A camisa 13 do Athletic Club no Campeonato Mineiro tem dono: Washington Sebastián Abreu Gallo, de 44 anos.
O gerente de futebol do time de São João Del Rei, Fábio Mineiro, confirmou a contratação nesta quarta, dia 3.
Loco Abreu, o centroavante que fez história na Seleção Uruguaia e na passagem pelo Botafogo, em 2010, vai vestir a camisa alvinegra do Athletic no Campeonato Mineiro 2021. A competição está marcada para começar no dia 27 de fevereiro.
O centroavante chega ao Rio de Janeiro na próxima segunda, dia 8, e em São João Del Rei na terça, dia 9. De manhã, fará exames médicos. A apresentação oficial está inicialmente prevista para o mesmo dia, às 18h. Os detalhes ainda serão divulgados.
Desejo realizado
Fábio Mineiro explicou que houve outros contatos com o jogador em 2020, pensando em tê-lo como reforço para o Módulo 2. Mas as conversas não evoluíram. Com o acesso para a elite do Estadual, as conversas foram retomadas.
“Estivemos em Montevidéu com o empresário dele, para conhecê-lo de perto, no ano passado. Ficamos uma semana lá, vimos dois jogos dele pelo Boston River, na primeira divisão. Retomamos a negociação em janeiro e conseguimos fechá-la na noite de terça”, contou Mineiro.
Impressionou
Aos 44 anos, Loco Abreu impressionou os integrantes do Athletic nesta convivência no Uruguai, no Boston River, onde era jogador e técnico. Por isso, Fábio Mineiro garante que o reforço vai contribuir muito para o time.
“Gostamos do perfil dele, muito dedicado, muito profissional. Um cara muito família, cativou a gente pela parte física e pela parte profissional. Além de ser a pessoa que disputou uma Copa do Mundo e fez gol de cavadinha nas quartas de final. Ele vai trazer muito para o time”, espera Fábio.
Repercussão
O impacto do anúncio de Loco Abreu como reforço do Esquadrão do Aço já movimenta o Departamento de Marketing do Athletic Club. O telefone de Fabio Mineiro não para de tocar.
“Já falei com umas duzentas pessoas, de tudo quanto é lugar. Do Brasil e do exterior. Eu já joguei futebol, inclusive Libertadores, e todo esse interesse supera tudo que já vi em torno de um jogador. A vinda dele vai agregar demais à mídia e ao marketing do clube, além de poder ajudar a gente dentro de campo”, disse Fábio ao Toque de Bola.
E a estreia?
Ao que tudo indica, Loco Abreu não fará parte da equipe do Athletic que estreia no Campeonato Mineiro no dia 28 de fevereiro contra a Patrocinense, em Patrocínio.
“Tem a questão de transferência do Uruguai para o Brasil. O mercado só abre no dia 1º (de março). Vamos atuar para que ele esteja apto a jogar na estreia do Athletic em casa, contra o América Mineiro, no dia 3”, deseja Mineiro.
Fechou 30
Loco Abreu chegará a seu 30º time na carreira com a ida ao Athletic. Depois de ser revelado no uruguaio Defensor, ele passou por San Lorenzo-ARG, Deportivo La Coruña-ESP, Grêmio, Estudiantes Tecos-MEX, Nacional-URU, Cruz Azul-MEX, América-MEX, Dorados-MEX, Monterrey-MEX, San Luiz-MEX, Tigres-MEX, River Plate-ARG, Beitar Jerusalem-ISR, Real Sociedad-ESP e Aris-GRE, antes de desembarcar no Brasil.
Após marcar sua passagem em terras brasileiras nos anos de 2010, 2011 e o primeiro semestre de 2012 no Botafogo, foi para o Figuenrense. De lá, partiu para mais um tour internacional. Adicionou Rosario Centra-ARG, Aucas-EQU, Sol de América-PAR e Santa Tecla-ELS ao currículo. Voltou ao Brasil para jogar no Bangu em 2017, e esteve em Central Español-URU. Puerto Montt-CHI, Audax Italiano-CHI e Magallanes-CHI.
Agreu deu uma nova passadinha em terras brasileiras em contrato com o Rio Branco, do Espírito Santo, em 2019. De lá, seguiu para o Boston River, de seu país natal e, agora, chega ao Athletic.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: arquivo pessoal/Fábio Mineiro; Soccer-Museum.blogspot; e Vitor Silva/Botafogo FC