O Brasil teve mais uma noite histórica nos Jogos de Londres 2012. Nesta terça-feira, 4, Daniel Dias bateu o recorde mundial dos 100m Peito SB4, com o tempo de 1m32s27, três segundos e meio abaixo da marca que havia estabelecido de manhã. “Foi surpreendente. Pela manhã já tinha ficado surpreso com meu resultado. Essa é a minha prova mais fraca. Por isso treinei muito esse ano”, explicou Daniel. “Recorde é sempre bom, ainda mais um que não esperava.”
A medalha foi a sétima dourada de Daniel, o que faz dele o maior campeão paralímpico do Brasil, superando os seis ouros do também nadador Clodoaldo Silva. “Nem tinha pensado nisso. Prefiro responder no final dos Jogos. Agora estou focado na competição”, desconversou Daniel. “Agora é descansar o máximo possível. A essa altura tem que priorizar, dormir e comer direitinho.”
Ivanildo Vasconcelos foi o sétimo colocado na prova, com 1m52s84, e se despediu dos Jogos de Londres. “Fiquei feliz. Consegui me manter na posição que já ocupava no ranking mundial”, avaliou.
André Brasil foi medalha de prata nos 100m Costas S10, com o tempo de 1m00s11. O brasileiro ficou apenas 10 centésimos atrás do americano Justin Zook, que bateu o recorde mundial da prova, com 1m00s01.
“Esperava fazer menos de um minuto. Mas estou feliz. É uma prova que eu não treino e mesmo assim, saí de um quarto lugar em Pequim para a prata aqui”, explicou André, que chegou a Londres com a meta de conquistar seis medalhas, e já tem quatro (dois ouros e duas pratas). “Está dentro do esperado, de subir ao pódio em todas as minhas provas individuais. Fico chateado, pois tinha projetado algumas medalhas de ouro e os 100m Costas era uma delas”, lamentou.
Texto: Comitê Olímpico Brasileiro