
O sinal de alerta foi ligado em Santa Terezinha. Desde o fim da última rodada do grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tupi é o primeiro time fora da zona de rebaixamento (veja arte abaixo).
Se não vencer o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, neste sábado, às 16h, na 14ª série de jogos da chave, corre sério risco de terminá-la entre os dois times da região de degola.
Para tentar escapara da situação incômoda na competição, o técnico do Tupi, Eugênio Souza, e a diretoria do Carijó resolveram dispor de todas as armas.
Os treinos da última semana foram fechados para não haver pistas ao comandante adversário, Léo Condé, que começou no futebol em Santa Terezinha.
Muitos desfalques
Eugênio perdeu três atletas de seu elenco em cinco dias entre o fim da última semana e o início dessa. O centroavante Patrick, que pertence ao Fluminense, rescindiu com o Carijó para se transferir para a Suíça.
O zagueiro Wellington teve uma lesão no menisco do joelho esquerdo na derrota por 3 a 1 para o Cuiabá. Já o meia Andrey foi desligado do clube após ter um vídeo postado na internet no qual aparece em uma festa após o mesmo revés.

Além das baixas do elenco, Souza não poderá contar com as atacantes Paulinho e João Vítor, que levaram o terceiro cartão amarelo. Sem um centroavante de ofício desde o jogo contra o Cuiabá, já que Reis – único atleta com essas características no grupo – ainda se recupera de lesão no joelho direito, o treinador deve optar novamente por um ataque de mais movimentação.
Opções para escalar
Nos últimos dias, Eugênio tem quebrado a cabeça para definir quem entra no time titular contra o Botafogo. Na zaga, a substituição é natural, já que Mateus vinha jogando e volta no lugar de Wellington. Já para o ataque, sem o titular Paulinho e seu substituto habitual João Vítor, Souza pode até mesmo mudar o esquema, adiantando o lateral-esquerdo Magalhães e com Kalu entrando na lateral. Outra opção seria a volta do meia Diego Luís à equipe.
O comandante carijó testou as formações me trabalhos sem a presença de público ou imprensa. Assim, espera confundir com o segredo o técnico do Botafogo, Léo Condé. Isso porque qualquer vantagem para o Tupi será importante. Caso não vença neste sábado, o clube local pode ser ultrapassado pelo Volta Redonda, que recebe, às 18h, o Luverdense.

O adversário
Condé quer que seu time retome o caminho das vitórias. Vindo de duas derrotas nos últimos dois jogos, o Botafogo conta com o jogo novamente em seus domínios para voltar a vencer. No Santa Cruz, o time de Ribeirão Preto está invicto na Série C. Sem problemas, o técnico do Botinha deve manter os titulares para o confronto com o Tupi.
Botafogo-SP x Tupi
Estádio Santa Cruz – 16h
Árbitro: Edmar Campos Encarnação
Assistente 1: Marcos Santos Vieira
Assistente 2: Uesclei Regison Pereira dos Santos
Botafogo-SP: Tiago Cardoso; Lucas Mendes, Carlos Henrique, Plínio e Peri; Serginho, Yuri e Tchô; Pimentinha, Felipe Augusto e Caio Dantas. Técnico: Léo Condé.
Tupi: Vilar, Rodrigo Dias, Sidimar, Mateus e Kalu (Magalhães); Marcel, Léo Costa, Léo Salino e Magalhães (Diego Luís); João William e Potita. Técnico: Eugênio Souza.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: Marina Proton/Tupi FC
Artes: Toque de Bola com informações da CBF