Mesmo criando algumas boas oportunidades de ataque, o Tupi não resistiu ao elenco melhor tecnicamente do Atlético e perdeu por 3 a 0 no início da noite deste domingo, 20, pela oitava rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
Com o resultado, o time juiz-forano caiu para a décima colocação e está numa situação curiosa na tabela: ao mesmo tempo em que está somente dois pontos acima da zona do rebaixamento – os dois últimos colocados descem para o Módulo II, está a três pontos do G-4 – os quatro primeiros lugares disputarão a fase semifinal da competição.
Parceria
Depois do jogo, o vice-presidente do Tupi, José Roberto Maranhas, revelou ao Toque de Bola que já está acertada uma parceria entre o clube carijó e o Clube Atlético Mineiro para a disputa da Série B. O Galo de BH já teria se comprometido a disponibilizar uma relação de atletas que podem ser aproveitados, em período de empréstimo, para defender o Tupí na segunda divisão do futebol brasileiro.
Como foi
Os gols do Atlético foram marcados em lances parecidos: jogadas em profundidade, que pegaram a defesa do Tupi desguarnecida. No primeiro tempo, Lucas Pratto, aos 14, em condição legal, invadiu a área e teve calma para vencer o goleiro Glaysson. O time carijó só melhorou um pouco da metade para o final do primeiro tempo, chegando principalmente num chute da intermediária de Koslowski, que Giovani espalmou para escanteio e, pouco depois, num cabeceio para fora de Michel. Glaysson também trabalhou, evitando o segundo de Pratto.
Na etapa final, o Tupi começou ameaçando com chutes de fora da área nos dez primeiros minutos. Hiroshi bateu com perigo, à direita, e Filipe Alves exigiu defesa segura de Giovanni. As principais oportunidades, mais próximas do gol adversário, foram com descidas de Vinícius Kiss. Numa delas, ele saiu do próprio campo carijó até ficar cara a cara com Giovani, que espalmou para escanteio. Depois, outra vez Kiss, quando Giovani deixou a meta e a torcida pediu pênalti – que não houve – na dividida. No lance, foram quatro minutos de atendimento ao camisa 1 do Galo de BH. Giovanni será reavaliado e pode ser o segundo goleiro a desfalcar a equipe – Victor também está contundido.
A confirmação da vitória veio em lances semelhantes. Bolas enfiadas e jogadores do Atlético recebendo em situações excepcionais para marcar ou fazer o passe. No segundo gol, Robinho, aos 36, recebeu de Carlos Cesar em condição legal e mostrou categoria para tocar para as redes. No terceiro, já nos sete minutos de acréscimos, Luan que recebeu, em impedimento, e só rolou para Robinho, que emendou sem defesa para Glaysson.
Como resumo da partida, o melhor time fez prevalecer a sua superioridade nos lances que poderiam resultar em gols.
Opinião
Para o comentarista convidado do Toque de Bola, Marcelo Rizzato, apesar da derrota o torcedor do Tupi pode ter esperanças numa classificação para as semifinais.
“Sabe aquele dia em que você faz tudo direitinho mas a coisa não acontece? Pois foi assim hoje para o Tupi. Em seu melhor momento no jogo, um lance no mínimo duvidoso do Kiss com Giovani, fez com que a partida fosse interrompida por sete minutos, que foram estipulados como acréscimo e acabaram por esfriar a equipe do Tupi. O time sentiu o desgaste com queda de rendimento físico. Com isso, a superioridade técnica e as opções de mudança do Atlético fizeram com que o placar se ampliasse. Placar injusto pelo que o Tupi apresentou hoje, mas ao mesmo tempo traz reais esperança de classificação”, analisa Rizzato.
Ficha técnica
Tupi: Glaysson; Osmar, Sidimar, Fabrício Soares e Tiaguinho (Pirão); Filipe Alves, Rafael Jataí, Vinícius Kiss, Koslowski e Hiroshi (Ramon); Michel Henrique (Michel Douglas). Treinador: Ricardo Drubscky.
Atlético: Giovanni (Uilson); Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Carlos César; Rafael Carioca, Júnior Urso, Cazares (Robinho); Clayton (Douglas Santos), Luan e Pratto. Treinador: Diego Aguirre.
Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Árbitro: Maco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Árbitro Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira
Quarto Árbitro: Leonardo Rotondo Pinto
Público: 5 296 pagantes (5 840 presentes)
Renda: R$ 154.340,00
Drubscky: “Vacilamos de uma maneira decisiva”
Em sua análise do confronto, o técnico carijó, Ricardo Drubscky, lamentou as falhas defensivas de seus comandados após boa atuação:
“Foi um primeiro tempo bom, na pior das hipóteses igual ao do Atlético. Vacilamos de uma maneira decisiva no gol deles, em que tanto o homem que estava com a bola, o Cazares, quanto o Pratto, estavam livres. Na segunda etapa demoramos oito minutos para entrar e então fomos bastante incisivos, tranquilos, criamos por dentro e por fora e infelizmente para nós e para o goleiro deles, aquela parada foi determinante. Foram cinco ou seis minutos que deram uma arrefecida na nossa equipe e, depois dos 30, não estávamos com a mesma volúpia. Buscamos empatar, mas deixamos espaços para jogadores de qualidade e foi fatal para nós”, avaliou.
“Para a Série B com certeza teremos reforços”
Drubscky elogiou, ainda, o comportamento do torcedor e garantiu contratações para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro: “Mais uma vez sofremos derrota em casa e o torcedor aplaudiu. Eles são inteligentes, sabem que a equipe teve argumento. Para a Série B, com certeza teremos reforços. Agora, o perfil de jogo só vai crescer no Tupi”.
Robinho: “Queremos ganhar todos os jogos”
Queremos ganhar todos os jogos sempre. E hoje o importante é que consegui ajudar a equipe a sair com a vitória. Procurei me movimentar ali na frente, fazer o que o professor Aguirre pediu e fui coroado com dois gols”, declarou
Aguirre: “Robinho pode render mais”
O técnico argentino do Atlético, Diego Aguirre, ao ser perguntado sobre o desempenho do camisa 7 foi direto na resposta: “A entrada dele estava programada no intervalo, e apesar dos gols, acho que ele pode render mais porque está voltando, muitos dias sem treinar, então pode melhorar”, comentou.
Resultados da oitava rodada, jogos da nona rodada e classificação (fonte: site da FMF. se preferir, clique na imagem para ampliar)
Ainda no domingo, 20, em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu o Villa Nova, por 3 a 2, e se manteve na liderança do Estadual. Em Uberlândia, o Tricordiano surpreendeu os donos da casa vencendo por 1 a 0. Os resultados do final de semana acirraram as disputadas, mas ainda não foram definitivos na classificação.
Em uma partida com dois tempos distintos, onde os gols só aconteceram na volta dos vestiários, o Villa Nova superou a pressão da torcida celeste e abriu o placar, com Fábio Júnior. O Cruzeiro tratou logo de se recompor em campo e retomou a igualdade, com gol contra de Gabriel do Villa, que desviou um chute do zagueiro Manoel. Depois foi a vez de Mancini deixar sua marca para o Leão, mas os donos da casa empataram com Rafael Silva e viraram com Bruno. Com o resultado, a Raposa segue líder, com 10 pontos e o Villa é o terceiro, com 13.
O Uberlândia, que já esteve na liderança da classificação, foi derrotado pelo Tricordiano, e agora ocupa a quarta posição, com 12 pontos. A equipe do Sul de Minas precisava vencer para se distanciar da zona de rebaixamento e acabou fazendo o único gol do jogo, nos minutos finais do segundo tempo, e subindo para nono lugar.
No sábado, 19, três partidas abriram a rodada.
Classificação (fonte: site da FMF. se preferir, clique na imagem para ampliar)
Artilharia
Robinho assumiu a artilharia do estadual, com 5 gols.
Os veteranos Mancini e Fábio Júnior, ambos do Villa Nova, dividem a vice-liderança com Osman, do América, cada um com 4 gols.
Com 3 gols, estão Ewerton Maradona (Caldense), Luan (Atlético), Petter (Tricordiano) e Rafael Fernandes (Caldense).
Pelo Tupi, marcaram na competição: Michel Henrique e Rubens (2 gols cada), Hiroshi e Thiaguinho (1 gol cada). Detalhe: ao lado de Uberlândia e URT, o time juiz-forano é o pior ataque do Estadual, com apenas 6 gols.
Texto: Ivan Elias, Bruno Kaehler e Guilherme Fernandes. Comentário: Marcelo Rizzato – Toque de Bola
Texto complementar sobre outros jogos da rodada e informações da competição: site Federação Mineira de Futebol
Foto: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br