Como os clubes queriam: Módulo 2 começa em julho!

  Não é usual nos campeonatos Brasil afora, mas a posição dos clubes e o bom senso prevaleceram no arbitral do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

  Fechados em torno de uma data de início no segundo semestre de 2021, os 12 participantes da Segunda Divisão do Estadual participaram do conselho técnico da competição na tarde desta terça, dia 9. E conseguiram o que queriam: o torneio começará no dia 3 de julho.

Esperança

  A principal esperança dos clubes é que, até lá, a maioria da população esteja vacinada contra o novo coronavírus, incluindo os atletas. Com isso, os times economizariam sem ter que arcar com custos de protocolos mais rígidos e testes de covid-19, além de ter a possibilidade de arrecadar com público nos estádios.

  Participaram da reunião, realizara de forma remota, representantes de Tupynambás, Tupi, Betiml, Serranense, Democrata-SL, Democrata-GV, Guarani, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Aymorés, União Luziense e Villa Nova. 

Construção 

Troféu do Módulo 2 estará em disputa

   Por conta da dificuldade em levantar recursos e a pandemia da covid-19, os times do Módulo 2 discutiram entre si durante os últimos dias. Prevaleceu a data de início proposta pelo Tupynambás e apresentada à Federação Mineira de Futebol: dia 4 de julho.

  A entidade máxima do futebol em Minas Gerais havia divulgado calendário oficial prevendo o começo do Módulo 2 para abril. Mas, recuou de sua posição e acatou o pedido dos clubes, apenas adiantando em um dia o pontapé inicial do torneio, que será no dia 3 de julho.

Sem estresse

Dias destacou aprovação da data proposta pelo Baeta

  Surpreendentemente, segundo informações de bastidores, a reunião transcorreu em clima de tranquilidade. Com a Federação sem insistir em fazer valer sua previsão de calendário, divulgada ainda em 2020.

  Autor da proposta de data aprovada pela FMF para o início do Módulo 2, o vice-presidente do Baeta, Claudio Dias, comemorou. “Prevaleceu a proposta feita pelo Baeta!”

  De acordo com o presidente do Tupi, José Luís Mauler Júnior, o Juninho, prevaleceu o bom senso. “A Federação foi bem flexível. Entendeu a posição dos clubes. Compreendeu que os times estão descapitalizados, com dificuldade de definição de elenco, aceitando com tranquilidade.”

Demais definições

Juninho celebrou flexibilidade e compreensão da FMF

  Houve uma discussão sobre a diminuição da idade limite para a maioria dos atletas, de 24 para 23 anos, mas a mudança não foi aprovada. Os times poderão inscrever, no máximo, 30 atletas, sendo que apenas sete dos que constarem nas súmulas das partidas podem ser nascidos antes de 1997.

  Depois de ser iniciada a primeira fase, no dia 3 de julho, esta vai até o dia 28 de agosto. Há apenas duas rodadas previstas para o meio de semana, nos dias 21 de julho e 11 de agosto. O quadrangular final terá início no dia 4 de setembro, uma rodada na quarta-feira, dia 15 de setembro, e o fim do Módulo 2 2021 está previsto para o dia 2 de outubro.

Fórmula

  A fórmula de disputa do Módulo 2 permanece a mesma de 2020. Os 12 clubes participantes se enfrentam em turno único. Ao final da primeira fase, os dois últimos são rebaixados para a Segunda Divisão do Mineiro, a popular Terceirinha.

  Os quatro primeiros da etapa inicial se enfrentam em turno e returno no quadrangular decisivo. Após as seis rodadas, o campeão e o vice sobem para a elite do futebol de Minas Gerais em 2022.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação/FMF; divulgação/UFJF; e Toque de Bola

Deixe seu comentário