
Definidos os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2022.
Em sorteio realizado nesta segunda, dia 17, 80 clubes conheceram seus confrontos na abertura da competição e já sabem também quem podem enfrentar caso avancem (veja imagem abaixo). Os jogos estão previstos para ocorrerem nos dias 23 e 24 de fevereiro; e 2 e 3 de março. A tabela definitiva, com horários e locais e datas certas das partidas serão divulgadas em breve pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Jogo único
Nesta fase da Copa do Brasil, os duelos serão disputados em jogo único, com mando do time com pior posicionamento no Ranking Nacional de Clubes. O vencedor do confronto se classifica automaticamente para a fase seguinte, e o time visitante, melhor ranqueado, terá a vantagem do empate por qualquer placar.
Por conta da participação na Taça Libertadores da América América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Red Bull só entram na terceira fase da competição. Estão no mesmo compasso de espera Bahia, campeão da Copa do Nordeste; Remo, campeão da Copa Verde; e Botafogo, campeão da Série B do Brasileiro.

Comandantes de JF
Comandada pelo técnico Welington Fajardo, natural de Leopoldina e radicado em Juiz de Fora, a URT, de Patos de Minas, receberá o Avaí, no Zama Maciel. O treinador sabe que precisa vencer a partida para conseguir avançar, e lembra que já derrotou uma equipe melhor ranqueada com um time de menor expressão no cenário nacional recentemente.
“Aguardamos com bastante ansiedade esse sorteio. Acabou saindo o Avaí, um time de Primeira Divisão. Vai ser um confronto bem bacana, interessante, dentro de nossos domínios. Tive a oportunidade de jogar contra o Coritiba também, quando dirigia o Manaus, no mesmo sistema. Conseguimos a classificação, ganhando de 1 a 0. Vamos tentar repetir o feito aqui, com a URT”, deseja Fajardo que, se avançar, será o mandante no confronto com o vencedor de Ceilândia-DF x Londrina-PR.
Já o técnico do Novorizontino, Léo Condé, não joga como mandante. Ele vai até o Pará, onde enfrenta a Tuna Luso, com a equipe do interior de São Paulo. “A gente espera um jogo difícil. É uma partida só. Um pouco diferente do que estamos acostumados esse modelo de Copa de Brasil agora. Mas esperamos trabalhar bem e chegar bem para esse confronto que é único e decisivo”, analisa o treinador do Tigre, que jogará como visitante novamente caso avance. O adversário é o vencedor de São Raimundo-RR e Ceará-CE.
Outros mineiros
Além da URT, Minas Gerais terá o Pouso Alegre, o Tombense e o Cruzeiro como representantes nesta fase inicial da Copa do Brasil. O Dragão joga em casa e tem pela frente o Paraná-PR. Se avançar, será o mandante diante do vencedor de Bahia de Feira-BA x Coritiba-PR.
O Tombense vai até o Ceará pegar o Icasa. Jogando fora de seus domínios, o time mineiro tem a vantagem do empate. Caso avance, joga novamente fora, contra o vencedor de Moto Clube-MA x Chapecoense-SC. A Raposa tem a mesma situação, atuando longe de Belo Horizonte contra o Sergipe-SE e, caso se classifique, também não atuará em casa, no embate com o vencedor de Tuntum-MA e Volta Redonda-RJ.
Texto: Toque de Bola com informações da CBF
Fotos: divulgação/CBF