Duplamente histórico: bronze no Boxe é a 100ª medalha brasileira em Olimpíadas

O Brasil alcançou nesta quarta-feira, 8 de agosto, uma marca histórica. Com o bronze de Adriana Araújo na categoria até60 kgdo boxe, o país chegou a sua centésima medalhaem Jogos Olímpicos. Oresultado confirma a ascensão do boxe brasileiro, que não conquistava uma medalha olímpica desde 1968, e a força da mulher brasileira.

A histórica conquista de Adriana veio após a derrota para a russa Sofya Ochigava, pelas semifinais da categoria, na Arena Excel – no boxe, não há disputa da medalha de bronze. A brasileira equilibrou o combate no primeiro round, que terminou empatado. A partir do segundo, contudo, a adversária passou a encaixar melhor os golpes e foi superior à pugilista baiana. No final, vitória da russa por17 a11, com parciais de 3/3, 3/5, 3/5 e 2/4.

O Brasil vem aumentando a participação feminina no esporte. Em Londres 2012, dos 259 atletas classificados, 123 são mulheres. Vale lembrar que a primeira medalha de ouro do Brasil nesta edição dos Jogos também foi conquistada por uma mulher: Sarah Menezes, no judô.

“Estamos muito felizes com essa conquista da Adriana Araújo no boxe. Esta 100ª medalha olímpica simboliza a garra e o talento de todos os atletas brasileiros e serve ainda como uma bela homenagem à participação das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Texto: Flávio Brilhante para o Comitê Olímpico Brasileiro

Deixe seu comentário