lateral-direito Henrique e o atacante Cassiano foram os jogadores que tiveram melhores desempenhos.
O teste adotou o seguinte protocolo: ao ouvirem um sinal sonoro, os atletas tinham que percorrer 40 metros com mudança de direção (ida e volta) em determinado período de tempo. Gradualmente, o tempo para percorrer a distância era diminuído, forçando os atletas a aumentarem a velocidade, constituindo assim um esforço de intensidade progressiva. Entre um estágio e outro, dez segundos para descanso. O teste chega ao final pela fadiga do atleta ou pelo não cumprimento da distância dentro do tempo previsto.
Para o preparador físico, os resultados do grupo foram satisfatórios. “Estamos com um grupo quase homogêneo. A ideia é igualar o nível dos atletas, mas levando em consideração as características de cada um. Alguns jogadores têm mais resistência e outros, mais força. O melhor no teste foi o Henrique, que já vem se destacando neste teste desde outras temporadas. O Cassiano também foi muito bem. Além de ter características de fibra rápida, também tem boa resistência”, expôs.
Ainda segundo Luís Augusto, os resultados obtidos serão utilizados para embasar os trabalhos da intertemporada, ajudando a determinar a forma como cada jogador trabalhará individualmente.
Texto, informações e fotos: assessoria
Elenco líder da Série D “sofre” com Yoyo. Entenda: Os jogadores do Tupi foram muito exigidos na manhã desta… http://t.co/31Rzlj8mOv