
O domingo, dia 8, foi de emoção e disputa no ginásio do Centro Esportivo do Trabalhador Sesi José Weiss, o Clube do Trabalhador. Começou a edição 2018 da fase municipal dos Jogos Sesi, com o tradicional desfile de abertura e os primeiros campeões do ano já puderam comemorar.
No desfile daquela que é conhecida como a Olimpíada do Trabalhador, integrantes das 26 empresas que participam da disputa das 16 modalidades deixaram o ginásio cheio de empolgação. Mostrando suas cores, os trabalhadores-atletas que participaram da solenidade representaram os mais de 1500 competidores que estarão envolvidos nos Jogos Sesi, que vão até o dia 6 de agosto.
Contribuindo com a integração

O presidente da Regional Zona da Mata da FIEMG, Aurélio Marangon, destacou os benefícios da iniciativa do Sesi. “É muito importante. Há a integração dos empresários, trabalhadores e empresas. Melhora a produtividade, a disposição. Quem é estimulado a praticar esportes é incentivado a fazer as coisas melhor. Sem contar a cidadania e o relacionamento do trabalhador com seus companheiros e os adversários. É uma iniciativa louvável, sensacional”, considera.
Segundo o gerente das unidades Sesi Juiz de Fora, José Antônio Bara Miguel, a competição contribui diretamente na relação entre os trabalhadores. “É a 33ª edição dos Jogos e ficamos orgulhosos. Sentimos que estamos contribuindo com as indústrias de Juiz de Fora e de Minas Gerais. É um mês de relacionamento interpessoal intenso dentro e entre as empresas, as pessoas se comunicam mais. Abraçam mesmo a iniciativa”, diz.
Festa do esporte

Bara destaca que a prática esportiva é uma maneira indireta de reforçar características necessárias comuns aos trabalhadores e atletas. “O esporte retrata o que acontece em uma empresa. Nele, temos que ter metas, organização, disciplina, respeito e esses valores estão tanto nas modalidades como no trabalho. É uma maneira lúdica de absorver esses conceitos”, identifica o gerente.
Para o dirigente do Sesi de Juiz de Fora, a abrangência do evento local o torna grandioso. “É uma grande festa. Durante todo o mês de jogos, serão disputadas modalidades que envolvem todo o espectro de trabalhadores. Dos mais jovens aos mais velhos, do masculino ao feminino, atingindo um grande número de participantes. É um dos maiores eventos de Minas Gerais e quem sabe do país”, destaca.
Teve título

Além da cerimônia de abertura com as solenidades, o primeiro dia de Jogos Sesi já teve seus primeiros campeões sendo definidos. O ginásio do Clube do Trabalhador ficou pequeno para tanta força na disputa do cabo de guerra tanto no feminino como no masculino.
Entre as meninas, sem perder nenhum confronto sequer, a Fripai foi a primeira empresa a soltar o grito de campeã. Na final, bateram a Esdeva e ficaram com o primeiro troféu dado na edição 2018 dos Jogos Sesi.
Já entre os homens, quem comemorou no fim foi a Aryzta. Os rapazes que ficaram com o título do cabo de guerra masculino também passaram pela Esdeva na decisão, comemorando e fechando a manhã de domingo no Clube do Trabalhador.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola
Veja galeria de fotos do desfile de abertura e do cabo de guerra dos Jogos Sesi Juiz de Fora 2018. Clique sobre a imagem que deseja ampliar