“Convocado”, Ney Franco já se apresentou ao Cruzeiro

Ney Franco e o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues

Ney Franco assinou com o Cruzeiro contrato até o final de 2021 e foi apresentado nesta quarta-feira (9). Sem tempo para enrolação, ele e a nova comissão técnica já tinham o compromisso de comandar o treino desta tarde. O time mineiro vai enfrentar o Vitória na sexta-feira (11), em casa, pela 9ª rodada. Ele é o terceiro treinador do clube neste ano, depois de Adílson Batista e Enderson Moreira.

  Desde a confirmação da demissão de Moreira nesta terça até a chegada de Franco, foram cerca de 24h de muita especulação na Toca da Raposa. De acordo com a Rádio Itatiaia, nesse meio tempo, a diretoria celeste convidou e ouviu o não de Rogério Ceni, do Fortaleza. O clube negou, mas outros veículos esportivos confirmaram que houve o contato e a negativa.
   Em 2019, o ex-goleiro deixou a equipe cearense e teve uma passagem de pouco mais de 40 dias entre agosto e setembro do ano passado pelo clube e foi demitido após conflito de relacionamento com jogadores. Pouco depois, voltou para o Fortaleza, que disputa a série A. 

 Sem Ceni, a diretoria entrou em contato com Ney Franco que foi demitido do Goiás em 20 de agosto e estava sem clube.

 Técnico destaca ligação com o Cruzeiro

Ney: “esse convite para mim soou como uma convocação”

Ney Franco disse que, aceitar comandar o Cruzeiro neste período turbulento, é uma realização pessoal. Depois de ser o técnico da base e ter sido interino no time profissional em três partidas em 2002 e em 2004.

 “O desafio é um atendimento ao clube. Eu tenho uma história dentro do clube, um trabalho na base durante 10 anos, com títulos conquistados, na ajuda da revelação de atletas. Hoje eu estou realizando um sonho, mais que profissional, um sonho pessoal, muito afetivo. Quando veio esse convite para mim, pra mim soou como uma convocação”, disse o treinador na entrevista divulgada nas redes sociais do clube.

  Ele disse conhecer a dificuldade e a responsabilidade do trabalho de recuperar o Cruzeiro na série B por ter enfrentado situações parecidas com o Coritiba, em 2010, e Goiás, em 2018. E nos dois casos, conseguiu o acesso à elite.

  “O Coritiba começou com 10 jogos de punição, não podia jogar no seu estádio, a gente tinha que jogar fora da cidade. Então foi muito desgastante. Em 2019, eu peguei o Goiás em 19º colocado, na 8ª rodada, [como] coincidentemente agora, e a gente conseguiu uma arrancada. Eu vejo uma perspectiva enorme da gente conseguir esse objetivo que, em 2021, o Cruzeiro esteja disputando as principais competições do Brasil e do continente também”, avaliou.

  Além disso, entendeu que a situação do time, em 17º lugar, com 5 pontos em 8 jogos e há cinco rodadas sem vencer, exige liderança imediata. Por isso, vai estrear na sexta-feira.

   “Tenho que montar uma equipe para o jogo contra o Vitória. Já tenho que procurar o primeiro resultado positivo. Não tenho necessidade nenhuma de ficar no primeiro jogo fora, lá da tribuna. Já liderando a equipe, adianto o meu trabalho, vivencio o vestiario com os atletas, tanto na palestra no pré-jogo quanto no intervalo de jogo para ver a reação dos atletas”, afirmou.

   Na entrevista de apresentação, ainda explicou que considera que o Cruzeiro tem uma equipe qualificada para disputar a série B e que a questão de reforços para elenco será tratada internamente com os dirigentes. Junto com Ney Franco, chegou a comissão técnica formada pelos auxiliares Rodney Borges e Moacir Pereira, e o preparador físico Alexandre Lopes.

  Histórico

  Ney Franco tem no currículo os títulos da Copa do Brasil, com o Flamengo, em 2006; da Copa Sul-Americana, com o São Paulo, em 2012. E no comando da Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo Sub-20 e o Sul-Americano Sub-20, em 2011.
   Já foi campeão estadual em Minas Gerais, com o Ipatinga, em 2005; no Rio de Janeiro, com o Flamengo, em 2007 e no Paraná, com o Coritiba, em 2010. E também foi treinador do Botafogo, do Sport, do Vitória, do Athletico-PR e da Chapecoense.

Texto: Roberta Oliveira – Toque de Bola (com informações da Rádio Itatiaia e agências)

Fotos: Bruno Haddad – Cruzeiro

Deixe seu comentário