São Paulo (SP), 5 de outubro de 2011
Depois de se reunir com o secretário-geral Jerome Valcke, a presidente Dilma Rousseff espera acabar com as ameaças veladas da Fifa de tirar a Copa do Mundo de 2014 do Brasil. A presidente estava incomodada com a situação, pois levar a culpa pela transferência da sede do Mundial faria um grande estrago em sua popularidade.
A preocupação em acabar com esses comentários ajudou a presidente a aceitar se reunir com Valcke em Bruxelas. O encontro foi uma forma de cessar os ataques da Fifa. O governo federal acredita que as ameaças foram lançadas sem assinatura na imprensa pela federação. A meta seria forçar Dilma a ceder em relação a lei geral da Copa.
A estratégia, então, foi atender ao ministro Orlando Silva Júnior, que pediu urgência no encontro com a Fifa. Por isso o evento aconteceu em Bruxelas. Em Brasília, demoraria mais para aparecer uma brecha na agenda presidencial.
Ao ser atenciosa com o ministro do Esporte, Dilma tentou mostrar à Fifa que é mais produtivo usá-lo como interlocutor da presidência do que fazer pressão via imprensa. Orlando vinha sendo escanteado pela entidade e pelo COL (Comitê Organizador Local).
Foi dado o recado para a entidade, nas próximas vezes, procurar o ministro a fim de que ele faça a ligação com a presidente para solucionar problemas longe do público.
A manobra presidencial surtiu efeito rapidamente. Logo após o encontro, a Fifa desmentiu a intenção de levar a Copa para outro país.
Brasileirão tem dois jogos
Mesmo sem a rodada completa, duas partidas estão programadas para esta quarta-feira, 5, pelo Campeonato Brasileiro: pela 28ª rodada, em jogo antecipado, Cruzeiro x São Paulo; e em jogo adiado da 11ª rodada, Grêmio x Santos.
Às 21h50, o Cruzeiro em crise recebe o São Paulo. O clube mineiro elegeu novo presidente na noite de segunda-feira, Gilvan Pinho Tavares, e o time, sem vencer há oito rodadas (desde o início do returno), está uma posição apenas fora do temível Z-4, a zona do rebaixamento. O tricolor paulista busca a recuperação depois da derrota, em casa, para o Flamengo por 2 a 1, na reestreia do atacante Luis Fabiano.
Grêmio x Santos integrava a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, originalmente marcado para 24 de julho. Mas, a pedido do clube paulista, foi adiado para a noite desta quarta-feira: às 20h30, no Estádio Olímpico.
Será o reencontro entre o atacante santista Borges e os gremistas. Após mais de um ano com os tricolores gaúchos – fez 30 gols em 59 jogos – ele se envolveu em uma série de incidentes que levaram à troca por Marquinhos, hoje titular do Grêmio.
Texto Dilma: www.uol.com.br/esporte (Ricardo Perrone e Thales Calipo)
Informações Brasileirão: SporTV e agências
[wpfootball id_league=3 id_template=2]