
O quinto colocado, Bahia de Feira, recebe o quarto, Tupynambás, nesta sexta, dia 27, às 16h, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Será confronto direto pela quarta e última vaga do Grupo A6 para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2020.
Para avançar, só a vitória interessa aos donos da casa. Os visitantes têm a vantagem do empate.
Após 13 rodadas, Tremendão e Baeta estão de volta ao começo. Os dois se enfrentaram, pela primeira vez, na rodada inicial desta edição do campeonato. O jogo terminou com a vitória de virada do Baeta, por 2 a 1, em Juiz de Fora.
Campanha baiana

Doze rodadas depois, o Bahia de Feira está em quinto, com 18 pontos, obtidos em 5 vitórias e 3 empates. E perdeu cinco vezes.
Até o momento, oscilou entre o quarto e o sexto lugares, com aproveitamento de 46%. O time marcou 20 gols e levou 15, tem saldo de cinco gols. Somou 36 cartões amarelos e dois vermelhos, o meia Jefferson e o treinador José Arnaldo Lira de Araújo, ambos no turno.
Depois de apresentar a equipe na série Raios-X e na avaliação ao final do turno da primeira fase, o Toque de Bola se debruçou sobre as estatísticas do time baiano no returno e no geral.
No esquenta para a decisão, conheça detalhes da participação do Bahia de Feira até agora na série D.
Desempenho no returno
Nos seis jogos a partir da oitava rodada, o Bahia de Feira teve um desempenho equilibrado: duas vitórias (Palmas e Villa Nova), duas derrotas (Gama e Caldense) e dois empates (Atlético de Alagoinhas e Brasiliense), somando oito pontos.
Detalhe é que a partida contra o Baeta vai ser o fiel da balança: até agora, a campanha foi igual fora e dentro de casa: uma vitória, uma derrota e um empate. Quatro pontos como mandante, e quatro como visitante.
Comparando os resultados, no returno, o Bahia de Feira perdeu para a Caldense, a quem tinha vencido no turno; somou 1 ponto contra o Atlético de Alagoinhas, para quem perdeu no turno e marcou quatro gols a mais contra o Palmas.
Repeteco

Dois jogos tiveram placares repetidos: vitórias por 2 x 0 contra o Villa Nova e empates em 1 a 1 contra o Brasiliense.
Entre o fim do turno e o início do returno. O Tremendão enfrentou um período de quatro jogos sem vitórias: foram três derrotas, em duas partidas contra o Gama e outra contra a Caldense e um empate com gosto de vitória, contra o Atlético-BA, que foi o jogo maluco da 10ª rodada. O Bahia virou o primeiro tempo perdendo por 3 a 1 e conseguiu empatar na etapa final.
Gols
Avaliando especificamente entre a oitava e a 13ª rodada, o Bahia de Feira marcou 11 gols, sendo que quase a metade foi contra o Palmas, na goleada de 5 a 0. Os outros três foram no empate com o Atlético de Alagoinhas. Estas duas partidas foram disputadas na Arena Cajueiro.
Artilharia compartilhada
Mais três gol foram marcados no empate com o Brasiliense e na vitória contra o Villa Nova, ambos jogos como visitante. Seis gols foram marcados no segundo tempo e cinco na etapa inicial.

Entre os artilheiros, Jefferson balançou a rede três vezes. Emílio, Deon e Menezes, marcaram duas vezes cada. Breno e Capone fizeram um gol cada.
O Bahia de Feira sofreu seis gols, sendo quatro nos jogos em casa (contra Gama e Atlético de Alagoinhas) e dois como visitante (Caldense e Brasiliense).
Cartões
No returno, não teve jogadores expulsos, mas levou 16 cartões amarelos. Quatro deles foram para o volante Capone.
O atacante Deon e o zagueiro Emílio levaram dois cada. Kel Baiano, Jaildo, Jefferson, Tico, Jarbas, Breno e Eduardo e o treinador de goleiros, Ivanilson dos Santos, completam a lista dos advertidaod.
Mandante x visitante
Neste aspecto, a notícia não é boa para o Baeta. Jogando em casa, na Arena Cajueiro, o Bahia de Feira somou 11 pontos, marcou 14 gols e sofreu cinco. No entanto, foram três vitórias contra adversários que estavam abaixo dele na tabela: Villa Nova, Caldense (ambas no turno) e Palmas (no returno).
Contra adversários acima dele na tabela, o desempenho foi de uma derrota, para o Gama (na abertura do returno) e dois empates, com o Brasiliense (no turno) e o Atlético de Alagoinhas (no returno).
Nos jogos como visitante, obteve duas vitórias: contra o Palmas (no turno) e o Villa Nova (no returno); um empate com o Brasiliense (no turno) e quatro derrotas, contra Baeta, Atlético de Alagoinhas e Gama (no turno). A única derrota fora de casa no returno foi na nona rodada, contra a Caldense.
Campanha do Bahia de Feira na Série D em números:
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da CBF, site e perfis oficiais.
Fotos: reprodução CBV TV/Mycujoo; Bahia de Feira/Instagram; e Gustavo Moreno/Especial Metrópoles.
Artes: Toque de Bola com informações da CBF.