Depois da polêmica com Igor, Tupi anuncia novo treinador

Depois da saída contraditória de Igor Guerra, apresentado oficialmente como o nome ideal para ser o treinador da equipe no Módulo 2, o Tupi anunciou, na noite desta sexta-feira, dia 15, o nome de Cyro Leães como novo técnico.

Saída conturbada

O nome de Leães foi divulgado sem que a saída de Guerra tenha sido esclarecida pelo Clube.

O Tupi divulgou, na oportunidade, que Igor tinha deixado o cargo em função de graves problemas de saúde na família. Posteriormente o treinador desmentiu essa versão.

Contactados pelo Toque de Bola, o dirigente Jeferson Vítor e o treinador voltaram a se pronunciar.

Perguntamos a Igor se ele teve problemas diretamente com Jeferson, uma vez que este não teve o nome citado por Igor nos agradecimentos a pessoas com quem conviveu no curto período como treinador – sem ter feito uma partida sequer na função.

Igor respondeu: “Prefiro não acrescentar nada. Deixá-los seguir o trabalho tranquilos.
Fatos passados e vida que segue.
Não saio magoado com ninguém. As divergências não foram com o Jeferson. Na verdade não houveram (sic) divergências. Apenas leitura da minha parte sobre forma de trabalhar. Portanto decidir (sic) não continuar.
Permaneço admirando o clube com tamanha grandeza e tradição que possui”.

Já no contato com Jeferson quando questionamos o motivo da ruptura de acordo entre Igor e o Tupi, ele respondeu: “A posição do Tupi foi fundamentada nos argumentos que ele apresentou. Vida que segue. Clube trabalha pra anunciar o novo treinador o mais rápido possível, tendo em vista que no próximo dia 16 teremos uma seletiva para completar o elenco que estava sendo montado”.

Informações

Veja as informações divulgadas pelo Tupi sobre o novo profissional anunciado:

*CYRO LEÃES É O NOVO TREINADOR DO TUPI*

“O Tupi Foot Ball Club acertou a contratação do treinador Cyro Leães para a temporada 2024. O novo comandante terá a missão de levar o Galo Carijó de volta à elite do futebol mineiro.

Cyro, de 43 anos, é natural de Porto Alegre e faz parte da nova geração de treinadores do Brasil. O profissional, que é adepto a escola gaúcha de treinadores, é graduado em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício e em Gestão Estratégica. Tem mestrado em Ciências do Esporte e Doutorado em Ciências da Saúde. O treinador tem a Licença PRO e faz parte do quadro de instrutores permanentes da CBF Academy.

Leães é profissional de futebol desde 2001. Além de treinador, também foi preparador físico e auxiliar técnico. Trabalhou no exterior – Estados Unidos, Noruega, Áustria e Bahrain (tendo sido vice-campeão da Copa do Rei e da Supercopa) – e em vários clubes brasileiros, dentre os quais SC Internacional, Grêmio, América-MG, Ceará, Juventude, Botafogo-SP, Londrina e Cruzeiro.

Cyro por muitos anos foi braço direito do experiente treinador Adilson Batista, sendo auxiliar técnico por 10 anos, realizando grandes trabalhos, em especial em 2022 pelo Londrina, quando o clube brigou pela acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, e posteriormente, em 2023, pelo Botafogo, de Ribeirão Preto, chegando à terceira fase da Copa do Brasil, melhor resultado da história do clube.

O novo comandante se apresenta ao Galo dia 23 de março quando iniciará os trabalhos visando a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Ficha técnica
Nome: Cyro Garcia Soares Leães
Data de nascimento: 20/02/1981 (43 anos)
Natural de: Porto Alegre (RS), Brasil
Licença PRO da CBF Academy
✅Foi eleito como melhor técnico do ano de 2001 (futebol feminino)
✅ Melhor campanha da história do Botafogo-SP na Copa do Brasil (2023)
✅ Vice-campeão da Supercopa de Bahrain 2013/214
✅ Vice-campeão da Copa do Rei de Bahrein 2009/2010
✅ Campeão Gaúcho 2002 (feminino)
✅ Campeão Sulbrasileiro 2001 (feminino)
✅ Técnico revelação Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso 2011”

 

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Arte: Tupi

Foto: Instagram Cyro – reprodução

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário