
O fim de semana apontou os finalistas da Série C do Campeonato Brasileiro 2018, no qual o Tupi terminou rebaixado na penúltima posição do grupo B ao final da primeira fase.
Na disputa das semifinais, o Cuiabá-MT superou o Botafogo-SP, no sábado, dia 8, em Ribeirão Preto, por 3 a 0, e o Operário-PR passou pelo Bragantino-SP, no domingo, dia 9, em Ponta Grossa, fazendo 4 a 2 nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal.
Datas definidas
Assim, o Dourado e o Fantasma farão a decisão da Terceira Divisão. O primeiro dos dois jogos foi marcado para o próximo domingo, dia 16, 15h30, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. O Cuiabá, pelo número de vitórias na soma das fases, tem melhor campanha na Série C e prioridade para o mando da segunda e decisiva partida. O jogo de volta está marcado para o dia 22, às 19h, na Arena Pantanal
Em Ribeirão Preto

Para avançar à final, o Cuiabá surpreendeu o Botafogo – comandado pelo ex-técnico do Tupi, Léo Condé, e dos juiz-foranos Marcelinho e Leandro Salino –, em pleno Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto, no sábado, dia 8.
Logo aos 3 minutos, em contra ataque rápido, o centroavante Jenison recebeu da esquerda e, sem goleiro, abriu o placar para os visitantes.
O gol fez os donos da casa saírem para o ataque. O goleiro Victor Souza, outro ex-carijó envolvido na partida, salvou o Cuiabá cabeçada forte do atacante Elder Santana, também ex-jogador do Tupi, os 15 minutos. Aos 33, o Dourado ampliou, com o lateral-esquerdo Danilo batendo cruzado.
No segundo tempo, o Botafogo pressionou. Mas quem ampliou foi Jenison, em chute da meia-lua, aos 29. O gol deu números finais ao jogo em 3 a 0 o para os cuiabanos que haviam empatado em 0 a 0 com os paulistas em casa.

Em Ponta Grossa
Na semifinal de domingo, dia 9, o equilíbrio da partida de ida se repetiu, e o marcador, assim como o jogo em Bragança Paulista, não se mexeu.
O novo 0 a 0 no tempo normal levou a decisão da vaga na final da Série C para os pênaltis.
A série de cobranças foi do goleiro Simão, do Operário. O arqueiro do Fantasma pegou duas cobranças seguidas e, com seus companheiros confirmando todas as suas batidas, o clube paranaense se classificou para a decisão com o placar de 4 a 2 nas penalidades.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações da CBF
Fotos: José Tramontin/Operário, Raul Ramos/Agência Botafogo e Facebook Operário Ferroviário Esporte Clube