Rio de Janeiro (RJ), 16 de novembro de 2011
Vasco e Corinthians jogam na noite desta quarta-feira, 16, buscando permanecer nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O time carioca enfrenta o Palmeiras no Pacaembu. Já o Corinthians encara o desesperado Ceará, que está na zona do rebaixamento, em Fortaleza.
Outros destaques nesta quarta são as buscas de Fluminense e Botafogo na reabilitação e na manutenção das chances de título. O tricolor recebe o Grêmio no Engenhão, às 20h30, mesmo horário de América Mineiro e Botafogo, em Sete Lagoas. A partida de Sete Lagoas chegou a ser anunciada extra-oficialmente para Juiz de Fora, mas depois de a equipe mineira vencer o Corinthians a diretoria do Coelho mudou de ideia e manteve o mando de campo para a Arena do Jacaré.
Jogos da 35ª rodada: quarta, 20h30, Fluminense x Grêmio, América Mineiro x Botafogo, Internacional x Bahia e Atlético-PR x São Paulo; quarta, 21h50, Palmeiras x Vasco, Avaí x Cruzeiro e Ceará Corinthians; quinta, 20h30, Santos x Atlético-GO, Flamengo x Figueirense e Atlético Mineiro x Coritiba.
Veja matérias sobre a dupla Corinthians e Vasco, veiculadas no site da ESPN Brasil:
Torcida apoia treino do Vasco
A torcida do Vasco compareceu em grande número a São Januário no único treino antes do jogo contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela 35ª rodada do Brasileirão. O elenco cruzmaltino fez apenas um treino recreativo antes da viagem para São Paulo.
A novidade foi o meia Felipe, que tinha sentido dores musculares na coxa durante a vitória no clássico contra o Botafogo por 2 a 0, no domingo, treinou normalmente e deve começar o jogo.
Com 61 pontos e ao lado do Corinthians na liderança, o Vasco tem um desfalque certo: o volante Rômulo, suspenso por causa da expulsão no dérbi. O treinador Cristóvão Borges ainda não confirmou o time, mas o nome mais forte para substituí-lo é o de Nilton, que vem atuando nas últimas partidas.
A dúvida fica por conta do sistema tático que Cristovão vai usar contra o Palmeiras: contra o Botafogo, ele nao utilizou atacante de referência, preferindo adiantar Diego Souza e deixar Élton e Alecsandro no banco. Se voltar com Diego Souza para o meio, Élton será o titular.
Corinthians espera “ajuda” do rival
A ajuda que vir do Palmeiras diante do vice-líder Vasco, em confronto simultâneo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, será lucro. Já em vantagem sobre o time carioca por ter uma vitória a mais, o líder Corinthians promete pensar só em seu compromisso quando subir ao gramado do Presidente Vargas às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira para pegar o Ceará e, para não depender de ninguém, precisa quebrar um incômodo tabu que já dura quase quatro meses.
Desde o dia 20 de julho, na longínqua 10ª rodada, o time comandado por Tite não consegue emplacar duas vitórias consecutivas. Na ocasião, superou, nesta ordem, Internacional [1 a 0] e Botafogo [2 a 0]. A partir daí viveu uma série sem triunfos e, quando eles voltaram, foram sempre intercalados com derrotas ou empates.
A equipe alvinegra soma os mesmos 61 pontos que o Vasco e teoricamente segue tendo confrontos menos complicados, já que seus próximos dois adversários (Ceará e Atlético-MG) tentam subir na tabela para fugir da zona de rebaixamento à segunda divisão. Teoricamente, porque nos três jogos passados o Corinthians obteve seis pontos (perdeu para América-MG), sofrendo mais do que o esperado diante dos ‘rebaixáveis’ Avaí e Atlético-PR.
“Existem grandes profissionais, que vão honrar a camisa do Palmeiras, porque é assim que tem que ser, porque é o clube que paga o salário e, acima de tudo, têm que ter profissionalismo. Mas não tenho muito que falar do Palmeiras. Nosso foco é o Ceará”, avalia o atacante Emerson.
“Foram as provas de que não vai ter jogo fácil nesse campeonato, não tem essa de zona de rebaixamento. Ninguém quer virar o ano sabendo que terá que disputar a segunda divisão em 2012. Vai ser mais um jogo difícil”, avisa Emerson. “Times considerados pequenos estão tirando pontos dos grandes. Os que estão embaixo estão tirando pontos dos que brigam pelo título. Se perdemos pontos em jogos teoricamente mais fáceis, poderemos abrir mão do título”, completa.
Para esta partida, Tite terá quatro baixas. As principais são o volante Paulinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o meia Alex, com dores musculares na coxa esquerda. Outros dois, atualmente reservas da equipe, também não viajaram a Fortaleza: o zagueiro Chicão e o atacante Jorge Henrique, ambos com dores musculares na coxa direita. Em contrapartida, o centroavante Adriano foi relacionado mais uma vez e viajou pela primeira vez com o restante da delegação desde que foi contratado, e o lateral direito Alessandro está de volta de suspensão automática.
[wpfootball id_league=3 id_template=2]