A bocha juiz-forana mostrou sua força no fim de semana, e a equipe da Casa D’Itália foi quem mais comemorou. Jogando o Campeonato Mineiro de Duplas Mistas 2019 da modalidade, o local Leandro Dias soltou o grito de campeão no domingo, dia 17, ao lado de Christian Cipriani, do América de São João Del Rei, sede da disputa.
“O nível técnico foi bom porque a bocha de Minas Gerais evoluiu e a Liga Mineira de Bocha está fazendo um trabalho para valorizar os atletas, com boas premiações e incentivo. Muitos atletas de Minas estão participando de competições em outros estados nos últimos anos e isto contribui para evoluir. O fato de ser dupla mista também equilibrou”, avalia Leandro.
JF em alta
No Mineiro de Duplas Mistas, os atletas são sorteados para formarem times com jogadores de outras equipes. “O parceiro de outra equipe na hora com certeza aumenta o grau de dificuldade, pois até poucas horas antes de iniciar a competição você só tem ciência de quem irá disputar o torneio mas não sabe quem será sua dupla. Fica complicado fazer um planejamento de jogo. É curioso, pois você joga com parceiro que geralmente enfrenta no decorrer do ano e acaba enfrentando um atleta da sua equipe. Mas, é muito bacana. É uma confraternização dos jogadores e dirigentes envolvidos, o que estimula o clima de amizade”, aprova Dias.
Além de Leandro, o juiz-forano Carlos Junior, do Bocha Mirante, esteve na final e ficou com o vice, ao lado de José Bernadino, do Palmeiras de Belo Horizonte. Juiz de Fora também foi representada nas semifinais por Letinho Souza (Casa D’Itália), que terminou em terceiro lugar ao lado de Saulo Silva (América de São João Del Rei). Outros dois juiz-foranos na fase foram Marcelo Almeida (Casa D’Itália) e Carlos Moraes (Estrelas de Minas) que atuaram juntos e terminaram na quarta colocação.
Orgulho
“Foram cinco jogadores de equipes juizforanas na semifinal e isto nos deixa contentes. Demonstra que estamos nos dedicando ao esporte, e que o nível da bocha de Juiz de Fora está evoluindo. Acredito que nos próximos anos a tendência é evoluir mais com o projeto dos atletas locais em incentivar a adesão de jovens à modalidade”, deseja o campeão mineiro de duplas mistas.
A competição marcou a abertura do calendário da Liga Mineira de Bocha em 2019. Próximo torneio no horizonte dos atletas da modalidade, a Taça Inconfidência está prevista para abril, também em São João Del Rei. Além dos times mineiros, esta disputa receberá equipes de outros estados.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Divulgação Casa D’Itália/América de São João Del Rei