Faltam apenas dez rodadas para o final da Série B do Campeonato Brasileiro e a palavra de ordem no Tupi é ‘vitória’. No último treino antes do duelo com o Criciúma, o técnico Ricardinho não quis projetar uma pontuação para escapar do rebaixamento, mas destacou a importância de vencer as partidas em Juiz de Fora. Sem vencer há seis jogos, o alvinegro de Santa Terezinha vai em busca de três pontos contra o Tigre nesta terça-feira, 4, às 19h15, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em partida válida pela 29ª rodada da Série B.
Cobertura
O Toque de Bola vai acompanhar o jogo e os bastidores da partida nas redes sociais, com apoio de Plasc e Hiperroll Embalagens. Acesse aqui a nossa fanpage (Toque de Bola – Juiz de Fora) ou o Twitter toquedebolajf ou o Instagram toquedebolajf.
Problemas para escalação
Se a situação do Tupi está tirando o sono do torcedor, as noites de Ricardinho também não devem estar sendo fáceis. Para o próximo jogo o treinador não pode contar com quatro jogadores que vinham atuando. Bruno Costa e Douglas estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Gabriel, com contratura na parte posterior da coxa direita, e Octávio, com um edema ósseo no joelho direito, foram barrados pelo departamento médico do clube. Ambos se contundiram na derrota para o Luverdense.
Ricardinho adota um discurso que valoriza o elenco carijó. Segundo o treinador, é necessário enaltecer os atletas que entrarão em campo. “Nesse momento temos que trabalhar em cima das soluções. Os problemas nós já temos. Agora temos que valorizar a presença dos jogadores que irão entrar na equipe. Precisamos trabalhar a produtividade e não ficar lamentando ou justificando uma situação que é real”, explicou.
A provável escalação do Tupi será: Rafael Santos; Henrique, Rodolfo Mol, Thiago Salles e Luiz Paulo; Renan Teixeira, Serrato; Pedrinho, Hiroshi, Jonathan; Giancarlo.
Contas para o alívio
Muito se fala em 45 pontos como ponto de corte para evitar o rebaixamento, mas para Ricardinho essa não é uma conta exata. “É uma conta que parece simples, mas é complexa. Como está equilibrado, a pontuação do campeonato pode ser prevista, mas não tem como ter certeza. Anos anteriores foram outros campeonatos. Não sabemos se as equipes vão conseguir a pontuação, se não vão conseguir. Na última rodada, exceto o Joinville, as equipes não conseguiram êxito. Talvez um empate em Lucas (do Rio Verde) tivesse sido bom resultado. Não tem como prever”, afirmou.
O Galo ainda joga com Criciúma, Sampaio Corrêa, Vila Nova, CRB e Náutico em Juiz de Fora. De acordo com o treinador, essas partidas podem definir o futuro do time juiz-forano. “Faltam cinco jogos em casa, se vencermos vamos a 41, fora os jogos fora de casa. Será que isso é bom? Será que as equipes vão chegar aos 41 pontos? É relativo. A cada rodada há necessidade de pontuar, principalmente dentro de casa”, concluiu.
No primeiro turno
Tupi e Criciúma se enfrentaram no dia 18 de junho no Heriberto Hülse e empataram em 2 a 2. O Tigre saiu na frente, mas o Carijó conseguiu a virada. No entanto, mais uma vez o Tupi vacilou no final e tomou o empate aos 47 da segunda etapa. Hélio Paraíba e Jheimy fizeram os gols do Tigre. Filipe Alves e Vinícius Kiss marcaram para o Carijó.
Estatísticas
O Criciúma ocupa a nona colocação na Série B. O desempenho de meio de tabela se faz presente na campanha do Tigre fora de casa: apenas 12 pontos em 14 jogos (3v, 3e, 8d), sendo o 14º melhor visitante.
No segundo turno o Criciúma conquistou 14 pontos em nove partidas. Teve uma sequência recente de três vitórias contra Oeste, Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa, mas perdeu a última partida contra o Bahia.
Nos últimos 10 jogos o Tigre conquistou 14 pontos (4v, 2e, 4d). A equipe tem o sexto melhor ataque da competição, com 36 gols marcados e apenas a 13ª melhor defesa, com 34 gols sofridos – um a mais do que o Tupi.
Desfalque no tricolor
O Criciúma não terá o lateral esquerdo Marlon, que está com a Seleção Brasileira Sub-20. Vale lembrar que o artilheiro do time na competição ainda é Gustavo, com 11 gols. O atacante se transferiu recentemente para o Corinthians.
Preparação
Após o jogo contra o Bahia na sexta, 30, a delegação do Criciúma permaneceu treinando em Salvador durante o final de semana e embarcou para Juiz de Fora na segunda, 3.
Arbitragem
O jogo será apitado por Marcelo de Lima Henrique (PE), auxiliado por Marcelino Castro de Nazaré (PE) e Gilberto Freire de Farias (PE).
Veja os jogos da 29ª rodada da Série B:
Veja como está a classificação da Série B:
Texto: Toque de Bola
Artes: Toque de Bola
Foto: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br