De olho no Guarani, técnico carijó cobra forte marcação em treino sem Osmar

O intenso técnico do Tupi, Leston Junior, comandou treino de muita movimentação em campo reduzido na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no final da tarde desta sexta-feira, 27, focando a próxima partida do Carijó, pela penúltima rodada do Campenato Mineiro, domingo, 29, às 16h, contra o Guarani, em Divinópolis. A atividade não contou com a participação do goleiro Glaysson, o meia-atacante Ygor, do zagueiro Silvio, do lateral-direito Osmar e do atacante Ademilson.

Pela página do Facebook, o Toque de Bola segue os melhores momentos e informações de Guarani x Tupi pela penúltima rodada do Campeonato Mineiro, a partir de 15h30. Acompanhe pelo link https://www.facebook.com/toquedebola?fref=ts

Como de costume no Mineiro, goleiro Glaysson vem treinando à parte com o preparador Walker Campos
Como de costume no Mineiro, goleiro Glaysson vem treinando à parte com o preparador Walker Campos

Desfalques

A atividade na Federal não contou com o meia-atacante Ygor, suspenso pelo número de cartões amarelos e se tratando com gelo de leve lesão no joelho direito, o zagueiro Silvio, de fora do Estadual após sofrer lesão de grau 2 em músculo da coxa direita, e o lateral-direito Osmar, por problemas particulares, que não devem tirar o atleta da partida. Glaysson realizou treino separado, de rotina, com o preparador de goleiros, Walker Campos, e Ademilson realizou trabalho físico à parte, orientado pelo preparador Luis Augusto Alvim.

De fora do Mineiro, Silvio apenas acompanhou a atividade das arquibancadas do campo da UFJF
De fora do Mineiro, Silvio apenas acompanhou a atividade das arquibancadas do campo da UFJF

Marcação e bolas paradas

Iniciando os trabalhos desta sexta, Leston Junior dividiu o Galo Carijó em duas equipes. A considerada titular, sem goleiro, atuou com foco em rápida recuperação de bola e criação de jogadas de forma inteligente, sendo formada por Hugo Sanches, Mailson, Fabrício Soares e Thiaguinho; Genalvo, Bruno Arrabal, Ulisses e Marco Goiano; Rafael Assis e Daniel Morais.

O time adversário, procurando sempre roubar a bola e valorizar sua posse, teve Gonçalves; Davi, Paulão, Davy e Emerson; Noé, Arilson, Marcinho e Paulinho; Danilo. As bolas paradas também foram praticadas com ênfase durante o treinamento, com Ulisses e Marco Goiano realizando as cobranças. O estilo do novo treinador carijó é, segundo o próprio, necessário pelo atual cenário da modalidade.

“Esse é o jeito que eu entendo que é o futebol hoje. De intensidade, uma marcação próxima e agressiva na medida certa, mas também de muita organização e qualidade técnica, e vamos procurar trabalhar em cima disso. Obviamente não é de hoje para amanhã que você consegue dar o nível ideal para a equipe, mas vamos procurando acelerar o processo para que o time tenha esse comportamento o quanto antes”, explicou o comandante alvinegro.

Resposta dos atletas

Leston Junior se mostrou surpreendido com o feedback do elenco, parando o treino para elogiar o comportamento dos jogadores em diversas oportunidades: “Foi até superior (feedback). O nível de comprometimento deles em pegar aquilo que estamos passando está muito alto. Fico feliz, porque esse processo fica muito difícil por estarmos no meio de um campeonato, porque muda uma filosofia, já que cada um tem uma maneira de ver o futebol, o que não quer dizer que era certo ou errado. E os atletas têm se empenhado muito em conseguir assimilar o que estamos passando. O aspecto técnico e tático só o tempo vai fazer com que a gente melhore”, revelou.

Marco Goiano de volta

Por maior qualidade no passe e força nas bolas paradas, o meio-campista Marco Goiano vem treinando novamente entre os titulares e deve começar a partida contra o Guarani. O jogador se mostrou motivado com a vaga entre os 11 iniciais, visando garantir, ainda, sua presença no elenco da Série C: “Minha cabeça está boa e estou bastante focado nesses dois jogos, até porque quero permanecer aqui, como todo mundo. Vontade, disposição e técnica a gente sabe que tem. Agora é buscar estar sempre focado e não perder a posse de bola. Sabemos que faltou isso nos outros jogos, mas essa semana creio que foi perfeita e vamos fazer um grande jogo lá”, analisou Goiano.

Após quase uma semana de trabalho com o novo treinador, o jogador ex-Macaé ressaltou algumas das principais características do sucessor de Felipe Surian no comando do Galo juizforano: “Ele (Leston) é um cara mais tático. Gosta de trabalhar bastante em cima dos erros. Ele viu nossos jogos e tentou consertar durante a semana o que mais erramos. Cada um tem uma filosofia de trabalho, são todos excelentes profissionais, mas a equipe está focada para fazer um grande jogo domingo” finalizou.

Muito orientado por Leston Junior, o meia Marco Goiano voltou a treinar como titular
Muito orientado por Leston Junior, o meia Marco Goiano voltou a treinar como titular

Volante e zagueiro à disposição

Após o meio-campista defensivo carijó, Bruno Arrabal, ser suspenso por dois jogos pelo TJD da Federação Mineira de Futebol (FMF) pela expulsão contra o Villa Nova, o departamento jurídico do Tupi conseguiu efeito suspensivo da punição e o atleta poderá estar em campo contra o Guarani. Sabendo disto, Leston Junior utilizou o jogador na equipe principal durante o treinamento.

Já o zagueiro Paulão foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e pode realizar sua estreia pelo Tupi.

Com efeito suspensivo, volante Bruno Arrabal deverá estar em campo contra o Guarani
Com efeito suspensivo, volante Bruno Arrabal deverá estar em campo contra o Guarani

Dívidas com arbitragem

Ainda nesta semana o Carijó foi multado pelo não pagamento de duas tavas de arbitragem, referentes aos confrontos contra o Boa e Villa. O Alvinegro de Santa Terezinha tem 15 dias a partir da decisão do TJD para quitar o débito e foi penalizado com multa de R$100 por jogo. No caso do não cumprimento, o Galo pode perder pontos no Mineiro. O Toque de Bola não conseguiu entrar em contato com a direção do Tupi.

 

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Toque de Bola

Deixe seu comentário