“Quem acompanhou nossa equipe no primeiro amistoso dentro de casa, na segunda semana de treinamento, e vai em nossa primeira partida no Mineiro dentro de casa, não tenho dúvida que verá uma equipe completamente diferente no ponto de vista técnico e tático, muito acima do que viu”.
É com este espírito descrito pelo técnico do agora JF Vôlei, Alessandro Fadul, que o torcedor poderá esperar surpresas na performance da equipe na sua estreia oficial da temporada em casa, sexta-feira, 18, às 20h, diante do Sada Cruzeiro, atual bicampeão da Superliga Masculina de Vôlei.
Será o primeiro duelo na sequência de três confrontos em casa da equipe juiz-forana, que recebe o Unincor/Três Corações no domingo, 20, às 11h, e o Montes Claros Vôlei na quarta-feira, 23, às 20h.
“Comprometimento maior”
Seis semanas de treinos se passaram desde a apresentação da equipe para o Campeonato Mineiro e uma característica do elenco formado é exaltada perto ou não dos microfones: o comprometimento. Remanescente da temporada anterior, o central do JF Vôlei, Ninão, de 24 anos, vem sendo titular da equipe e assumiu perceber um foco diferente de 2014/2015:
“Para ser bem sincero, o comprometimento está sendo maior porque agora somos ‘nós ou nós’. O grupo está reduzido e temos que dar sempre o melhor para colhermos resultados positivos”, admitiu, lembrando do crescimento físico da equipe: “Estamos bem melhores fisicamente, iniciando a sétima semana de treinamento. O pessoal está mais solto, já perdeu mais peso, está bem melhor”.
Manutenção da equipe
O Juiz de Fora Vôlei vem de duas derrotas para o Minas em Ponte Nova. Ainda assim, ocupa a quarta colocação do Estadual com três pontos ganhos, lugar que o garante nas semifinais do torneio:
“Foram dois jogos bem iguais, em que poderíamos ter tornado os resultados diferentes, saindo com uma vitória, mas não conseguimos concretizar o que construímos ao longo da partida. Fiquei satisfeito com o desempenho, mas não com o resultado. Evoluímos em todos os fundamentos, com um volume de jogo muito grande, no bloqueio e defesa conseguimos mais êxito até que o Minas, que está com equipe junta desde a temporada passada e perdeu apenas um atleta. O período de intervalo não foi ideal, mas o grupo conseguiu se recuperar para manter o nível de performance do sábado, no domingo”, avaliou Fadul.
Sem problemas de lesões para a estreia, o treinador do JF Vôlei deve iniciar a partida com os ponteiros Mark e Phillip Fuchs, o oposto Ricardo Faccin, os centrais Diego e Ninão, o levantador Felipe Hernandez e o líbero Fábio Paes.
Reforços
Além da mudança de nome, a chegada de novos parceiros possibilitou um respiro financeiro ao JF Vôlei, viabilizando possível chegada de novos nomes para encorpar o jovem grupo:
“Claro que isso fortalece não apenas o projeto, mas também a equipe. Hoje temos sete atletas adultos e os demais são meninos da base, que estão tendo sua primeira oportunidade, o que acaba gerando um desgaste muito grande para os atletas que acabam jogando 100% das partidas, e em alguns momentos precisamos dar um refresco, fazer uma substituição, para que o adversário esqueça de algum jogador em algum momento específico da partida, e para não expor os meninos da base acabamos não fazendo. Embora estamos jogando o Mineiro, atuamos contra equipes da Superliga. Continuar essa captação de recursos nos dá possibilidades de trazer alguns atletas mais experientes que vão contribuir na qualidade do treinamento, no leque de opções nas partidas. Esperamos que em mais algumas semanas a gente consiga incorporar alguns atletas ao grupo e torná-lo ainda mais competitivo para a sequência da temporada que é longa e bem desgastante”, explicou Fadul.
Classificação do Campeonato Mineiro
1º – Montes Claros Vôlei – 8 pontos / 3 jogos
2º – Minas Tênis Clube – 8 pontos / 3 jogos
3º – Sada Cruzeiro – 6 pontos / 2 jogos
4º – Vôlei UFJF – 3 pontos / 4 jogos
5º – Unincor/Três Corações – 2 pontos / 6 jogos
Resultados do Campeonato Mineiro:
21/ago – Unincor/Três Corações 3 x 2 UFJF
27/ago – Minas Tênis Clube 3 x 1 Unincor/Três Corações
29/ago – Montes Claros Vôlei 3 x 0 Unincor/Três Corações
02/set – Montes Claros Vôlei 3 x 2 UFJF
09/set – Unincor/Três Corações 0 x 3 Sada Cruzeiro
10/set – Sada Cruzeiro 3 x 0 Unincor/Três Corações
12/set – sáb – 17h – Minas Tênis Clube 3 x 2 UFJF (em Ponte Nova)
12/set – sáb – 19h – Unincor/Três Corações 0 x 3 Montes Claros Vôlei
13/set – dom – 10h – UFJF 1 x 3 Minas Tênis Clube (em Ponte Nova)
Próximos jogos
17/set – qui – 20h – Minas Tênis Clube x Montes Claros Vôlei (em Montes Claros)
18/set – sex – 20h – UFJF x Sada Cruzeiro
19/set – sáb – 11h – Montes Claros Vôlei x Minas Tênis Clube
20/set – dom – 11h – UFJF x Unincor/Três Corações
23/set – qua – 20h – UFJF x Montes Claros Vôlei
25/set – sex – 20h – Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei (em Sete Lagoas)
26/set – sáb – 19h – Sada Cruzeiro x UFJF (em Sete Lagoas)
26/set – sáb – 19h – Unincor/Três Corações x Minas Tênis Clube
30/set – qua – 19h – Minas Tênis Clube x Sada Cruzeiro
03/out – sáb – 18h – Montes Claros Vôlei x Sada Cruzeiro
13/out – ter – 20h – Sada Cruzeiro x Minas Tênis Clube
Regulamento
Após jogos entre si com turno e returno, os quatro melhores colocados avançam para as semifinais do Mineiro. Neste primeiro mata-mata é realizado cruzamento olímpico (1º x 4º e 2ºx 3º) e os vencedores, após confronto único, avançam para a decisão do torneio.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br