Juiz de Fora (MG), 17 de março de 2011
A primeira das quatro decisões que o Tupi terá pela frente. Foi assim que o técnico Leonardo Condé definiu a partida diante do Guarani, no domingo, 20, em Divinópolis, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. De acordo com estudo estatístico realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgado no início desta semana, o Galo tem 43,18% de probabilidade de vencer a partida, percentual superior ao calculado para a vitória do time da casa, que é de 34,75%. As chances de empate são de 22,07%.
No treinamento desta quinta-feira, 17, Condé trabalhou situações de contra-ataque. Para isso, utilizou 12 jogadores em cada equipe, deixando no ar qual a escalação que poderá mandar a campo contra o Bugre. No final do dia, enquanto os jogadores se alongavam, o treinador conversou individualmente com alguns atletas do elenco.
Em seguida, Condé atendeu a imprensa e se mostrou satisfeito ao saber do prognóstico realizado pela UFMG, aproveitando para comentar a importância que a partida assume na reta final da fase de classificação do Campeonato Mineiro: “Que bom que tem esses dados. Nesse campeonato, se fizermos uma análise de todas as rodadas, poucos times estão conseguindo fazer o dever de casa. Não é só com o Tupi que isso está acontecendo. Teve rodada que nenhum mandante venceu. Então, nesse sentido, o campeonato está estranho. A gente espera que continue assim porque nós temos três jogos fora de casa. Em relação à partida contra o Guarani, será um jogo difícil. Os três últimos jogos que eles fizeram em Divinópolis acabaram perdendo. Temos que tirar proveito desse nervosismo, sabendo que eles vão fazer o jogo da vida contra a gente. Essa é a primeira final de campeonato tanto para Tupi quanto para o Guarani. Todos os jogos são importantes, mas não resta dúvida que esse jogo será a primeira final para os dois times. Estamos estudando muito a equipe deles para a gente tentar um bom resultado lá.”
Para o jogo, o treinador contará com o retorno do volante Claudinho Baiano, que cumpriu suspensão contra a Caldense, e do zagueiro Léo Devanir, que deve retirar os pontos sofridos no supercílio nesta sexta-feira, 18. O único que ainda desfalcará a equipe é o lateral-esquerdo Fabiano. Na previsão inicial, era possível que o jogador enfrentasse o Guarani. Mas, ultrassonografia realizada na quarta-feira, 16, acusou que a lesão sofrida no músculo reto femural da coxa esquerda ainda está em processo de cicatrização, o que afasta o jogador da partida de domingo.
O Alvinegro ocupa a sexta colocação com nove pontos e tem um jogo a mais que os principais rivais na luta por uma das vagas para as semifinais do Estadual.
Texto: Thiago Stephan
[wpfootball id_league=2 id_template=2]