Estudantes das faculdades públicas e privadas que disputem alguma modalidade de esporte eletrônico podem se inscrever na 5ª edição do Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – e-Sports.
A competição será realizada no próximo mês, de forma remota, por causa da pandemia. E vale vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
O Toque de Bola conversou com o diretor do Departamento Técnico da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Lucas Raposo, sobre a evolução e a importância do torneio, além da expectativa para a edição 2022.
Inscrição
As inscrições terminam às 12h de 28 de fevereiro. Os estudantes-atletas deverão seguir o informe oficial da modalidade que está disponível no site da Federação e também foi enviado para os representantes das instituições filiadas.
“Somando todas as modalidades, planejamos em torno de 900 alunos-atletas envolvidos no evento”, projeta Lucas Raposo.
Modalidades em disputa
Os inscritos poderão escolher entre seis modalidades: FIFA, Free fire, CS:GO, Clash Royale, League of Legends (LOL) e Poker. O diretor do Departamento Técnico da FUME explicou como foram definidas. “A definição das modalidades segue as normas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), além da própria demanda entre a comunidade esportiva universitária”, explica Raposo.
Segundo ele, a Federação acompanha a evolução do mercado e das possibilidades de disputa ao organizar o torneio. “Os JUMs – e-Sports acompanham a crescente que os esportes/jogos eletrônicos passaram nos últimos tempos. Se em 2017, contávamos com apenas uma modalidade disponível (FIFA), em 2022, temos seis”, ressalta o dirigente.
E-sports: Do JUMs ao JUBs
Os JUMs – e-Sports ainda precisa de alguns cuidados por causa da pandemia de covid-19, que impediu a realização da edição em 2020. Ainda por causa do número de casos, o diretor do Departamento Técnico da FUME adianta que a competição não será presencial. “Essa etapa dos Jogos será realizada entre os dias 1º e 30 de março de 2022. Por conta da pandemia de covid-19, e pensando na defesa da vida de todos – estudantes atletas, dirigentes, imprensa e sociedade em geral – esta edição ocorrerá de maneira exclusivamente remota e virtual”, explica.
Lucas Raposo ressalta que os melhores em cada uma das seis modalidades terão outro compromisso em 2022: representar o estado nos Jogos Universitários Brasileiros. “Além das premiações e conquistas pessoais, os participantes premiados conquistam vagas na etapa nacional dos JUBs, representando não somente a federação e delegação de Minas Gerais, mas suas próprias instituições de ensino. A experiência de participar em uma competição nacional é única e pode proporcionar, por exemplo, possíveis patrocínios”, comenta.
Texto: Toque de Bola –Roberta Oliveira
Foto: FUME/divulgação; Clash Royale/Instagram