A rodada da Copa do Brasil definiu a classificação de alguns times para a próxima fase sem a necessidade do confronto de volta. Único mineiro a atuar pela competição na quarta-feira, 6, o Tombense acabou eliminado pelo Fluminense ao ser derrotado por 3 a 0, em Muriaé.
Quatro equipes fizeram suas estreias na noite desta quinta-feira, com os resultados: River-PI 2 x 1 Goiás e Caldense 1 x 2 Ponte Preta.
Rodada de quarta
Cinco partidas iniciadas às 19h30 abriram a noite de Copa do Brasil nesta quarta-feira, 6. Nos dois jogos que eram de volta, Londrina e Botafogo (PB) levaram a melhor e avançaram para segunda fase da competição. O grande destaque ficou por conta do Tubarão paranaense, que venceu o Paraupebas (PA) por 6 a 0. A vitória mais emocionante foi a do Belo paraibano, nos pênaltis, após novo empate por 1 a 1 com o Linense.
Na próxima fase, o Londrina vai enfrentar o vencedor do duelo entre Campinense e Cruzeiro. O Bota encara o vencedor do confronto entre Goiás e River (PI).
Em Goiás, no Aníbal Toledo, a Aparecidense derrotou o Sport por 2 a 0 e vai levar boa vantagem para o Recife. A partida de volta será no próximo dia 27, uma quarta-feira, às 21h45, na Ilha do Retiro. A equipe aparecidense pode perder até por um gol de diferença que fica com a vaga na próxima fase.
Outra partida com muitas emoções foi entre Resende e Ceará. No Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o Vozão saiu na frente com Bill, aos 40 minutos do primeiro tempo. O atacante aproveitou o erro da defesa adversária para marcar. Logo no início da etapa final, a equipe do Rio de Janeiro chegou ao empate, com belo gol do atacante Jhulliam, da entrada a área. Quando o placar final se encaminhava para o 1 a 1, o goleiro Éverson cometeu pênalti e acabou expulso, deixando os cearenses com um a menos. O atacante Bill foi para o gol, mas não conseguiu evitar que Marcel balançasse a rede, aos 44. Dois minutos depois, o Ceará conseguiu chegar ao empate. Após confusão na área, o zagueiro Sandro aproveitou a sobra e decretou o 2 a 2. A partida de volta será no próximo dia 27, uma quarta-feira, no Castelão, às 19h30. Empate em 0 a 0 e 1 a 1 dá a vaga ao Vozão. Placar em 2 a 2 leva para os pênaltis e qualquer igualdade superior classifica o Resende.
Em Lages (SC), no Estádio Tio Vida, o Sampaio Corrêa derrotou o Inter de Lages por 2 a 1. Com esse resultado, a vaga ficou para o confronto da volta, no Maranhão, que será no dia 20, uma quarta-feira, às 19h30, no Castelão.
Flu, Bahia, CRB e Santa classificados
Dois jogos iniciados às 21h30 (de Brasília) e mais três às 21h45 fecharam a noite de Copa do Brasil. Melhor para Bahia, CRB, Fluminense e Santa Cruz, que garantiram a classificação para segunda fase da competição. Cariocas (vitória por 3 a 0) e alagoanos (2 a 0) eliminaram o jogo da volta. Já o Tricolor baiano, que havia empatado em 0 a 0 na ida, derrotou o Globo, em casa, por 3 a 1. Os pernambucanos haviam vencido fora de casa, por 1 a 0, e avançaram com o empate sem gols com o Rio Branco (ES), no Arruda.
No Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), o Tombense recebeu o Fluminense e logo percebeu que não teria vida fácil, com duas boas chances de Gustavo Scarpa, aos dez e aos 12 minutos de jogo. Ainda no primeiro tempo, aos 28, Cícero deu belo passe de calcanhar para Gerson. O jovem meia bateu no cantinho e abriu o placar. Dez minutos depois, o lateral Jonathan cruzou para a área e Marcos júnior, de cabeça, ampliou a vantagem tricolor. Na etapa final, a equipe mineira até se arriscou em alguns momentos. A principal chance veio aos 27 minutos com Jean, que obrigou Jonathan a salvar em cima da linha. Dois minutos depois, Marcos Júnior aproveitou ótimo passe de Scarpa e marcou mais um, decretando o 3 a 0 no placar e a classificação carioca sem a necessidade do jogo da volta. O Flu vai enfrentar na próxima fase o vencedor do confronto entre Salgueiro e Ferroviária.
Recorde de público
Tombense 0 x 3 Fluminense foi especial para o Muriaé. O Estádio Soares de Azevedo recebeu seu maior público desde sua inauguração, em fevereiro de 2014. Com capacidade oficial para pouco mais de 13.900, o local teve 6.740 pagantes na partida. Antes, o recorde havia sido no jogo entre Cruzeiro e o time da casa, o Nacional, que disputa o hexagonal do Módulo 2, com chances de acesso): 5.542 pagantes.
CRB e Bahia
Outro clube que também garantiu a classificação eliminando o jogo da volta foi o CRB. No estádio Morenão, em Mato Grosso do Sul, a equipe enfrentou o Ivinhema e venceu por 2 a 0. O adversário sairá do confronto entre Vasco e Remo.
Um dos jogos mais movimentados da noite foi entre Bahia e Globo (RN). Na Fonte Nova, ainda no primeiro minuto de bola rolando, Rômulo cobrou falta no segundo pau e o zagueiro Éder entrou de peixinho para fazer 1 a 0. Vinte e cinco minutos depois, Rivaldo arriscou de muito longe e marcou um golaço, encobrindo o goleiro Marcelo Lomba. O Tricolor de Aço sequer deixou o adversário comemorar e, na saída de bola, marcou o segundo gol, com Zé Roberto. Aos 32, quase o empate. Vavá recebeu na área e, de cabeça, acertou a trave. Na etapa final, as equipes voltaram se arriscando menos e, aos 32, Juninho foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Edgar Junio aproveitou e fechou o placar em 3 a 1, garantindo o Bahia na próxima fase para enfrentar América (MG) ou Red Bull Brasil (SP).
Genus surpreende
O Genus, de Rondônia, fez como o Juazeirense no jogo das 20h30 e venceu bonito em sua estreia na competição. No Estádio Aluízio Ferreira, a equipe bateu o ASA por 2 a 0 e garantiu boa vantagem para o jogo de volta, que será no dia 28, uma quinta-feira, no Estádio Municipal de Arapiraca, às 21h30. A equipe de Rondônia pode perder até por um gol de diferença que fica com a vaga na segunda fase da competição.
No Estádio do Arruda, Santa Cruz e Rio Branco (ES) não saíram do 0 a 0. O resultado, no entanto, foi o suficiente para garantir o time da casa na segunda fase da Copa do Brasil, já que a equipe venceu por 1 a 0 no jogo de ida, no Espírito Santo. Os pernambucanos vão enfrentar quem passar do duelo entre Náutico e Vitória da Conquista.
Rodada de quinta
No Alberto Silva, em Teresina, os donos da casa saíram na frente, aos 24 minutos, após gol contra do zagueiro Felipe Macedo. Antes do intervalo, o Goiás chegou ao empate, aos 45 minutos, com o atacante Carlos. Na segunda etapa, o Galo garantiu a vitória, após cobrança de pênalti convertida por Vanderlei, aos 10 minutos. O jogo de volta está marcado para o dia 20 de abril, às 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia.
No Ronaldão, em Poços de Caldas-MG, o Caldense contou com um gol contra para abrir o placar. Aos 15 minutos, o zagueiro Douglas Grolli tentou cortar o cruzamento de Rafael Estevam e mandou para o fundo das redes, 1 a 0. Antes do intervalo, já nos acréscimos, Cristian deixou tudo igual. No último lance do primeiro tempo, o meia recebeu passe na medida de Elton e fez 1 a 1. Quando a partida se encaminhava para o seu final, Douglas Grolli se redimiu da falha no gol do Caldense e virou a partida para o time paulista. Aos 47 minutos, no apagar das luzes, o zagueiro recebeu dentro da área e acertou o canto direito de Neguetti. A partida de volta será na próxima quinta-feira (14), às 21h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
Foto: Nelson Perez/Fluminense e Victor Costa River-PI
Texto inicial: CBF
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br