Os pênaltis marcaram a manhã de jogos deste domingo, 30, pela Copa Bahamas Prefeitura de Futebol Amador, no Estádio José Paiz Soares, do Tupynambás. Isto porque as equipes do Rezato, na categoria super master, do Moreira FC, na master, e Cruzeiro, no juvenil, foram campeãs após empatarem suas partidas no tempo regulamentar e decidirem os títulos nas cobranças de penalidades. Entre os adultos, principal categoria da competição, o Oba Oba venceu o LFC por 1 a 0, gol de Victor, e se garantiu na decisão do torneio, contra o próprio adversário deste domingo, que já havia se classificado. Na outra partida, o América do Progresso derrotou o Tricolor também por 1 a 0, placar que eliminou as duas equipes.
A decisão da categoria adulta ocorre no domingo, 7, às 10h10, também no campo do Tupynambás. Além desta final, outras duas estão agendadas para o mesmo dia, encerrando a competição: às 8h, abrindo as partidas do domingo, a garotada das equipes do Centro de Futebol Zico/JF e Sport Club Juiz de Fora decidem o título na categoria dente de leite. Em seguida, às 9h, é a vez de Bonsucesso e UFJF decidirem quem leva o ouro na categoria mirim.
Confira, clicando sobre o anexo abaixo, o boletim 15 da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador:
Boletim 15 – 2014
Na primeira decisão do dia, pela categoria super master, Rezato e Alegria Somotor empataram sem gols em partida equilibrada, com poucas chances de gol para os dois times. A disputa de pênaltis foi tão pareada que cada time bateu realizou 11 cobranças até sair o vencedor. No fim, 5 a 4 para o Rezato, com direito a gol e defesas importantes do goleiro Reginaldo, um dos destaques da partida.
“Nosso time da Rezato vem a nove campeonatos sendo favorito e há três chegamos na final e não vencemos. Esse título é muito especial por isso e pelos 11 pênaltis de cada equipe. Consegui defender quatro e converter um, graças a Deus. Procuro esperar o máximo possível e olhar nos olhos do adversário, observando sua postura não apenas na hora da penalidade, como no jogo também. Essa tática sempre deu certo!”, contou Reginaldo, que também fez questão de elogiar a organização do torneio e cobertura da imprensa.
Final Super Master: Grupo Rezato 0 (5) x (4)0 Alegria Somotor
Destaques do torneio e jogo, premiados pelos organizadores do torneio: Márcio e Reginaldo, da Rezato, e Arnaldo e Bigode (goleiro), do Alegria Somotor.
“O campeão voltou”
Com o grito incessante do torcedor, o tradicional Moreira Futebol Clube comemorou o título master da competição após empatar em 0 a 0 com o Bandeirantes e, nos pênaltis, vencer por 3 a 1. Em outra partida com muita marcação e poucas oportunidades de gol, quem mais se destacou, ao lado da torcida do time campeão, que não parava de cantar, foi o goleiro Cláudio Pita, do Moreira, após ótima atuação na partida e disputa de penalidades máximas.
O destaque do confronto foi o jogador da equipe campeã, Mário Heleno, que confirmou que seu nome foi dado pelos pais como homenagem ao jornalista esportivo juizforano, Mário Helênio de Lery Santos, expoente divulgador e incentivador do esporte local durante toda a sua trajetória profissional.
“É como se fosse o primeiro título, é muita alegria para o nosso time e esperamos mais e mais. A torcida é maravilhosa, hoje vamos comemorar em uma granja! Queria dedicar esse título ao Vicente, da Renavi, que nos deixou há pouco tempo e que sentimos muito sua falta. E quanto a nome, meus pais me deram por causa do jornalista esportivo, queria ter gratuidades no Estádio Mário Helênio porque toda vez que eu vou lá tenho que pagar R$20, R$30”, finalizou brincando.
Final Master: Moreira 0 (3) x (1) 0 Bandeirantes
Destaque Bandeirantes: Dudu
Destaque Moreira: Claudio Pita
Destaque do jogo: Mário Helênio
Melhor do campeonato: Fernando (Moreira)
Empate no fim e vitória nos pênaltis
O Cruzeiro Esporte Clube segue em momento fantástico no futebol brasileiro. Desta vez, deu azul também na Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador. A equipe juvenil, de Santos Dumont, se sagrou campeã na categoria após derrotar, nos pênaltis, os juizforanos do Bonsucesso.
A partida foi emocionante. Com as equipes optando pela ofensividade na maior parte do jogo, os goleiros trabalharam e oportunidades foram desperdiçadas. O primeiro tempo teve domínio do Bonsucesso, que chegou ao primeiro gol com o promissor Pedro Paulo, finalizando de fora da área. A segunda etapa começou com o time de JF ainda melhor. Em jogada de bola parada, o camisa 10 do Bonsucesso, Hyan Silva aumentou a vantagem para sua equipe.
O Bonsucesso tinha mais posse de bola e criava boas chances. Mas a história de “quem não faz, leva”, novamente foi comprovada dentro de campo. Mais objetivo, o Cruzeiro chegou ao seu primeiro gol após pênalti claro sofrido por atleta celeste. Felipe Pacheco cobrou com categoria e deu esperanças à equipe de Santos Dumont. Faltando um minuto para o fim, o que parecia improvável, ocorreu. Ronaldo Serafim, do Cruzeiro, recebeu ótimo passe dentro da área e não perdoou, empatando o duelo e levanto os torcedores cruzeirenses à loucura na arquibancada.
Com o empate em 2 a 2, os pênaltis decidiram o campeão. Nas primeiras dez cobranças, 100% de aproveitamento. Até que, no terceiro pênalti alternado, o goleiro Mateus Gonçalves apareceu, realizando ótima defesa. Com a conversão da penalidade seguinte, o Cruzeiro levou o título mais comemorado pelos atletas no domingo.
“É uma sensação muito gostosa, treinamos desde o sub-13 batalhando toda terça e quinta em um campo muito ruim, que não se compara a esse, mas graças a Deus fomos campeões. Não desistimos do jogo em momento nenhum e merecemos. Nos pênaltis procuro esperar um pouco o batedor e tento mexer no psicológico dele um pouco”, avaliou o goleiro celeste.
Veja, abaixo, galeria de fotos (destaque para premiação e disputas de pênaltis. Clique para ampliar)
A Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador, considerada a maior competição do gênero no Brasil, é coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer com patrocínio do Bahamas e apoio de Pepsi, GSport, Farinha de Trigo Rosa Branca, Sadia, Arroz Recanto, P&G, Brahma, Donalice, Power Ade, Marilan, Rexona e Bahamas Card.
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola
Mais informações: www.bahamas.com.br,
Liga de Futebol de Juiz de Fora, SEL, fanpage Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2014 e site do Bahamas