Uma confusão generalizada marcou a derrota do JF Vôlei para o Botafogo por 3 sets a 1, jogo válido pela quinta rodada da Superliga B, no sábado, dia 23, no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O veterano oposto Lorena, estrela da equipe carioca, foi expulso e se envolveu em uma troca de empurrões com os torcedores juiz-foranos. Segundo testemunhas, o atleta jogou água em direção a arquibancada. Nesse momento, uma garrafa de plástico foi atirada e atingiu a cabeça do jogador.
Empurra-empurra
Durante o segundo set, Lorena foi expulso após se desentender com o líbero juiz-forano Tatinho e, na sequência, reclamar da arbitragem. No momento que deixava a quadra, torcedores alegaram que o atleta arremessou água em direção a eles, na arquibancada atrás do banco do Botafogo. Um dos integrantes da torcida local reagiu, jogando uma garrafa de plástico em Lorena, atingindo a cabeça do oposto.
A partir desse momento, atletas do clube carioca se envolveram em um empurra-empurra com os torcedores presentes e membros da comissão técnica de ambas as equipes tentaram intervir para acalmar os ânimos.
O torcedor que arremessou o objeto no jogador alvinegro foi rapidamente identificado pela organização da partida e retirado do ginásio. Lorena deixou o complexo esportivo logo depois, mas queria mais.
Desdobramentos
De acordo com Heglison Toledo, diretor executivo do JF Vôlei, a organização da partida cumpriu com todas as obrigações necessárias à realização do jogo e aguarda o posicionamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) sobre o caso.
“Estamos aguardando. Entendemos que, apesar da confusão, tudo foi sanado de imediato. Os seguranças estavam posicionados, o torcedor foi rapidamente identificado e retirado do ginásio. Tudo vai depender do relatório do delegado do jogo. Nós atendemos a todas as demandas, agora é aguardar. Acredito que até amanhã (terça-feira, dia 26), deva sair algum posicionamento da CBV”, disse Toledo.
“Te pego lá fora”
Após a expulsão, no caminho do vestiário para a área externa do ginásio, Lorena passou por um setor de torcedores, desta vez do lado oposto ao que tinha ocorrido a confusão. Nesse momento, o atleta fez sinais para um torcedor que estava em outro ponto das arquibancadas e o chamou para a briga. Veja o vídeo.
“Chama o SAMU”
Quando a partida estava caminhando para ser reiniciada, o árbitro principal José Henrique solicitou atendimento médico. De acordo com a equipe médica, ele relatou estar trêmulo e sofrer de pressão alta.
Segundo membros da equipe de arbitragem, José Henrique ficou nervoso com toda a confusão. Após alguns exames clínicos no local, o árbitro foi autorizado a seguir atuando na partida.
“Feio para o esporte”
No pós-jogo, a confusão foi tema das entrevistas. Questionado sobre o assunto, o líbero alvinegro Wanderson relatou o que viu e classificou o episódio como triste e complicado.
“O Lorena se desentendeu com o líbero deles (JF Vôlei), disse que o cara ficava falando algumas coisas e, como todos já conhecem, ele é muito estourado. Ele perdeu o clima do jogo e levou para o outro lado. Com isso ele foi expulso, falou algumas coisas para o árbitro e, quando estava indo para o banco jogou uma garrafa no banco e infelizmente pegou em alguém. A partir daí começou a confusão generalizada. É complicado, tira a gente do foco do jogo, porque é ruim e feio para o esporte”, disse o atleta do Glorioso.
Do outro lado, o ponteiro Vitão, camisa 1 do JF Vôlei, único a dar entrevistas pelo grupo juiz-forano, relatou que viu apenas o início do desentendimento: “Eu estava no banco. Quando olhei para o banco deles só vi o Lorena jogando uma garrafa de água em direção à torcida e alguém jogando uma garrafa nele também. A partir daí começou a confusão. Depois pediram para afastar a gente, aí nem fiquei mais perto para não acontecer mais nada”.
Tatinho, envolvido na discussão inicial com Lorena, e os demais atletas da equipe anfitriã preferiram não dar declarações públicas depois da partida.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Felipe Frederico/Rise Up Mídia e Toque de Bola