Horas antes do primeiro duelo das quartas de final da Superliga B entre JF Vôlei e UPIS Brasília, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) determinou a paralisação de todos os jogos de competições oficiais.
Segundo a CBV, a decisão foi tomada “como parte do esforço de contenção da disseminação do coronavírus (COVID-19)”. O prazo inicial da suspensão é de 15 dias.
Portões fechados
Na última sexta, dia 13, a direção do JF Vôlei anunciou, através das redes sociais do clube, a realização do jogo diante da UPIS com portões fechados. Mesmo com a medida, a CBV cancelou os jogos da rodada.
A exceção foi o duelo entre Lavras Vôlei e Vedacit Guarulhos, que se enfrentaram na sexta em Lavras, com vitória de Guarulhos por 3 sets a 2.
Supreendidos
Em entrevista ao Toque de Bola, o diretor do JF Vôlei, Maurício Bara, falou sobre a decisão da entidade máxima do voleibol brasileiro.
“Foi uma decisão que surpreendeu muito a gente, porque nós já havíamos tomando a decisão de fazer a partida com portões fechados antes mesmo da CBV nos orientar. Infelizmente para nós, eles têm um motivo muito sério para fazer isso. Vamos aguardar”, disse Bara.
Ainda de acordo com a CBV, a decisão de cancelar as atividades por um período de 15 dias foi aceita por todos os clubes ligados à instituição através de representantes dos atletas, treinadores e da Confederação.
Em cima da hora
Ao Toque, o central Fernando Pilan falou sobre a paralisação e criticou a demora da Confederação para a oficialização da medida.
“Esse cancelamento foi muito em cima da hora. Isso deveria ter sido pautado anteriormente pela CBV, até porque já aconteceu o primeiro jogo da rodada. O jogo com portões fechados, talvez, já teria sido suficiente. Não sou imunologista para poder responder isso, Achei complicado por conta dos times que já viajaram, até por questão de orçamento e pela realidade da Superliga B. A rodada já foi iniciada e temos que ver como a CBV vai agir em relação a isso. A paralisação é preocupante, porque o risco de contágio vai aumentar no Brasil. Vamos aguardar e ver como isso vai decorrer nos próximos dias”, analisou Pilan.
Confira a nota, na íntegra:
“Em comum acordo com os técnicos das seleções brasileiras, representante de clubes, representante dos atletas e autoridades da saúde, o comitê de crise da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) decidiu, na tarde deste sábado (14.03), pela paralisação de todos os jogos da Superliga Banco do Brasil e Superliga B por 15 dias como parte do esforço de contenção da disseminação do coronavírus (COVID-19).
A comissão de crise da CBV se reuniu com o Dr. João Olyntho, um dos médicos das seleções brasileiras, na manhã de hoje, e consultou o presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, representante de clubes da CBV, e o levantador Raphael Oliveira, presidente da Comissão de Atletas, e os técnicos Renan Dal Zotto e José Roberto Guimarães em nome de todos os treinadores – todos concordaram com a decisão.
A CBV tem como único e exclusivo objetivo preservar a integridade de todos os envolvidos nas partidas oficiais da entidade”.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento
Fotos: JF Vôlei