Teófilo Otoni (MG), 23 de abril de 2011
Em mais uma atuação de gala na temporada, o Cruzeiro goleou o América-TO por 8 a 1, no início da noite deste sábado, 23, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, na primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro BMG e se aproximou ainda mais da decisão da competição.
Montillo, três vezes, Léo duas vezes, Henrique, Gilberto e Wallyson marcaram os gols da Raposa, que volta a enfrentar o América-TO no domingo, dia 1 de maio, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e garante vaga na final até se perder por sete gols de diferença.
Mas antes da definição da vaga na final do estadual, o Cruzeiro terá pela frente o Once Caldas, em Manizales, na Colômbia, na primeira partida das oitavas de final da Copa Santander Libertadores.
O jogo começou disputado, concentrado no meio-de-campo, com muita marcação das duas equipes. Empurrado pela sua torcida e animado pelo fato de disputar a semifinal do Mineiro pela primeira vez, o América-TO passou a se arriscar mais no ataque.
Aos 6 minutos, Luizinho cruzou para a área, Júnior Pereira subiu mais que a zaga celeste e cabeceou para fora, por cima do gol de Fábio. Pouco tempo depois, Wellington Bruno cobrou falta e Fábio fez grande defesa.
A Raposa segurou o ímpeto do time da casa e, após os 15 minutos, passou a dominar a partida e foi em busca da vitória. Henrique e Thiago Ribeiro tiveram chances para abrir o marcador, mas finalizaram mal, para fora.
Aos 21 minutos, o volante da seleção brasileira Henrique teve outra oportunidade, mas desta vez não vacilou e marcou, após passe preciso do argentino Montillo. Cruzeiro 1 x 0.
A Raposa era soberana no jogo e não demorou a ampliar, em uma excelente jogada do time cinco estrelas, aos 31minutos. No lance, Gilberto tocou para Wallyson. O atacante deu o passe para Thiago Ribeiro, que deixou Gilberto na cara do gol e o meia concluiu bonito. Cruzeiro 2 x 0.
O América-TO, no final da primeira etapa, chegou com perigo duas vezes. Na primeira, em contra-ataque, Leandrinho tentou surpreender Fábio e chutou rasteiro, de fora da área e o goleiro azul segurou firme. Na outra, Rogério Ávila recebeu cruzamento dentro da área e cabeceou para fora.
Show de gols
O time cinco estrelas voltou para o segundo tempo da partida com a mesma formação e, como aconteceu na primeira etapa, teve que suportar uma pressão inicial do adversário, que partiu para cima da Raposa.
Logo no primeiro minuto, Jonatas Obina tabelou com Rogério Ávila e chutou forte, obrigando Fábio a fazer uma difícil defesa. Jonatas Obina tentou novamente, de longe, para fora.
Aos 8 minutos, após boa jogada de Roger, o meia estrelado cruzou na medida para o zagueiro Léo fazer mais um e aumentar a vantagem cinco estrelas. Raposa 3 x 0. Pouco tempo depois, aos 15 minutos, em outro cruzamento preciso, Roger colocou Léo novamente na cara do gol. O zagueiro não vacilou e marcou o segundo dele no jogo. Cruzeiro 4 x 0.
A Raposa manteve a pressão e, dois minutos depois, ampliou a goleada, através do argentino Montillo, que recebeu passe açucarado de Gilberto, e chutou colocado. Cruzeiro 5 x 0. O time da casa marcou o gol de honra aos 20 minutos, em chute de Wellington Bruno, da entrada da área, sem chance alguma para Fábio.
O Cruzeiro, mesmo com a vitória praticamente garantida, não diminuiu o ritmo e continuou atrás de uma maior goleada, que acabou acontecendo, com um gol de pênalti marcado pelo craque Montillo, aos 30 minutos. Cruzeiro 6 x 1.
Mas o show não parou por aí e, três minutos depois, Montillo, em jogada de pura habilidade, marcou um golaço, chutando por cima do goleiro Fábio Noronha. 7 x 1. Na sequência, Wallyson teve chance de marcar o dele e acertou o travessão. Mas, aos 40 minutos, Wallyson finalmente fez o dele, aumentando ainda mais a goleada estrelada. Cruzeiro 8 x 1.
AMÉRICA-TO 1 X 8 CRUZEIRO
Motivo: 1º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro BMG
Local: estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni
Data: 23/04/2011 (sábado)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento-AL (Asp. FIFA)
Gols: Henrique, aos 21 min, e Gilberto, aos 31 min do 1º tempo; Léo, aos 8 min e aos 15 min, Montillo, aos 17 min, aos 30 min e aos 33 min, Wellington Bruno, aos 20 min, e Wallyson, aos 40 min do 2º tempo
AMÉRICA-TO
Fábio Noronha; Osvaldir, Luiz Henrique, Júnior Pereira e Bruno Barros; Araújo, Wellington Bruno, Kassio (Leandrinho) e Luizinho; Jonatas Obina e Rogério Ávila (Cris)
Técnico: Gilmar Estevam
CRUZEIRO
Fábio; Pablo (Leandro Guerreiro), Gil, Léo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Thiago Ribeiro (Farías) e Wallyson
Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Leandrinho e Jonatas Obina (América-TO); Montillo, Gil e Fábio (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Luiz Henrique (América-TO)
Texto: Cláudio Antônio – site do Cruzeiro
Foto: Arquivo/Vipcomm