Se o Carijó não anda bem das pernas no Campeonato Mineiro 2019, com as mãos e em terras cariocas um alvinegro juiz-forano deu show no último fim de semana, dias 16 e 17, e soltou o grito de campeão. O botonista do Tupi, Marcus Motta, sagrou-se campeão do Torneio Rio-Minas de Futebol de Mesa, modalidade três toques, uma das competições mais disputados do país.
O título mostrou toda a superioridade do botonista carijó, pois foi conquistado de forma invicta e com 100% de aproveitamento, ou seja, vitória em todos os confrontos. Na primeira fase, no sábado, dia 16, o Tupi de Marcus, fez 4 a 1 no Pequeriense (José Pires); 2 a 1 no Vasco (Antônio Ornelas); 1 a 0 no Botafogo (Paulo Stavalle); 6 a 0 no Libertade-BH (Marcelo Virgílio); e 1 a 0 no Vasco (Eduardo Costa).
Decisão com vantagem
No domingo, dia 17, Marcus bateu, por 2 a 1, o Grêmio Mineiro-BH (Leonardo Duguet), ainda na primeira fase. Nas outavas, venceu o companheiro de Carijó, Bruno Pinheiro, por 2 a 1. Nas quartas, fez 2 a 1 no Botafogo (Elinto Pires) e ficou coma a vaga na decisão batendo o Liberdade-BH (Eduardo Guerra), por 4 a 2. Na decisão, mesmo com a vantagem do empate, não tomou conhecimento do Botafogo (Altanir “Juninho” Júnior), fazendo 3 a 0 (clique aqui para ver na íntegra a decisão do torneio).
“A campanha invicta, em um campeonato tão equilibrado, sempre surpreende. Mas, por outro lado, dada a fórmula de disputa, é pouco provável atingir o título sem ser invicto. Ou seja, é preciso estar em um final de semana perfeito para vencer”, destaca Motta.
Estratégico
Para faturar o título, o juiz-forano diz ter se inspirado em uma outra modalidade. “Na final, meu adversário teve maior volume de jogo. O que me obrigou a tentar marcar e contra atacar. Fiz como no basquete: tentei impedir os melhores chutes, e deixar para ele apenas as opções mais difíceis. Acabei chutando menos em quantidade, mas chutei bolas melhores”, conta.
Agora, as atenções de Marcus e da equipe de botonistas do Tupi se voltam para uma competição em casa. Nos dias 16 e 17 de março, o Carijó sediará o Campeonato Mineiro Interclubes. Já em abril, mais uma competição de alto nível no cenário nacional, a Copa do Brasil Interclubes, em Belo Horizonte.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: arquivo pessoal Marcus Motta