Juiz de Fora (MG), 9 de outubro de 2011
Quem tem medo do “Morro do Virazóio?”. O temido trecho – íngreme – da Corrida da Primavera, considerado o mais difícil dos 9,470 km da prova, foi superado com louvor por Eberth da Silva Silvério, no masculino, e Andriléia do Carmo Souza no feminino. Eberth, que é de Coronel Pacheco e já havia vencido, este ano, a tradicional Corrida da Fogueira, marcou 31 minutos, 32 segundos e 4 centésimos, enquanto Andriléia estabeleceu 40min56.0.
A corrida, sexta etapa do Ranking Oficial de Corridas de Rua de Juiz de Fora, movimentou a manhã de domingo na altura do KM 791 da BR-040, em frente ao Restaurante Tradição Mineira. Cerca de 800 atletas (533 ranqueados) participaram. O evento foi promovido pelo Departamento de Iniciação, Formação e Rendimento Esportivo da SEL, em parceria com a SaúdePerformance, dirigida por Marcos Hallack.
Veja os resultados da prova, enviados ao blog por Marcus Vinicius da Silva, Mestrando em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano-UFJF/UFV, Assistente Executivo – Iniciação e Formação Esportiva, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura:
RESULTADO GERAL M (RESULTADO EXTRA-OFICIAL MASCULINO)
RESULTADO GERAL F (RESULTADO EXTRA-OFICIAL FEMININO)
FAIXAS M (RESULTADO EXTRA-OFICIAL FAIXA ETÁRIA MASCULINO)
FAIXAS F (RESULTADO EXTRA-OFICIAL FAIXA ETÁRIA FEMININO)
Homenagem a Beatriz
Antes da largada, foi prestado um minuto de silêncio em homenagem a triatleta Beatriz Hollanda, vítima de trágico acidente, na BR-040. Do segundo ao quinto, no masculino, os melhores foram, nesta ordem: Flávio Carvalho Stumpf (31:58.2), Jocemar Fernandes Corrêa (32:34.0), Edson Nascimento (33:15.0) e Edevaldo da Silva (33:35.2).
No feminino, as mais rápidas, depois de Andriléia, foram: Viviany Anderson (43:37.5), Zirlene Adriana dos Santos (44:48.0), Tania Cristina Villaça (45:07.8) e Ivani Gomes da Silva (45:22.6).
Por equipes, a Super Amigos A foi a melhor entre os homens, e Gemacon Tech, entre as mulheres.
Depois dos marmanjos, houve a participação de 58 crianças no Circuito Infantil, com quatro largadas: dos 4 aos 6 anos, percurso de 50m; 7 a 9 anos, 300m; 10 a 12 anos, 600m, e 13 e 14 anos, 1km.
Eberth brilha na temporada
Eberth cumpre temporada animadora. A vitória na difícil Corrida da Primavera volta a credenciar o atleta de 19 anos a buscar voos maiores. Além de ter sido, também este ano, o campeão da Corrida da Fogueira, contabiliza um expressivo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil, nos 10.000 metros, disputados em Maringá (PR).
“A prova hoje foi bem puxada. Consegui impor o ritmo depois da subida forte, e depois foi só manter. Acho que este ano estou formando uma boa base para voltar ainda mais forte na próxima temporada”, analisa Eberth.
Evento não se resumiu à corrida. Veja informações da Saúde Performance
O Barro Branco em Juiz de Fora recebeu neste fim de semana a II Corrida da Primavera. A equipe SaúdePerformance, realizadora do evento, inovou com uma série de ações. Sábado, a entrega de kits e o ciclo de palestras foram realizados na Universidade Estácio de Sá, com os Professores Marcos Hallack e Fernando Braga partilhando seus conhecimentos com atletas ávidos por informações sobre treinamento e fisioterapia.
A II Corrida da Primavera se tornou o primeiro evento realizado em Juiz de Fora com selo de sustentabilidade, e uma série de ações marcaram a prova. Camisa e sacola do kit feitas de material reciclável, kit do competidor com direito a revista oficial e exclusiva da prova, nenhum resíduo de plástico ou panfletos distribuídos no kit, ônibus gratuito e exclusivo para o evento e passeio de bicicleta para levar os atletas ao evento, com direito a bicicletário no local da prova.
No domingo, cerca de 500 espectadores vivenciaram uma manhã extremamente agradável de esporte, música, família e sustentabilidade. A largada foi dada às 9h45min após 9,2km de muita emoção e direito ao temido morro do Virazóio. Uma premiação de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) foi entregue aos atletas ouro, prata e bronze no masculino e no feminino.
As crianças também tiveram sua vez, cerca de 50 meninas e meninos de 2 a 14 anos se aventuram em um percurso
adequado às suas idades, uma brincadeira segura e divertida, com direito a kit do competidor, medalha de participação e lanche pós prova. A banda Skuma Reggae animou a festa pelo segundo ano consecutivo.
A equipe SaúdePerformance agradece aos patrocinadores e apoiadores do eventos, em especial a cada um dos voluntários, cerca de 50 pessoas, alunos SaúdePerformance e seus familiares e alunos da Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Agradece, ainda, a Agenda JF, órgão da Prefeitura que cuida do meio ambiente, cujo papel foi fundamental na articulação de questões importantes para o evento, como água, banheiros e latões de lixo.
Veja, abaixo, fotos de Fernando Barbosa – Jornalista e Repórter Fotográfico – (32) 9969-7147 – Acesse twitter.com/fotonandox, facebook – fernando barbosa(fotonandox@gmail.com), msn: fotonando@click21.com.br
Corrida muito bem estruturada, parabens pela organização. Ao site toque de bola por divulgar o resultado em primeirissima mão.
Bacanaa a corrida hoje, um percurso totalmente diferente do habitual, onde foi exigido muito mais dos elites, espero que seja a minha primeira de muitas.