Corrida da UFJF: Amanda cai na largada. Eberth comemora tri. Gemacon Tech e SuperAmigos brilham entre equipes

A manhã deste domingo, 27, foi de muita animação, disposição e superação no Campus da UFJF. Com aproximadamente 2.200 pessoas inscritas somente para a prova dos adultos, a 4ª Corrida e Caminhada da UFJF sagrou o seu sucesso com Eberth Silvério, de 27 anos, e com Amanda de Oliveira, de 17 anos.

Eberth vence mais uma: "Consegui impor um ritmo bom"
Eberth vence mais uma: “Consegui impor um ritmo bom”

Comemorando o seu tricampeonato na prova, Eberth explica que treina a modalidade há sete anos e fala sobre a iniciativa da Universidade em apoiar o esporte: “Acho muito legal iniciativas como esta, pois abrangem todas as pessoas integrando atletas e amadores. Antes de uma disputa, a corrida é uma atividade física. A Corrida da UFJF é uma prova boa, rápida e ideal para buscar tempo. Graças a Deus consegui impor um ritmo bom e agora é continuar treinando bem e fazendo um pouco mais de velocidade para conseguir mais pódios”.

Amanda: segunda vitória consecutiva no Ranking oficial da cidade
Amanda: segunda vitória consecutiva no Ranking oficial da cidade

De forma simples e animada, a vencedora da categoria feminina que veio de Mercês/MG explica como chegou ao primeiro lugar: “Gostei muito da corrida e tudo valeu a pena, mesmo que eu não tenha tido a oportunidade de treinar muito, pois corro sozinha. A minha maior dificuldade foi na largada porque eu caí. Me ajudaram a levantar e consegui tomar frente para vencer. Acho a iniciativa da UFJF muito boa, pois a atividade faz bem para a saúde de todos. Achei tudo muito lindo e agora eu pretendo continuar correndo para me tornar uma grande atleta”.

O reitor da Universidade, professor Henrique Duque, esteve presente no evento e aproveitou a oportunidade para visitar todos os stands montados na praça cívica. Em meio aos tantos encontros, o Reitor falou sobre a relação da UFJF com o esporte: “A ligação da Universidade com a área esportiva tomou essa proporção há seis anos na nossa gestão e, inclusive, essa era uma das plataformas da nossa campanha. Diante de todas as melhorias que alcançamos no que diz respeito ao esporte posso dizer que vale a pena em todos os sentidos. Além da atividade física, o esporte tira a juventude de um caminho inadequado, estimula a qualidade de vida em termos inclusive sociais e é um incentivo ao lazer, ao estudo e à vida. Este é o principal motivo que leva a Universidade a investir em eventos como este e nós temos acertado em cheio”.

Um dos envolvidos na organização do evento, Eduardo dos Santos destacou os diferenciais da corrida deste ano: “Acho muito interessante a Universidade estar inserida no ranking municipal. A UFJF tem muita credibilidade e ter uma equipe como esta gerenciando uma prova com toda esta força é muito bom. O que faz a corrida são as pessoas com sua alegria e motivação e ter 2480 inscritos nos dois dias de prova é um resultado surpreendente para todos nós”.

Equipes

Ao contrário do que muitos pensam, não só os atletas individuais são consagrados após a prova. As equipes também têm espaço cativo na disputa e comprovam a importância da união entre os atletas.

Pódio feminino das equipes na 4ª Corrida da UFJF
Pódio feminino das equipes na 4ª Corrida da UFJF

Primeira colocada na categoria feminina, a Gemacon Tech comprovou que não existem limitações para ter qualidade de vida e festejou a segunda vitória consecutiva na prova. “Para nós é muito bom pois a empresa que nos patrocina não nos cobra a vitória. Eles são patrocinadores pelo próprio incentivo ao esporte. Todas as 10 integrantes da equipe têm mais de 40 anos. Isso prova que o esporte é realmente para todos”, explicou Mariângela Genevain, de 52 anos.

Pódio masculino das equipes na 4ª Corrida da UFJF
Pódio masculino das equipes na 4ª Corrida da UFJF

A equipe Super Amigos levou a melhor entre os homens. “Somos 30 atletas que começaram a correr em 1990 e não pararam mais. A atitude do Reitor em promover o esporte na cidade é louvável e, entre as características de destaque da prova, posso citar o alto nível técnico e de organização e a preocupação e carinho com todos os participantes. Nesses 24 anos nós corremos muitas provas pelo país afora e a da Universidade não deixa nada a desejar em termos de organização e técnica. Só temos elogios a fazer”, destacou Fernando Costa.

Colocação por equipes

Masculino:

1) SuperAmigos

2) SaudePerformance

3) VidAtiva

Clique sobre o anexo abaixo para conferir o resultado final extra-oficial por equipes masculino:

EQUIPE MASCULINO UFJF

 

 

Feminino:

1) Gemacon Tech

2) SaudePerformance

3) Clube Bom Pastor

Clique sobre o anexo abaixo para conferir o resultado final extra-oficial por equipes feminino:

EQUIPE FEMININA UFJF

 

obs: de acordo com o regulamento, os resultados divulgados logo após a prova são extra-oficiais. É estipulado um prazo de cinco dias úteis para reclamações. A coordenação avalia as reclamações dentro desse prazo estipulado e em seguida publica os resultados, estes sim considerados definitivos

Atividades

Para promover maior interação com a comunidade, a 4ª Corrida e Caminhada da UFJF sediou um espaço de lazer e bem-estar montado dentro do Campus, onde foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para públicos de todas as idades.

Reunindo uma gama de opções para os presentes, o evento contou com a participação da Atlética da Faculdade de Medicina, das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Elétrica, Nutrição, da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (CAEFI), do Centro de Educação a Distância (Cead) e de outros parceiros.

O pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura, explicou o propósito do Cead na Corrida: “Neste ano o Cead trouxe a divulgação de uma ação que nós fazemos nos polos onde temos cursos a distância. Esta atividade é chamada de Cultura Para Toda Parte e tem como objetivos fazer com que os nossos estudantes que estão nos polos distantes do Campus tenham também esse sentimento de pertencimento à Universidade e que tenham atividades culturais desenvolvidas dentro do seu currículo acadêmico. O Cultura Para Toda Parte vai acontecer aqui na praça cívica e no Cine-Theatro Central no mês de junho”.

Disponibilizando aferição da pressão arterial e testes de glicemia e de urina, a Atlética da Faculdade de Medicina atendeu atletas e comunidade no Campus. “A Atlética é o órgão dentro da faculdade que estimula o esporte entre os alunos, porque a gente acredita muito nessa ideia e na população em geral. O esporte é muito importante para manter os níveis de pressão e de glicemia e todas as vezes que somos convidados pela Reitoria viemos com o maior prazer, como forma de estimular a prática do esporte e os cuidados com a saúde”, destacou o presidente da Atlética e estudante do 8º período de Medicina, Manoel Sette.

Já a CAEFI levou para o seu stand a sensibilização de crianças e adultos a respeito das deficiências. “A Coordenação existe desde 2009 e o nosso objetivo principal é permitir que o deficiente tenha condições igualitárias às das pessoas ditas normais na entrada para a faculdade. Quando o aluno se inscreve e ele tem deficiência, a gente procura minimizar as dificuldades para que ele possa concorrer a vaga de igual para igual com todos”, finalizou Rita Brito, Gerente executiva da Coordenação de Acessibilidade.A 4ª Corrida e Caminhada da UFJF é realizada pela própria Universidade, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e da Fadepe.

 

Textos e informações: assessoria (ETC) e Marcus Vinicius da Silva

Fotos pódio masculino e feminino geral: Alexandre Dornelas – UFJF

Fotos equipes: ETC

obs: de acordo com o regulamento, os resultados divulgados logo após a prova são extra-oficiais. É estipulado um prazo de cinco dias úteis para reclamações. A coordenação avalia as reclamações dentro desse prazo estipulado e em seguida publica os resultados, estes sim considerados definitivos

Este post tem um comentário

Deixe seu comentário