A parte que interessa da rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro 2019, definindo os dois últimos clubes a subirem para a elite do futebol nacional em 2020 será disputada neste sábado, dia 30, a partir das 16h30.
Na quarta colocação após a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, fora de casa, no dia 22, o América joga em casa, contra o rebaixado São Bento, na Arena Independência e só depende de si para conquistar o acesso.
Na briga contra o Coelho por uma das duas vagas restantes na Série A do ano que vem – Bragantino, campeão antecipado, e Sport, com o vice garantido, já subiram – estão o Coritiba, atual terceiro colocado, que joga fora deca contra o Vitória; e o Atlético Goianiense, que recebe o Sport.
Cenários
Se o Coelho vencer, sobe para a Série A, independentemente dos outros resultados. Com esse resultado, o Coelho pode até terminar em terceiro lugar a Série B 2019, caso o Coritiba não vença o Vitória. Se empatar, o América passa a depender do resultado do Atlético-GO para voltar à elite do futebol nacional. Se os goianos não vencerem, os americanos comemoram o acesso.
Até mesmo em caso de derrota o América, do técnico Felipe “Tigrão” Conceição, pode voltar à Série A um temporada após ser rebaixado. Se perder para o São Bento, o Coelho torce por derrota do Atlético-GO para o Sport. Caso perca e os goianos empatem, o Coelho amargará mais um ano na Segundona. O mesmo ocorre se os americanos empatarem e o Dragão vencer o Leão do Recife.
Rebaixamento
O rebaixamento da Série B 2019 foi definido no último fim de semana. Com o empate do Figueirense em 0 a 0 com o Cuiabá, no domingo, dia 17, os catarinenses se salvaram e mandaram de uma só vez quatro times para a Terceira Divisão. Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova caíram, mas a situação pode ser decidida na Justiça Desportiva.
Como alguns dirigentes do Londrina já adiantaram, o clube paranaense torce por uma derrota do Figueirense, em Santa Catarina, para o Operário, neste sábado, em partida que se inicia às 16h30, além de buscarem vencer o Guarani, no Paraná, no mesmo dia e horário.
Desta maneira, a equipe ficaria a apenas um ponto dos catarinenses e pleitearia a perda de três pontos do Figueira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo W.O. no confronto com o Cuiabá, na capital do Mato Grosso, no dia 20 de agosto, causado por protesto dos atletas pelos problemas administrativos e atraso de salários.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Mourão Panda/América; Estevão Germano/América; e João Zebral/América