Copa do Brasil: com casa cheia em Muriaé, Flu tira Tombense. Caldense perde em casa para a Ponte

A rodada da Copa do Brasil definiu a classificação de alguns times para a próxima fase sem a necessidade do confronto de volta. Único mineiro a atuar pela competição na quarta-feira, 6, o Tombense acabou eliminado pelo Fluminense ao ser derrotado por 3 a 0, em Muriaé.

Quatro equipes fizeram suas estreias na noite desta quinta-feira, com os resultados: River-PI 2 x 1 Goiás e Caldense 1 x 2 Ponte Preta.

 

 

Fluminense bateu o Tombense por 3 a 0 (Foto: Nelson Perez/Fluminense)
Fluminense bateu o Tombense por 3 a 0 (Foto: Nelson Perez/Fluminense)

 

 

  Rodada de quarta

Cinco partidas iniciadas às 19h30 abriram a noite de Copa do Brasil nesta quarta-feira, 6. Nos dois jogos que eram de volta, Londrina e Botafogo (PB) levaram a melhor e avançaram para segunda fase da competição. O grande destaque ficou por conta do Tubarão paranaense, que venceu o Paraupebas (PA) por 6 a 0. A vitória mais emocionante foi a do Belo paraibano, nos pênaltis, após novo empate por 1 a 1 com o Linense.

Na próxima fase, o Londrina vai enfrentar o vencedor do duelo entre Campinense e Cruzeiro. O Bota encara o vencedor do confronto entre Goiás e River (PI).

Em Goiás, no Aníbal Toledo, a Aparecidense derrotou o Sport por 2 a 0 e vai levar boa vantagem para o Recife. A partida de volta será no próximo dia 27, uma quarta-feira, às 21h45, na Ilha do Retiro. A equipe aparecidense pode perder até por um gol de diferença que fica com a vaga na próxima fase.

Outra partida com muitas emoções foi entre Resende e Ceará. No Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o Vozão saiu na frente com Bill, aos 40 minutos do primeiro tempo. O atacante aproveitou o erro da defesa adversária para marcar. Logo no início da etapa final, a equipe do Rio de Janeiro chegou ao empate, com belo gol do atacante Jhulliam, da entrada a área. Quando o placar final se encaminhava para o 1 a 1, o goleiro Éverson cometeu pênalti e acabou expulso, deixando os cearenses com um a menos. O atacante Bill foi para o gol, mas não conseguiu evitar que Marcel balançasse a rede, aos 44. Dois minutos depois, o Ceará conseguiu chegar ao empate. Após confusão na área, o zagueiro Sandro aproveitou a sobra e decretou o 2 a 2. A partida de volta será no próximo dia 27, uma quarta-feira, no Castelão, às 19h30. Empate em 0 a 0 e 1 a 1 dá a vaga ao Vozão. Placar em 2 a 2 leva para os pênaltis e qualquer igualdade superior classifica o Resende.

Em Lages (SC), no Estádio Tio Vida, o Sampaio Corrêa derrotou o Inter de Lages por 2 a 1. Com esse resultado, a vaga ficou para o confronto da volta, no Maranhão, que será no dia 20, uma quarta-feira, às 19h30, no Castelão.

 

Flu, Bahia, CRB e Santa classificados

Dois jogos iniciados às 21h30 (de Brasília) e mais três às 21h45 fecharam a noite de Copa do Brasil. Melhor para Bahia, CRB, Fluminense e Santa Cruz, que garantiram a classificação para segunda fase da competição. Cariocas (vitória por 3 a 0) e alagoanos (2 a 0) eliminaram o jogo da volta. Já o Tricolor baiano, que havia empatado em 0 a 0 na ida, derrotou o Globo, em casa, por 3 a 1. Os pernambucanos haviam vencido fora de casa, por 1 a 0, e avançaram com o empate sem gols com o Rio Branco (ES), no Arruda.

No Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), o Tombense recebeu o Fluminense e logo percebeu que não teria vida fácil, com duas boas chances de Gustavo Scarpa, aos dez e aos 12 minutos de jogo. Ainda no primeiro tempo, aos 28, Cícero deu belo passe de calcanhar para Gerson. O jovem meia bateu no cantinho e abriu o placar. Dez minutos depois, o lateral Jonathan cruzou para a área e Marcos júnior, de cabeça, ampliou a vantagem tricolor. Na etapa final, a equipe mineira até se arriscou em alguns momentos. A principal chance veio aos 27 minutos com Jean, que obrigou Jonathan a salvar em cima da linha. Dois minutos depois, Marcos Júnior aproveitou ótimo passe de Scarpa e marcou mais um, decretando o 3 a 0 no placar e a classificação carioca sem a necessidade do jogo da volta. O Flu vai enfrentar na próxima fase o vencedor do confronto entre Salgueiro e Ferroviária.

Fred acena para os torcedores no Estádio Soares de Azevedo: recorde de público em Muriaé
Fred acena para os torcedores no Estádio Soares de Azevedo: recorde de público em Muriaé

Recorde de público

Tombense 0 x 3 Fluminense foi especial para o Muriaé. O Estádio Soares de Azevedo recebeu seu maior público desde sua inauguração, em fevereiro de 2014. Com capacidade oficial para pouco mais de 13.900, o local teve 6.740 pagantes na partida. Antes, o recorde havia sido no jogo entre Cruzeiro e o time da casa, o Nacional, que disputa o hexagonal do Módulo 2, com chances de acesso): 5.542 pagantes.

 

CRB e Bahia 

Outro clube que também garantiu a classificação eliminando o jogo da volta foi o CRB. No estádio Morenão, em Mato Grosso do Sul, a equipe enfrentou o Ivinhema e venceu por 2 a 0. O adversário sairá do confronto entre Vasco e Remo.

Um dos jogos mais movimentados da noite foi entre Bahia e Globo (RN). Na Fonte Nova, ainda no primeiro minuto de bola rolando, Rômulo cobrou falta no segundo pau e o zagueiro Éder entrou de peixinho para fazer 1 a 0. Vinte e cinco minutos depois, Rivaldo arriscou de muito longe e marcou um golaço, encobrindo o goleiro Marcelo Lomba. O Tricolor de Aço sequer deixou o adversário comemorar e, na saída de bola, marcou o segundo gol, com Zé Roberto. Aos 32, quase o empate. Vavá recebeu na área e, de cabeça, acertou a trave. Na etapa final, as equipes voltaram se arriscando menos e, aos 32, Juninho foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Edgar Junio aproveitou e fechou o placar em 3 a 1, garantindo o Bahia na próxima fase para enfrentar América (MG) ou Red Bull Brasil (SP).

  Genus surpreende

O Genus, de Rondônia, fez como o Juazeirense no jogo das 20h30 e venceu bonito em sua estreia na competição. No Estádio Aluízio Ferreira, a equipe bateu o ASA por 2 a 0 e garantiu boa vantagem para o jogo de volta, que será no dia 28, uma quinta-feira, no Estádio Municipal de Arapiraca, às 21h30. A equipe de Rondônia pode perder até por um gol de diferença que fica com a vaga na segunda fase da competição.

No Estádio do Arruda, Santa Cruz e Rio Branco (ES) não saíram do 0 a 0. O resultado, no entanto, foi o suficiente para garantir o time da casa na segunda fase da Copa do Brasil, já que a equipe venceu por 1 a 0 no jogo de ida, no Espírito Santo. Os pernambucanos vão enfrentar quem passar do duelo entre Náutico e Vitória da Conquista.

Créditos Foto Victor Costa River PI 20160408100646_0

Rodada de quinta

No Alberto Silva, em Teresina, os donos da casa saíram na frente, aos 24 minutos, após gol contra do zagueiro Felipe Macedo. Antes do intervalo, o Goiás chegou ao empate, aos 45 minutos, com o atacante Carlos. Na segunda etapa, o Galo garantiu a vitória, após cobrança de pênalti convertida por Vanderlei, aos 10 minutos. O jogo de volta está marcado para o dia 20 de abril, às 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia.

No Ronaldão, em Poços de Caldas-MG, o Caldense contou com um gol contra para abrir o placar. Aos 15 minutos, o zagueiro Douglas Grolli tentou cortar o cruzamento de Rafael Estevam e mandou para o fundo das redes, 1 a 0. Antes do intervalo, já nos acréscimos, Cristian deixou tudo igual. No último lance do primeiro tempo, o meia recebeu passe na medida de Elton e fez 1 a 1. Quando a partida se encaminhava para o seu final, Douglas Grolli se redimiu da falha no gol do Caldense e virou a partida para o time paulista. Aos 47 minutos, no apagar das luzes, o zagueiro recebeu dentro da área e acertou o canto direito de Neguetti. A partida de volta será na próxima quinta-feira (14), às 21h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

 

 

Foto: Nelson Perez/Fluminense e Victor Costa River-PI

Texto inicial: CBF

Edição: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br