Quer saber como estão o futebol pelo Brasil e no planeta? O Toque te conta!
Em alguns cantos, a bola não parou de rolar. Mas, mesmo entre os “teimosos”, a semana trouxe uma baixa: o Tadjiquistão interrompeu sua competição nacional na quarta rodada. O país asiático, que faz fronteira com a China, é um daqueles que não divulga números oficiais sobre a pandemia do novo coronavírus oficialmente. Mas o aumento no número de infectados e mortos é dado pelas agências de notícias internacionais como a causa da paralisação, inicialmente até o dia 10 de maio.
Belarus e Nicarágua continuam ignorando as recomendações da Organização Mundial de Saúde, e têm seus campeonatos em marcha. Já o Turcomenistão, sob suspeita, se declarou livre da covid-19 há dez dias e retomou seu torneio nacional. Ao mesmo tempo, Taiwan iniciou sua Superliga com portões fechados e aferição de temperatura dos envolvidos nas partidas. Ao todo, são quatro países, portanto, com a bola rolando em todo o planeta.
Confira, abaixo, como estão os principais campeonatos no Brasil e no mundo:
BRASIL
Copa do Brasil
Parada desde: 15 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: terceira fase em diante
A CBF suspendeu todos os seus campeonatos há quase um mês e meio, entre eles a Copa do Brasil e o Brasileiro feminino. Já o Brasileirão, que começaria em meados de abril, não tem data para retornar. Existe a possibilidade de todo o calendário 2020 “invadir” o ano de 2021.
Copa do Nordeste
Parada desde: 17 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: última rodada da fase de grupos, quartas, semis e final
A principal competição regional do país seguiu as normas da CBF e ainda não anunciou planos de voltar antes que o número de casos de coronavírus diminua.
Campeonato Mineiro
Parado desde: 15 de março
Suspenso até: indeterminado
O que falta: 2 rodadas da primeira fase, semi e final
A Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou a suspensão após nove rodadas completas. Como nos demais estaduais, ainda não se fala em uma data certa para os jogos retornarem, ainda que com portões fechados.
Campeonato Carioca
Parado desde: 16 de março
Suspenso até: indeterminado
O que falta: 2 rodadas, semi e final da Taça Rio, além da decisão do título
Sem jogos desde a terceira rodada da Taça Rio, o estadual do Rio de Janeiro ficaria parado inicialmente por 15 dias, mas o prazo foi estendido a ponto de hoje não existir uma data para retorno. Assim como em São Paulo, a Federação não admite encerrar o campeonato e nem decidí-lo longe dos gramados.
Campeonato Paulista
Parado desde: 16 de março
Suspenso até: indeterminado
O que falta: 2 rodadas da primeira fase, quartas, semi e final
O dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta foi o último jogo do estadual. Desde aquela segunda-feira, a Federação Paulista mantém contato com os clubes, evita falar em data para retorno, uma vez que a quarentena segue, mas garante: competição vai voltar.
Campeonato Gaúcho
Parado desde: 16 de março
Suspenso até: indeterminado
O que falta: 3 rodadas, semi e final do segundo turno, mais a decisão do título
O estadual do Rio Grande do Sul foi interrompido na quarta rodada do segundo turno. Os clubes se reúnem constantemente por videoconferência com a Federação e ainda não chegaram a um consenso sobre retorno.
AMÉRICA
Copa Libertadores
Parada desde: 12 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: 4 rodadas da fase de grupos, oitavas, quartas, semis e final
Inicialmente a Conmebol adiou apenas a terceira rodada, mas depois seguiu a ordem mundial e interrompeu a disputa por completo. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, disse que espera a volta dos campeonatos locais para depois reiniciar a Libertadores.
MLS
Parada desde: 12 de março
Suspensa até: 10 de maio
O que falta: toda a temporada (só a primeira rodada aconteceu)
Os Estados Unidos se tornaram epicentro da pandemia, ultrapassando China, Espanha e Itália em número de casos (quase um milhão de pessoas). Por isso, a liga de futebol local segue paralisada, por enquanto até 10 de maio, mas com chance de revisão da data.
Argentina
Parada desde: 17 de março
Suspensa até: temporada cancelada
Com o campeonato local já definido (título ficou com o Boca Juniors), a AFA anunciou o fim das competições que ainda restavam, que eram a Copa da Superliga e a Copa da Argentina. Nos dois casos, os torneios estavam em fases preliminares e nem todos os times haviam jogado.
EUROPA
Champions League
Parada desde: 13 de março
Suspensa até: 30 de junho
O que falta: 4 jogos das oitavas, além de quartas, semis e final
Interrompida no meio da definição das quartas de final, a Liga dos Campeões não tem data para voltar. No entanto, a Uefa tem um plano, que é finalizar a competição entre 7 e 29 de agosto, com jogos a cada 47 ou 72 horas e final única em Istambul. Proposta ainda não foi formalizada e nem aceita.
Liga Europa
Parada desde: 13 de março
Suspensa até: 30 de junho
O que falta: oitavas, quartas, semis e final
Também paralisada na fase oitavas de final, o segundo torneio mais importante da Europa tem o mesmo planejamento por parte da Uefa: definir o campeão em um “super agosto”, entre os dias 2 e 27, quando seria a final em jogo único, na Polônia.
Premier League
Parada desde: 13 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: 9 rodadas (e dois jogos atrasados)
A principal liga nacional do mundo anunciou a paralisação após casos como o do técnico do Arsenal, Mikel Arteta. Embora não confirme oficialmente, a organização da Premier League pretende retomar os jogos em 6 de junho, para encerrar a temporada que provavelmente terá o Liverpool como campeão.
LaLiga
Parada desde: 12 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: 11 rodadas
O plano para o Campeonato Espanhol é encerrar a temporada até 31 de julho, a não ser que autoridades vetem a ideia. Ainda não há uma definição sobre o retorno, mas alguns clubes, como o Real Madrid, pretendem voltar a treinar na primeira semana de maio.
Bundesliga
Parada desde: 13 de março
Suspensa até: 30 de abril
O que falta: 9 rodadas
O planejamento da Deutsche Fussball Liga (DFL) é retomar a primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão em 2 de maio, para tentar cumprir o calendário até 30 de junho. Os jogos serão com portões fechados e um limite de 98 pessoas na área do campo e 115 funcionários trabalhando no estádio.
Série A
Parada desde: 9 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: 12 rodadas
Um dos países mais afetados pela pandemia, a Itália foi uma das primeiras a interromper o esporte, incluindo o futebol. Não existe prazo para retorno, mas é quase certo que haverá um, já que os 20 clubes da primeira divisão votaram pela continuidade do certame assim que houver liberação.
Ligue 1
Parada desde: 10 de março
Suspensa até: temporada, inicialmente, cancelada
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, afirmou que os esportes coletivos seguirão proibidos no país e cravou não haverá possibilidade de conclusão das competições iniciadas no ano passado.
Campeonato Holandês
Parada desde: 12 de março
Suspensa até: temporada cancelada
Entre as ligas da Europa, a da Holanda foi a primeira a cancelar o que restava da temporada 2019/20. Isso aconteceu depois que o governo do país proibiu atividades esportivas até 1º de setembro. Portanto, não haverá campeão e nem rebaixamento. A classificação mais recente é que vai definir as vagas para Champions League e Liga Europa.
Campeonato Português
Parada desde: 13 de março
Suspensa até: indeterminado
O que falta: 10 rodadas
A ideia inicial das autoridades era retomar o campeonato no primeiro fim de semana de abril, o que não foi possível. Agora, não há uma determinação de quando a temporada recomeçará.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações da ESPN Brasil, sob a supervisão de Wallace Mattos
Fotos: Rise Up Sports/Tupynambás FC; Facebook AFA; divulgação/Ajax; e Jean Catuffe/Getty Images