Oeste x Tupi é novo confronto direto. “Descobrimos coisas extras e isso nos aborreceu”, diz Estevam

Sem cometer erros. É dessa forma que Estevam Soares acredita que o Tupi possa sair vitorioso contra o Oeste neste sábado, 17, às 21h no estádio José Liberatti em Osasco-SP, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Uma vitória deixa o Carijó a três pontos do próprio Oeste, que é o primeiro fora do Z4 com 30 pontos.

A equipe paulista comandada por Fernando Diniz já está há quatro jogos sem vencer e vem de goleada para o Criciúma por 4 a 0. O Oeste fez uma parceria com o Audax e joga a Série B com remanescentes da equipe que se consagrou com um estilo de jogo diferenciado no Paulistão, que bateu gigantes como Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

   Derrota e queda

No primeiro turno da Série B, em Juiz de Fora, o Oeste venceu por 1 a 0. O resultado decretou a queda do então treinador Ricardo Drubscky.

 

oeste-x-tupi_arte-destacada

 

 Mudanças no carijó

O time viaja nessa sexta, 16, após o treinamento realizado na parte da manhã em Santa Terezinha. Estevam Soares não disse o time que vai a campo, mas a vaga de Marcos Serrato, suspenso com terceiro cartão amarelo, deve ficar com Recife ou Pedrinho. Na zaga, Gabriel Santos volta de suspensão.

Estevam conversa com os atletas antes do treino na sexta
Estevam conversa com os atletas antes do treino na sexta

Entrevista de Estevam Soares

“É o primeiro fora da zona”

Essa fase final é de suma importância. Esse jogo do Oeste acaba se tornando mais importante porque o Oeste é o primeiro clube fora da zona. Uma vitória, além de ser um fator muito importante, porque é fora de casa, você se aproxima dele, segura o Oeste e nós encostamos no décimo sexto colocado. Então é importantíssimo. Todo mundo aqui sabe dessa representatividade do jogo e o pensamento é de vitória.

“Posse de bola incrível”

É um jogo completamente diferente, porque o Oeste e o Fernando Diniz, seu treinador, que é meu amigo inclusive, eles têm uma peculiaridade muito grande de jogar. Já há alguns anos que ele vem aplicando essa metodologia, ou seja, um time que tem uma posse de bola incrível, que não se desespera nunca, que tem uma movimentação, uma rotatividade no setor ofensivo muito grande. Nós quebramos a cabeça, para variar. Esses dias todos, a comissão técnica, nós temos sentado, reunido, assistido jogos do Oeste. Por mais que a gente saiba a formação deles e como jogam, nós pensamos em colocar em campo uma equipe que se assemelhe o mais perto de como eles jogam, para tentarmos neutralizar as suas ações. Por outro lado, termos a posse de bola, que é importante, e contra-atacarmos, que acho que é um fator relevante nesse jogo.

“Descobrimos coisas extras”

Tentamos buscar a solução do acontecido com reuniões, com conversas. Era inexplicável. Depois, nós descobrimos algumas coisas extras que aconteceram e isso nos aborreceu até um pouco, porque numa situação dessa do campeonato, do clube, da equipe, é inadmissível você cometer erros. E nós cometemos, que nos custou caro. Mas já reunimos com o elenco, já conversamos. Já identificamos onde aconteceram essas falhas e a gente espera que pelo menos essas falhas não aconteçam mais.

“Quem entrar temos a confiança”

Nós temos o Marcos Serrato, que está suspenso com o terceiro cartão amarelo. Temos talvez a inclusão do próprio Recife, que tem entrado bem, ou do Pedro, que é um jogador que joga bem nesse setor também. Acho que quem entrar nós temos a confiança de que vai jogar bem. O importante é que a gente consiga passar para os atletas nesse último treino da sexta-feira e nas reuniões que vamos ter na véspera do jogo, no sábado, para que eles assimilem bem essa maneira que a gente espera que a equipe se porte dentro do campo.

Retorno de Gabriel

O Gabriel vem numa ascensão técnica muito grande. Saiu, ficou fora apenas por cartão amarelo. Retorna um jogador de extrema confiança, tanto técnica quanto profissional. É um jogador que vai nos ajudar, importantíssimo. Temos que realçar também a performance do Rodolfo e do Thiago, que jogaram bem essa partida, mas o Gabriel volta.

Yago, do Vasco: bom para os dois

De última hora. O clube passa por momentos financeiros muito complicados para contratar jogadores caros. Tivemos algumas ofertas de jogadores interessantes que nesse momento não dava. A prioridade – e acho que é certa, da diretoria – é de cumprir os compromissos que assumiu até agora. Até agora eles têm feito isso. O Yago veio pago pelo Vasco e é um jogador que surgiu muito bem nas categorias de base. Era e é uma grande promessa do Vasco. Teve uma contusão séria que o afastou por alguns tempos do gramado. Está recuperado, está bem. Acima de tudo, o que nós conversamos com o atleta é toda a sua motivação em vir jogar no Tupi. Eu acho que para ele é excelente vir para o Tupi, na Série B, onde ele possa fazer um bom final de campeonato, se recuperar técnica e fisicamente. E para nós também, que não temos dentro do elenco um jogador com essa característica de velocidade, jogador que arrasta pelas beiradas. Esperamos que ele se dê bem aqui e nos ajude.

 

Yago no BID

O Tupi garantiu seu último reforço para a disputa da reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. Cedido por empréstimo pelo Vasco da Gama, o atacante Yago foi registrado no BID da CBF como jogador do carijó na tarde dessa quinta-feira, 15, a data limite para inscrições de atletas na competição.

O atleta de 22 anos conquistou a Taça BH de Futebol Júnior 2013 e o Campeonato Carioca 2015 pelo Vasco da Gama. Yago teve também uma passagem pelo Minnesota United, dos Estados Unidos e pelo Macaé-RJ. Ele tem contrato com o cruzmaltino até 21 de janeiro de 2017 e deve ficar no Tupi até o final da atual temporada.

 

Yago chega para reforçar o ataque carijó (Foto: Divulgação / Vasco)
Yago chega para reforçar o ataque carijó (Foto: Divulgação / Vasco)

 

Confira os jogos da 26ª rodada:

26a-rodada_tupi-campeonato-brasileiro-serie-b-instagram-copia-2

 

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro da Série B:

classificacao-serie-b-25a-rodada

 

Veja mais fotos do treino desta sexta-feira, 16

20160916_113841120_ios

treino2

treino3

20160916_115144318_ios

20160916_115123689_ios

 

 

Texto: Toque de Bola, com informações complementares do site  da  CBF

Fotos: Toque de Bola

Artes: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário