De olho nos playoffs: veja o que a UFJF precisa para levar vaga inédita

Nona colocada na Superliga Masculina 2014/2015 com 23 pontos conquistados restando duas rodadas para o fim da primeira fase do campeonato, a Federal precisa vencer e secar os adversários para obter vaga inédita nos playoffs da competição. Matematicamente, além da UFJF, Voleisul/Paquetá Esportes (10°), Montes Claros (8°) e Ziober Maringá (7°)  têm chances de classificação.

Confira a classificação da Superliga (CBV):

Os critérios de desempate seguem os seguintes índices técnicos: número de vitórias, sets average, pontos average, confronto direto e sorteio
Os critérios de desempate seguem os seguintes índices técnicos: número de vitórias, sets average, pontos average, confronto direto e sorteio

 

Para um maior entendimento das possibilidades da UFJF, o portal Toque de Bola separou os jogos finais de cada uma das equipes que disputam as duas últimas vagas da fase de classificação do torneio. Confira:

 

Federal

jogos ufjf

A UFJF pode chegar aos 29 pontos no máximo. A equipe comandada por Alessandro Fadul tem confronto direto no Paraná na próxima rodada. A equipe visita o Ziober Maringá podendo alcançar Montes Claros e diminuir a desvantagem sobre o atual sexto colocado de cinco, para até dois pontos. Fechando a participação na primeira fase da Superliga, a UFJF é franca favorita ao receber o lanterna São Bernardo. No primeiro turno, os juizforanos venceram os dois confrontos por 3 sets a 0.

A equipe da Manchester Mineira possui o mesmo número de vitórias do oitavo lugar, Montes Claros. Com três derrotas por 3 sets a 2, no entanto, o MOC tem vantagem na pontuação. Logo, um empate em pontos entre os dois mineiros só seria possível no caso da Federal vencer uma partida a mais que Montes Claros na reta final, ultrapassando-o no primeiro critério de desempate.

Montes Claros

jogos MOC

Pela situação na tabela, a principal disputa da UFJF é com o adversário mineiro. Se a Federal tem o sexto lugar e o lanterna do campeonato pela frente, o caminho montes-clarense é teoricamente mais árduo. Apesar de realizar duas partidas em casa, o MOC receberá o Minas Tênis Clube (5°) e Vôlei Brasil Kirin (3°), equipes que ainda lutam por vaga entre os quatro melhores, conquistando vantagem nas quartas de finais da Superliga.

No primeiro turno, o MOC saiu derrotado nas duas partidas: 3 sets a 2 para o Minas e 3 a 1 para os campineiros.

Ziober Maringá

jogos Ziober

O enfrentamento entre paranaenses e juizforanos mantém viva a chance da Federal alcançar o Ziober. A equipe do levantador campeão olímpico pela seleção brasileira em 2004, Ricardinho, no entanto, faz dois jogos com mando de quadra, assim como Montes Claros, podendo selar a classificação com uma vitória sobre a UFJF ou São José dos Campos, vice-lanterna do campeonato.

A única possibilidade de empate em pontos entre Federal e Ziober é no caso dos juizforanos conquistarem seis pontos e os paranaenses perderem para São José por 3 sets a 2. Logo, as duas equipes chegariam aos 29 pontos, se igualando também no número de vitórias. A disputa passaria ao “sets average”, divisão do número de parciais vencidos sobre os perdidos. Neste dado estatístico a UFJF também leva desvantagem, com 0,732 contra 0,946 de Maringá. A única forma de ter superioridade neste critério de desempate seria com a Federal vencendo os dois jogos por 3 sets a 0, passando para 0,878. Neste caso, com a derrota para São José no tiebreak, o Maringá seria ultrapassado pelos mineiros, indo a 0,860.

Derrotado pela Federal no primeiro turno por 3 sets a 0, o Maringá se recuperou na rodada seguinte com vitória sobre São José dos Campos, no interior paulista, por 3 sets a 1.

 Voleisul/Paquetá Esportes

jogos voleisul

A equipe gaúcha, décima colocada com 22 pontos, também possui chances de classificação. Ao contrário da UFJF, no entanto, o Voleisul não pode alcançar o Ziober Maringá. Mesmo chegando aos 28 pontos, o time comandado por Paulo Roese ainda teria duas vitórias a menos que os paranaenses. Logo, o estreante na Superliga precisa secar tanto Montes Claros, quanto UFJF.

O Voleisul tem pelo caminho dois times já classificados em partidas no Sul do país: o Vôlei Canoas, fora, e o Minas, com mando de quadra. No primeiro turno houve vitória do Canoas por 3 sets a 1 e do Minas no tiebreak.

 

Texto: Bruno Kaehler com informações da CBV

Foto: Toque de Bola

Deixe seu comentário