O Botafoguinho/Grajaú é o bicampeão da categoria Master da Copa Juiz de Fora de Futebol Amador. Em reedição da final do ano passado contra o Amigos do Cacai, o placar e o vencedor foram os mesmos. O heroi da conquista foi o atacante Marquinho, artilheiro da categoria com cinco gols na competição e autor do gol que garantiu a vitória por 1 a 0. A partida, cercada pelo clima de revanche, foi realizada na manhã de domingo, 21, no campo do Polivalente, no bairro Teixeiras. Na categoria adulta, Uberabinha e Boca Júnior/Bom Jardim superaram LFC e Roma por 1 a 0 e farão a final.
Duelo de Botafogos
Os dois times têm em comum a inspiração para as suas equipes: o Botafogo. Enquanto um leva o nome do clube carioca, outro tem o seu uniforme igual ao Alvinegro. Antes da bola rolar, o clima era de amizade entre eles. A categoria Master é disputada por pessoas de 41 anos ou mais e reúne amigos de longa data. Nesta competição, foi o segundo confronto entre eles. Na primeira rodada, o Amigos do Cacai venceu por 2 a 0. O reencontro na final reservou um desfecho diferente.
Em campo, um jogo com poucas oportunidades de gol. Quem chamava a responsabilidade para o time dos Amigos do Cacai era o camisa 10, Gláuber, pai de Vinicius, menino do projeto da UFJF selecionado pelo Cruzeiro. No Botafoguinho, o camisa 11, Edu, armava as jogadas, sempre buscando o veloz artilheiro Marquinho, camisa 9.
Gol de cobertura. É o bi
O primeiro tempo terminou em 0 a 0. Na volta do intervalo, Edu, do Botafoguinho, sofreu uma leve torção e teve que ser substituído. Então, coube a Marquinho comandar as ações ofensivas do time de branco. Em um lançamento longo vindo da defesa direto para a grande área, o camisa 9 do Grajaú conseguiu entrar no meio dos zagueiros e tocar por cobertura sobre o goleiro adversário. Gol de placa que garantiu a vitória e o bicampeonato.
“Atacante está lá para isso, a bola que sobrar a gente tem que guardar. Fui feliz em fazer o gol e garantir o bicampeonato”, declarou o artilheiro da categoria Master, Marquinho.
Treinador enérgico
Jarbas de Oliveira, o Jarbinhas, é ex-jogador do Botafoguinho/Grajaú e este ano assumiu a função de técnico. Na beira do campo, ele grita, gesticula e adverte seus jogadores, que para ele são como membros de uma só família: “O time tem 47 anos de existência na cidade, este é o nosso bicampeonato sobre os grandes amigos e rivais do Amigos do Cacai. O nosso time é uma família, todo mundo se ajuda, e na beirada do campo para o time não perder a pegada, a gente grita e chama atenção deles”, comentou Jarbinhas, que na comemoração puxou a música “Vou Festejar” de Beth Carvalho e foi acompanhado pelos companheiros de time.
Premiação
Participaram da premiação da categoria Master o presidente do Conselho Municipal de Desportos, Antônio Pereira de Carvalho Filho, e o chefe do Departamento de Fomento às Políticas de Esporte e Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer, Ricardo Wagner de Campos Rosa.
Foram premiados na categoria Master:
Campeão: Botafoguinho/Grajaú
Vice-campeão: Amigos do Cacai
Disciplina: Palestino Master
Defesa menos vazada: LFC (dois gols em sete jogos)
Artilheiro: Marquinho (cinco gols em oito jogos)
FICHA TÉCNICA
21/06/2015
Amigos do Cacai 0 x 1 Botafoguinho/Grajaú
Campo: Polivalente Teixeiras
Delegado: Tadeu Henriques
Árbitros: Paulo César, Sérgio Avelino e Geraldo Magela
Amigos do Cacai: 1-José Carlos, 2-Marcos Antonio, 3-Luiz Otávio, 4-Ormeu, 5-Antenor, 6-Paulo Henrique, 7-Marcelo, 9-Itamar, 10-Gláuber, 11-Cledir, 13-Paulo Sérgio, 14-Alex Sandro, 16-Luiz Carlos, 20-Carlos Augusto. Técnico: Cacai
Botafoguinho/Grajaú: 1-Indiomar, 2-Sandro, 3-Eduardo, 4-Marco Antônio, 5-Wilton, 6-Silvio, 7-Carlos Alberto, 9-Marquinho, 11-Edu, 13-Adriano, 14-Edmar, 15-Zaqueu, 18-Ulisses, 19-Paulo Henrique. Técnico: Jarbinhas
Gol: Marquinho, Botafoguinho/Grajaú
O evento é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com arbitragem da Liga de Futebol de Juiz de Fora.
Veja mais fotos da final
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário, com supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br